Algoritmo mostra porquê corridas compartilhadas por apps poderiam reduzir drasticamente o trânsito

0
164

Um padrão computacional desenvolvido por pesquisadores do MIT mostra que unicamente 3 milénio veículos do Uber e Lyft, se compartilhados, poderiam substituir toda a frota de 14 milénio táxis de Novidade York. É uma invenção que destaca o potencial dos aplicativos de caronas compartilhadas para revolucionar o transporte em grandes cidades.

O estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostra que 3 milénio carros com capacidade para quatro passageiros poderiam atender 94% da demanda da cidade de Novidade York, enquanto 2 milénio veículos com capacidade para dez pessoas poderia atingir 95% da demanda – e com uma espera estimada de unicamente 2,7 minutos e um delonga na viagem de muro de 3,5 minutos. Para tornar essa eficiência uma veras, no entanto, a maioria dos passageiros precisariam usar a função de compartilhamento do veículo nos aplicativos, exigindo dividir o carruagem com outras pessoas e fazer algumas paradas ao longo do caminho.

Algoritmo mostra porquê corridas compartilhadas por apps poderiam reduzir drasticamente o trânsito

O poder das caronas compartilhadas

O estudo, liderado pela professora Daniela Rus do Laboratório de Ciência da Computação e Perceptibilidade Sintético (CSAIL, na em inglês) do MIT, demonstra o poder do compartilhamento de carros em conjunto com as caronas. A cidade de Novidade York possui muro de 14 milénio licenças de táxi, mas a pesquisa sugere que a infraestrutura de transporte da cidade poderia funcionar com a mesma eficiência com uma frota de um quarto desse tamanho.

Caronas compartilhadas, ame-as ou odeie-as, estão transformando a forma com que nos locomovemos – e não é só porque é barato. Esses serviços, porquê apontam os estudos, podem reduzir significativamente os impactos negativos do trânsito. Durante um único ano, congestionamentos causam muro de US$ 121 bilhões de perdas em receitas, 5,5 bilhões de horas gastas sentadas no trânsito e 2,9 bilhões de galões de combustível queimados à toa. O trânsito também contribui para maiores taxas de acidentes, poluição e emissão de gases do efeito estufa.

No lado negativo, plataformas de compartilhamento de caronas porquê o Uber ameaçam o padrão de táxi tradicional e revelam problemas legais, porquê a exploração de trabalho com diversos motoristas. Dada essa natureza desregulamentada e geralmente caótica, o compartilhamento de caronas representa a geração de outros problemas também.

Mas Rus acredita que o compartilhamento de carros em conjunto com as caronas podem ser uma força para o muito. “A solução de caronas compartilhadas irá reduzir o número de veículos necessários para atender as demandas de transporte de uma cidade, mas isso não significa que o ocupação dos motoristas irá desvanecer”, disse ela ao Gizmodo. “Outra forma de pensar nisso é que os empregos estão melhorando: motoristas serão capazes de lucrar a mesma quantidade de quantia trabalhando por menos tempo – enquanto os consumidores terão o mesmo nível de serviço, cidades terão menos carros nas ruas, e a experiência de ir e voltar do trabalho será melhor para todo mundo, além do ar permanecer mais limpo.”

Uma vez que funciona o algoritmo

Ao examinar dados de três milhões de corridas de táxi da cidade de Novidade York (excluindo viagens indo ou saindo de Manhattan), o algoritmo da CSAIL realocou carros simulados a partir de pedidos de caronas, em tempo real. Para aumentar a eficiência, o sistema mandava carros ociosos para áreas de subida demanda, tornando o sistema 20% mais rápido. Ao contrário de estudos anteriores, que se limitavam a rotas estáticas ou dois ou três passageiros por veículo, o novo padrão foi capaz de se ajustar a mudanças de condições durante o caminho, alternando rotas quando novos passageiros surgiam e selecionando veículos de diferentes tamanhos quando necessário.

Esse é o primeiro estudo a quantificar experimentalmente as compensações entre o tamanho da frota, capacidade, tempo de espera, delonga na viagem e custos operacionais para uma ampla variedade de veículos. A pesquisa também fala a reverência de veículos autônomos compartilhados.

“O recurso de poder realocar carros ociosos torna esse padrão particularmente vantajoso para veículos autônomos, já que eles podem ser realocados com mais facilidade do que motoristas humanos que precisam deliberar entre terminar o vez ou rodar qualquer outro lugar”, disse Rus. “Outrossim, ao usar o sistema se assume que o motorista irá seguir o caminho indicado pelo software. Alguns motoristas talvez não sigam essas sugestões, mas esperaríamos que um veículo autônomo respondesse dentro de um tampo hábil”.

Os pesquisadores dizem que o sistema pode ser utilizado por frotas existentes, cidades inteiras ou novos negócios. Não é necessário que todos participem e as pessoas podem continuar a pedir carros privados. Mesmo que unicamente uma fração das corridas sejam partilhadas, haverão menos carros nas ruas.

O sistema funciona ao gerar um gráfico de todos os pedidos e de todos os veículos. Um segundo gráfico logo é criado mostrando todas as combinações de viagens possíveis. O computador logo calculo o melhor carruagem para as viagens. Carros ociosos são “rebalanceados” e logo enviados para áreas com maior demanda. O sistema aprende com o tempo, ficando melhor a cada repetição.

Esse estudo é restringido à Manhattan, logo não fica simples porquê o sistema se comportaria em outros grandes centros urbanos. Os pesquisadores não consideraram o papel do transporte público, mas disseram que ficariam feliz em usar os dados em colaboração com as cidades para confirmar que os resultados se mantenham quando eles tiverem uma “imagem mais completa do cenário de transporte”.

É improvável que todos os usuários do Uber, Lyft ou qualquer app do gênero passem a escolher carros compartilhados para reduzir o tráfico e ajudar o meio envolvente. Mas se algoritmos porquê esse forem integrados aos aplicativos, e se os passageiros adotarem o sistema, o compartilhamento de veículos pode se tornar uma opção mais atrativa.

“De uma perspectiva ambiental, usar um serviço de caronas certamente é melhor do que ter o seu próprio carruagem”, disse Rus. “Mas se conseguirmos tornar socialmente mais plausível compartilhar as corridas, e se conseguirmos tornar a experiência boa, tornaria o transporte muito melhor.”

[Proceedings of the National Academy of Sciences]

Imagem do topo: ahundt/domínio público.

Algoritmo mostra porquê corridas compartilhadas por apps poderiam reduzir drasticamente o trânsito
Avalie esta notícia