Diabetes: Beber muita Água Ajuda na Diabetes? Mais ou Menos água?

Água é vida! Mate sua cede e beber no mínimo 02 (dois) Litros de água, todos os dias! certo? Coisas que todos nós já ouvimos alguma vez na vida sobre os Benefícios da ingestão de água para o Corpo Humano. Porém, o que de fato muita gente não sabe é que além de uma Dieta Balanceada, a bebida também é parceira para quem possui Diabetes, podendo ajudar no nível de açúcar no sangue.

Diabetes: Beber muita Água Ajuda na Diabetes? Mais ou Menos água? Água é vida! Mate sua cede e beber no mínimo 02 (dois) Litros de água, todos os dias! certo? Coisas que todos nós já ouvimos alguma vez na vida sobre os Benefícios da ingestão de água para o Corpo Humano. Porém, o que de fato muita gente não sabe é que além de uma Dieta Balanceada, a bebida também é parceira para quem possui Diabetes, podendo ajudar no nível de açúcar no sangue.

Diabetes: Beber muita Água Ajuda na Diabetes? Mais ou Menos água?

Ainda baseando-se na ciencia, de acordo com um estudo o qual foi realizado lá no continente Europeu, para ser mais preciso na França. Recentemente e também publicado pela Diabetes Care, um grupo de voluntários com diabetes que bebeu mais de 01 (um) litro de água potável, obteve maior controle do nível de glicose no sangue. Já o grupo que bebeu menos de 01 (um) litro por dia, teve a necessidade de usar mais medidas preventivas e até corretivas do nível.

  • Mais de 01 (um) Litro de Água
    • maior controle do nível de glicose no sangue
  • Menos de 01 (um) litro por dia
    • necessidade de usar mais medidas preventivas e até corretivas do nível

Para a realização da pesquisam, foi utilizado como participantes cerca de 3600 pessoas durante 09 (nove) anos, observando idade, sexo, peso, atividade física e consumo de cerveja, bebidas açucaradas e vinho. Mesmo aqueles que beberam água sobre bebidas com adição de açúcar como refrigerante e sucos, mostraram benefícios no controle da diabetes.

O resultado do estudo aponta para a relação entre a água e os níveis de um hormônio antidiurético chamado vasopressina. Responsável pela retenção de água nos rins, ele informa ao cérebro a quantidade de açúcar no sangue. Caso a ingestão da água seja baixa e muita vasopressina em diabéticos, os rins acabam por não produzirem urina, mantendo assim, a alta quantidade de glicose no sangue.

Além do benefício que pode gerar a ingestão da água, a falta dela também pode trazer riscos para quem tem diabetes. Isso porque devido a micção exacerbada devido aos altos níveis de glicose, esse grupo é mais propenso a ter desidratação.

Diabetes: Beber muita Água Ajuda na Diabetes? Mais ou Menos água?

Água com Quiabo ajuda na Diabetes?

Um mito de que a água com quiabo cura a diabetes se espalhou pela rede após um programa de televisão exibir um estudo sobre um tratamento alternativo de diabetes. Ele consiste na diminuição dos níveis glicêmicos com apenas uma mistura de quiabo com água.

Entretanto, a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) emitiu um comunicado sobre o grande potencial maléfico de formas “alternativas” de tratamento sem qualquer base científica, ressaltando que ainda não há uma substituição dos métodos convencionais comprovados.

Quantidade ideal de consumo de água na diabetes

A medida ideal de consumo de água varia de cada pessoa, de acordo com o Sexo, hábitos alimentares, atividades físicas e idade. É preciso entender que nosso corpo corresponde de 50% a 75% de água, portanto, é de se imaginar que a quantidade de ingestão necessária é grande. De acordo com o médico do site The Cure Water, Dr. F. Batmanghelidj, MD, o ser humano perde cerca de 03-04 litros de líquido por Dia, por meio do Suor, Urina e Fezes, ou seja, é preciso que a mesma quantidade seja substituída por meio da ingestão de água.

Perdemos água por

  • Suor
  • Fezes e
  • Urina

Fica claro, portanto, que a água é grande aliada para quem tem diabetes, aliás para todos nós, afinal, nosso corpo é cerca de 70% formado por água.

Passos Simples para Prevenir o Diabetes

Manter o peso sob controle, ser ativo e comer uma dieta saudável pode ajudar a prevenir a maioria dos casos de diabetes tipo 2.

Se o diabetes tipo 2 fosse uma doença infecciosa, passada de uma pessoa para outra, as autoridades de saúde pública diriam que estamos no meio de uma epidemia. Esta doença difícil está atingindo um número crescente de adultos, e com as taxas crescentes de obesidade infantil, tornou-se mais comum na juventude, especialmente entre certos grupos étnicos (saiba mais sobre diabetes, incluindo os outros tipos e fatoresde risco ).

A boa notícia é que o pré-diabetes e o diabetes tipo 2 são em grande parte evitáveis. Cerca de 9 em cada 10 casos nos EUA podem ser evitados fazendo mudanças no estilo de vida. Essas mesmas mudanças também podem diminuir as chances de desenvolver doenças cardíacas e alguns cânceres. A chave para a prevenção pode ser resumida em cinco palavras: Mantenha-se magro e mantenha-se ativo.

E se eu já tiver diabetes?

Já tenho Diabetes? As diretrizes para prevenir ou reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 também são apropriadas se você tiver um diagnóstico de diabetes. Alcançar um peso saudável, comer uma dieta balanceada controlada por carboidratos e fazer exercícios regulares ajudam a melhorar o controle da glicemia. Se você está tomando medicação de insulina, você pode precisar de mais ou menos carboidratos em uma refeição ou lanche para garantir uma faixa de glicose no sangue saudável. Também pode haver necessidades alimentares especiais para o exercício, como trazer um lanche para que sua glicemia não caia muito baixo. Para orientação específica sobre cenários como esses, consulte sua equipe de cuidados com diabetes que são os melhores recursos para gerenciar seu tipo de diabetes.

Passos simples para reduzir seu risco

  • Controle seu Peso
    • O excesso de peso é a causa mais importante do diabetes tipo 2. Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2 sete vezes. Ser obeso faz com que você tenha 20 a 40 vezes mais chances de desenvolver diabetes do que alguém com um peso saudável.

Perder peso pode ajudar se seu peso estiver acima da faixa de peso saudável. Perder 7-10% do seu peso atual pode reduzir suas chances de desenvolver diabetes tipo 2 pela metade.

  • Mova-se — e Desligue a Televisão
    • A inatividade promove diabetes tipo 2.  Trabalhar seus músculos com mais frequência e fazê-los trabalhar mais melhora sua capacidade de usar insulina e absorver glicose. Isso coloca menos estresse em suas células de fabricação de insulina. Então troque um pouco do seu tempo de sentar por tempo de ajuste.

Longos ataques de exercícios quentes e suados não são necessários para colher esse benefício. Os achados do Estudo de Saúde dos Enfermeiros e do Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde sugerem que caminhar rapidamente por meia hora todos os dias reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 30%.  Mais recentemente, o The Black Women’s Health Study relatou benefícios semelhantes de prevenção do diabetes para uma caminhada rápida de mais de 5 horas por semana. Essa quantidade de exercício também tem uma variedade de outros benefícios. E ainda maiores vantagens cardiovasculares e outras podem ser alcançadas por exercícios mais, e mais intensos.

Diabetes: Beber muita Água Ajuda na Diabetes? Mais ou Menos água?

Assistir televisão parece ser uma forma especialmente prejudicial de inatividade: A cada duas horas que você passa assistindo TV em vez de perseguir algo mais ativo aumenta as chances de desenvolver diabetes em 20%; também aumenta o risco de doenças cardíacas (15%) e morte precoce (13%).  Quanto mais pessoas de televisão assistem, maior a probabilidade de estarem acima do peso ou obesas, e isso parece explicar parte do link de visualização de TV e diabetes. Os padrões de dieta não saudáveis associados à tv também podem explicar um pouco dessa relação.

Sintonize sua Dieta

Quatro mudanças na dieta podem ter um grande impacto no risco de diabetes tipo 2.

1. Escolha grãos integrais e produtos integrais em vez de grãos refinados e outros carboidratos altamente processados.

Há evidências convincentes de que dietas ricas em grãos integrais protegem contra diabetes, enquanto dietas ricas em carboidratos refinados levam ao aumento do risco . Nos Estudos de Saúde das Enfermeiras I e II, por exemplo, os pesquisadores analisaram o consumo total de grãos de mais de 160 mil mulheres cujos hábitos de saúde e alimentação foram acompanhados por até 18 anos. Mulheres que tinham em média 2-3 porções de grãos integrais por dia eram 30% menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2 do que aquelas que raramente comiam grãos integrais.  Quando os pesquisadores combinaram esses resultados com os de vários outros grandes estudos, eles descobriram que comer duas porções extras de grãos integrais por dia diminuiu o risco de diabetes tipo 2 em 21%.

Grãos integrais não contêm um nutriente mágico que combate o diabetes e melhora a saúde. É o pacote inteiro — elementos intactos e trabalhando juntos — isso é importante. O farelo e a fibra em grãos integrais tornam mais difícil para as enzimas digestivas quebrar os amidos em glicose. Isso leva a aumentos mais baixos e lentos de açúcar no sangue e insulina, e um menor índice glicêmico. Como resultado, eles enfatizam menos as máquinas de fabricação de insulina do corpo, e assim podem ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. [9] Os grãos integrais também são ricos em vitaminas essenciais, minerais e fitoquímicos que podem ajudar a reduzir o risco de diabetes.

Em contraste, pão branco, arroz branco, purê de batatas, rosquinhas, rosquinhas e muitos cereais de café da manhã têm o que é chamado de alto índice glicêmico e carga glicêmica. Isso significa que eles causam picos sustentados de açúcar no sangue e níveis de insulina, o que, por sua vez, pode levar ao aumento do risco de diabetes.  Na China, por exemplo, onde o arroz branco é um grampo, o Estudo de Saúde da Mulher de Xangai descobriu que mulheres cujas dietas tinham o maior índice glicêmico tinham um risco 21% maior de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação com mulheres cujas dietas tinham o menor índice glicêmico.  Achados semelhantes foram relatados no Estudo de Saúde da Mulher Negra.

Descobertas mais recentes dos Estudos de Saúde das Enfermeiras I e II e do Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde sugerem que a troca de grãos integrais por arroz branco pode ajudar a diminuir o risco de diabetes: Pesquisadores descobriram que mulheres e homens que comeram mais arroz branco — cinco ou mais porções por semana — tinham um risco 17% maior de diabetes do que aqueles que comeram arroz branco menos de uma vez por mês. As pessoas que comeram mais arroz integral — duas ou mais porções por semana — tinham um risco 11% menor de diabetes do que aquelas que raramente comem arroz integral. Pesquisadores estimam que a troca de grãos integrais no lugar de até mesmo algum arroz branco poderia reduzir o risco de diabetes em 36%.

Pule as Bebidas Açucaradas e Escolha Água, Café ou Chá.

Como grãos refinados, bebidas açucaradas têm uma alta carga glicêmica, e beber mais desse material açucarado está associado ao aumento do risco de diabetes. No Estudo de Saúde das Enfermeiras II, as mulheres que bebiam uma ou mais bebidas adoçadas com açúcar por dia tinham um risco 83% maior de diabetes tipo 2, em comparação com mulheres que bebiam menos de uma bebida adoçada com açúcar por mês.
Combinando os resultados do Estudo de Saúde das Enfermeiras com os de outros sete estudos, encontrou ligação semelhante entre o consumo de bebidas açucaradas e o diabetes tipo 2. Para cada porção adicional de 12 onças de bebida açucarada que as pessoas bebiam todos os dias, o risco de diabetes tipo 2 aumentava 25%.  Estudos também sugerem que bebidas de frutas, bebidas em pó, bebidas de frutas fortificadas ou sucos, não são a escolha saudável que os anúncios alimentares muitas vezes os retratam. Mulheres no estudo Saúde da Mulher Negra que bebiam duas ou mais porções de bebidas de frutas por dia tinham um risco 31% maior de diabetes tipo 2, em comparação com mulheres que bebiam menos de uma porção por mês.

Como bebidas açucaradas levam a esse risco aumentado? O ganho de peso pode explicar o link. Tanto no Estudo de Saúde das Enfermeiras II quanto no Estudo de Saúde da Mulher Negra, as mulheres que beberam mais bebidas açucaradas ganharam mais peso do que as mulheres que reduziram as bebidas açucaradas.  Vários estudos mostram que crianças e adultos que bebem refrigerante ou outras bebidas adoçadas com açúcar são mais propensos a ganhar peso do que aqueles que não bebem.  e que a mudança destes para água ou bebidas não adoçadas pode reduzir o peso.  Mesmo assim, o ganho de peso causado por bebidas açucaradas pode não explicar completamente o aumento do risco de diabetes. Há evidências crescentes de que bebidas açucaradas contribuem para inflamação crônica, triglicérides elevados, diminuição do colesterol “bom” (HDL) e aumento da resistência à insulina, todos os quais são fatores de risco para o diabetes.

O que beber no lugar do material açucarado? Água é uma excelente escolha. Café e chá também são bons substitutos sem calorias para bebidas açucaradas (desde que você não carregá-los com açúcar e creme). E há evidências convincentes de que o café pode ajudar a proteger contra diabetes;  pesquisas emergentes sugerem que o chá pode conter benefícios de prevenção do diabetes também, mas mais pesquisas são necessárias.

Tem havido alguma controvérsia sobre se bebidas adoçadas artificialmente são benéficas para o controle de peso e, por extensão, prevenção do diabetes.  Alguns estudos descobriram que pessoas que bebem regularmente bebidas dietéticas têm um risco maior de diabetes do que pessoas que raramente bebem tais bebidas,  mas poderia haver outra explicação para esses achados. Muitas vezes as pessoas começam a beber bebidas dietéticas porque têm um problema de peso ou um histórico familiar de diabetes; estudos que não explicam adequadamente esses outros fatores podem fazer com que pareça errado como se o refrigerante diet tivesse levado ao aumento do risco de diabetes. Uma análise de longo prazo sobre dados de 40.000 homens no Estudo de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde constatou que beber uma dose de refrigerante diet por dia não parecia aumentar o risco de diabetes.  Assim, com moderação as bebidas diet podem ser uma alternativa de bebida açucarada para adultos.

Não Fume

Adicione diabetes tipo 2 à longa lista de problemas de saúde ligados ao tabagismo. Fumantes têm cerca de 50% mais chances de desenvolver diabetes do que os não fumantes, e fumantes pesados têm um risco ainda maior.

Consumo de álcool Leve a Moderado

As evidências associaram consistentemente o consumo moderado de álcool com o risco reduzido de doenças cardíacas. O mesmo pode ser verdade para diabetes tipo 2. Quantidades moderadas de álcool — até uma bebida por dia para as mulheres, até duas bebidas por dia para os homens — aumenta a eficiência da insulina na obtenção de glicose dentro das células. E alguns estudos indicam que o consumo moderado de álcool diminui o risco de diabetes tipo 2. , mas o consumo excessivo de álcool realmente aumenta o risco. Se você já bebe álcool, a chave é manter seu consumo na faixa moderada, pois maiores quantidades de álcool podem aumentar o risco de diabetes.  Se você não bebe álcool, não há necessidade de começar — você pode obter os mesmos benefícios perdendo peso, se exercitando mais e mudando seus padrões alimentares.

Além do Comportamento Individual

O diabetes tipo 2 é em grande parte evitável dando vários passos simples: manter o peso sob controle, exercitar-se mais, comer uma dieta saudável e não fumar. No entanto, é claro que o fardo da mudança de comportamento não pode recair inteiramente sobre os indivíduos. Famílias, escolas, canteiros de obras, prestadores de cuidados de saúde, comunidades, mídia, indústria alimentícia e governo devem trabalhar juntos para fazer escolhas saudáveis e fáceis. Para obter links para diretrizes baseadas em evidências, relatórios de pesquisa e outros recursos para ação, visite nosso kit de ferramentas de prevenção do diabetes.

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