AVC – Acidente Vascular Cerebral

AVC – Acidente Vascular Cerebral

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Os principais sinais do AVC são:
– perda súbita de força e formigamento no rosto, braço ou perna de um lado do corpo;
– dificuldade de falar; perda de visão repentina em um os nos dois olhos;
– dor de cabeça forte e sem causa aparente e vertigem ou dificuldade de caminhar.

Em geral, o tempo médio de recuperação gira em torno de seis meses a um ano. Podendo ter sequelas permanentes depois de um AVC.

O uso de anticoagulantes, como parte do tratamento da fibrilação atrial, reduz em aproximadamente 60% a incidência de AVC nos pacientes. Estima-se que a extensão ampliada a outros fatores de risco poderia ampliar para até 90% a proteção para o AVC. Isso inclui o tratamento correto e recorrente de arritmias, outras doenças cardíacas e do diabetes, além da redução do tabagismo, sedentarismo e estímulo de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física regular.

É importante estar alerta e aprender a reconhecer os sinais precoces do AVC. Se houver rapidez no atendimento inicial, é possível utilizar um medicamento para dissolver o coágulo que obstrui a artéria cerebral causadora dos sintomas. Desta forma, muitos pacientes têm uma boa recuperação neurológica com baixo índice de sequelas e boa qualidade de vida.

Neste vídeo:

– O que é AVC;
– O que provoca AVC;
– Como saber se uma pessoa está tendo um derrame;
– Tipos de AVC;
– o que fazer para evitar AVC;
– Sintomas de AVC
E muito mais.

Me acompanhe nos outros canais:

Site: http://willianrezende.com.br/
Facebook: http://facebook.com/neurologiahoje
LinkedIn: http://linkedin.com/in/willian-rezend…
E-mail: faleconosco@willianrezende.com.br

Inscreva-se no canal para saber tudo sobre neurologia, parkinson, insônia, dor miofacial, apneia do sono, alzheimer, esclerose múltipla, epilepsia, AVC, dor de cabeça e muito mais.

– Veja outros vídeos do canal:

#AVC
#AcidenteVascularCerebral
#Neurologia
#Neurologist