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4 formas de deixar seu site bem posicionado no Google

Você sabia que o Google é o maior buscador da internet, com mais de 90% de participação no mercado mundial? Isso significa que, se você quer que o seu site seja encontrado pelos seus potenciais clientes, você precisa estar bem posicionado nos resultados de pesquisa do Google.

Mas como fazer isso? Como otimizar o seu site para que ele apareça nas primeiras páginas do Google e atraia mais visitantes e conversões?

Neste artigo, vamos mostrar 4 formas de deixar o seu site bem posicionado no Google, usando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, otimização para mecanismos de busca. São elas:

– Escolha as palavras-chave certas
– Produza conteúdo de qualidade
– Melhore a experiência do usuário
– Consiga links de outros sites

Vamos ver cada uma delas em detalhes.

Escolha as palavras-chave certas

As palavras-chave são os termos que os usuários digitam na caixa de pesquisa do Google para encontrar o que procuram. Por exemplo, se você tem um site sobre receitas veganas, algumas palavras-chave que os seus potenciais leitores podem usar são: “receitas veganas”, “como fazer bolo vegano”, “alimentos veganos”, etc.

Escolher as palavras-chave certas para o seu site é fundamental para que ele seja relevante para o seu público-alvo e para o Google. Para isso, você precisa fazer uma pesquisa de palavras-chave, ou seja, descobrir quais são os termos mais buscados e mais adequados para o seu nicho, o seu produto ou serviço e a sua persona.

Existem ferramentas gratuitas e pagas que podem te ajudar nessa tarefa, como o Google Keyword Planner, o Ubersuggest e o SEMrush. Essas ferramentas mostram dados como o volume de busca, a dificuldade e a concorrência de cada palavra-chave.

O ideal é escolher palavras-chave que tenham um bom volume de busca, mas que não sejam muito genéricas ou muito competitivas. Por exemplo, se você tem um site sobre receitas veganas, usar apenas a palavra-chave “vegano” pode ser muito amplo e difícil de ranquear, pois existem milhões de sites sobre esse assunto. Por outro lado, usar uma palavra-chave muito específica, como “como fazer bolo vegano de banana com chocolate sem glúten”, pode ter um volume de busca muito baixo e não atrair muitos visitantes.

Uma boa dica é usar palavras-chave de cauda longa (long tail keywords), que são termos mais específicos e segmentados, que costumam ter menos concorrência e mais chances de conversão. Por exemplo, “como fazer bolo vegano de chocolate” ou “receitas veganas fáceis e rápidas”.

Depois de escolher as suas palavras-chave, você precisa usá-las nos lugares certos do seu site, como no título, na URL, nos subtítulos, no conteúdo, nas imagens e nas meta tags. Mas cuidado para não exagerar na repetição das palavras-chave, pois isso pode ser considerado spam pelo Google e prejudicar o seu posicionamento.

Produza conteúdo de qualidade

De nada adianta escolher as melhores palavras-chave se o seu conteúdo não for bom. O conteúdo é um dos principais fatores que o Google leva em conta na hora de ranquear os sites. Por isso, você precisa produzir conteúdo de qualidade para o seu site, que seja original, relevante, informativo e interessante para os seus visitantes.

O conteúdo do seu site deve responder às dúvidas e às necessidades dos seus potenciais clientes, oferecendo soluções e informações úteis. Além disso, ele deve ser bem escrito, com uma linguagem clara e adequada ao seu público-alvo, sem erros gramaticais ou ortográficos.

O conteúdo do seu site também deve ser atualizado com frequência, pois o Google valoriza os sites que estão sempre trazendo novidades e conteúdos frescos. Uma boa forma de manter o seu site atualizado é ter um blog, onde você pode publicar artigos sobre o seu nicho, as suas dicas, as suas novidades, etc.

Outra dica é usar diferentes formatos de conteúdo, como textos, imagens, vídeos, áudios, infográficos, etc. Isso torna o seu site mais rico e atrativo para os visitantes e para o Google.

Melhore a experiência do usuário

A experiência do usuário (UX) é outro fator importante para o posicionamento do seu site no Google. A UX se refere à forma como os usuários interagem com o seu site, como eles se sentem, se eles encontram o que procuram, se eles ficam satisfeitos, etc.

Um site com uma boa UX é aquele que é fácil de navegar, rápido de carregar, seguro, responsivo, intuitivo e agradável. Um site com uma má UX é aquele que é confuso, lento, inseguro, desatualizado, difícil de usar e frustrante.

O Google consegue medir a UX do seu site através de alguns indicadores, como o tempo de permanência, a taxa de rejeição, o número de páginas visitadas, etc. Esses indicadores mostram se os usuários estão gostando ou não do seu site e se eles estão engajados ou não com o seu conteúdo.

Para melhorar a UX do seu site, você precisa se colocar no lugar dos seus visitantes e pensar em como você pode facilitar a vida deles. Algumas dicas são:

– Tenha um design limpo e atraente, que seja compatível com diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
– Tenha uma navegação simples e clara, com menus, categorias e botões bem definidos.
– Tenha um tempo de carregamento rápido, otimizando o tamanho e a qualidade das suas imagens e vídeos.
– Tenha um site seguro, usando um certificado SSL (Secure Socket Layer), que garante a criptografia dos dados trocados entre o seu site e os usuários.
– Tenha um site acessível, que possa ser usado por pessoas com diferentes necessidades e limitações, como deficientes visuais ou auditivos.
– Tenha um site interativo, que incentive os usuários a comentar, compartilhar, avaliar ou se inscrever no seu site.

Os links são como votos de confiança para o seu site. Quanto mais links você tiver de outros sites relevantes e autoritativos para o seu site, mais o Google vai considerar o seu site importante e bem posicionado.

Os links podem ser internos ou externos. Os links internos são aqueles que apontam para outras páginas dentro do seu próprio site. Eles ajudam a melhorar a navegação e a distribuição do conteúdo do seu site. Os links externos são aqueles que apontam para o seu site a partir de outros sites. Eles ajudam a aumentar a visibilidade e a reputação do seu site.

Para conseguir links internos, você precisa ter um bom planejamento de conteúdo e criar uma estrutura lógica e hierárquica para o seu site. Você pode usar palavras-chave relacionadas para criar links entre as suas páginas e artigos.

Para conseguir links externos, você precisa ter um bom relacionamento com outros sites do seu nicho e oferecer conteúdo de valor para eles. Você pode usar estratégias como guest posts (artigos escritos por você em outros blogs), parcerias (troca de links ou banners), infográficos (imagens com dados interessantes sobre o seu tema), etc.

Mas cuidado para não fazer spam ou comprar links, pois isso pode ser penalizado pelo Google e prejudicar o seu posicionamento.

Conclusão

Deixar o seu site bem posicionado no Google não é uma tarefa fácil nem rápida. É preciso ter paciência, dedicação e conhecimento das técnicas de SEO. Mas vale a pena investir nessa estratégia, pois ela pode trazer muitos benefícios para o seu negócio online.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor como deixar o seu site bem posicionado no Google e quais são as 4 formas principais de fazer isso. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com os seus amigos nas redes sociais e deixe um comentário abaixo com a sua opinião ou dúvida.

Obrigado pela leitura e até a próxima


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

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