Falar enquanto Dorme, Conversação sobre o Sono, É ruim? é Normal?

Falar enquanto Dorme, Conversação sobre o Sono, É ruim? é Normal? Dormir falando, formalmente conhecido como sonilóquio, é um distúrbio do sono definido como falar durante o sono sem estar ciente disso. A conversação do sono pode envolver diálogos ou monólogos complicados, algaraviar ou murmurar completamente. A boa notícia é que, para a maioria das pessoas, é uma ocorrência rara e de curta duração.

Falar enquanto Dorme, Conversação sobre o Sono

Distúrbios do Sono: É comum que as pessoas experimentem pelo menos um episódio de sono falando durante a vida, tornando-o um dos comportamentos anormais mais comuns que podem ocorrer durante o sono. As pesquisas têm ajudado a esclarecer os sintomas e as conseqüências da conversa sobre o sono, mas há muito que permanece desconhecido sobre as causas e o tratamento desta condição.

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O que é falar sobre o sono?

Conversar sobre o sono é um tipo de parasônia. As parassônias são comportamentos anormais durante o sono. Ao contrário da maioria das parasônias que ocorrem apenas durante partes específicas do ciclo do sono, a conversação do sono pode ocorrer durante o movimento rápido dos olhos (Sono REM) ou durante o sono não-REM.

A fala do sono é considerada distinta de outras vocalizações que podem ocorrer durante o sono, como a catatrenia, um distúrbio respiratório que causa gemidos audíveis, ou distúrbio do comportamento do sono REM (RBD), que envolve uma pessoa agindo fisicamente em seus sonhos.

Quais são os sintomas da fala do sono?

O sintoma central da fala do sono é a expressão audível que ocorre durante o sono sem que a pessoa se dê conta de que isso acontece. Pode ser uma algaraviada ou assemelhar-se a uma fala normal.

Um estudo linguístico do sonilóquio descobriu que cerca da metade das conversas de sono registradas eram incompreensíveis. Nestes casos, a conversa do sono era normalmente murmurante, fala silenciosa (movendo os lábios com ruído limitado), ou era abafada por travesseiros ou cobertores.

A outra metade da conversa do sono que era compreensível tinha uma série de paralelos com conversas típicas. Por exemplo, geralmente seguia padrões gramaticais típicos e incluía pausas como se estivesse falando com outra pessoa.

Muitas das afirmações registradas eram negativas, exclamativas, ou profanas, indicando que a conversa do sono pode refletir o diálogo provocado pelo conflito que ocorre no cérebro durante o sono. Conversas sobre o sono que são ofensivas, sexualmente explícitas ou revelam segredos podem causar embaraço ou vergonha; no entanto, as pessoas muito raramente estão cientes de que estão falando durante o sono e normalmente não se lembram dos episódios quando acordam.

Episódios de conversa do sono tendem a ser curtos, e raramente envolvem conversas longas ou prolongadas. O episódio total pode envolver apenas um punhado de palavras ou algumas frases.

A pesquisa é mista sobre a fonte do conteúdo durante os episódios de conversas de sono. A fala pode não ter nenhuma conexão clara com a vida de uma pessoa, eventos recentes ou conversas anteriores. Algumas evidências indicam que às vezes pode estar relacionado a sonhos , mas nem todas as conversas de sono parecem estar intimamente ligadas à atividade dos sonhos.

Quão comum é Falar enquanto Dorme?

Estudos descobriram que até 66% das pessoas já experimentaram episódios de conversa do sono, o que o torna uma das parasônias mais comuns. Dito isto, não ocorre com freqüência, com apenas 17% das pessoas relatando episódios de sonambulismo nos últimos três meses. Mesmo os falantes regulares do sono podem ter que ser gravados por quatro noites ou mais para documentar um episódio.

A conversa sobre o sono é encontrada mais freqüentemente em crianças e acredita-se que afeta menos adultos. Ela ocorre igualmente em mulheres e homens.

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Como um indivíduo raramente está ciente dos episódios, os dados sobre a prevalência da conversa sobre o sono podem não ser exatos. Relatos de conversas de sono geralmente vêm de um membro da família ou parceiro de cama.

A conversa sobre o sono é perigosa?

Na maioria dos casos, a conversa sobre o sono é inofensiva. Normalmente não tem um efeito importante no sono da pessoa, e normalmente não ocorre com freqüência suficiente para causar quaisquer problemas sérios.

Entretanto, há algumas situações em que a conversa sobre o sono pode causar problemas:

  • Se o sono falar incomoda um companheiro de cama ou colega de quarto, pode interromper o sono e contribuir para problemas como insônia ou sonolência excessiva durante o dia.
  • Se o conteúdo da conversa de sono for embaraçoso, pode criar constrangimento ou estresse entre a pessoa que fala durante o sono e seu companheiro de cama.
  • Se a conversa do sono ocorre ao lado de outras parasônias, como distúrbios do pesadelo ou sonambulismo, pode estar ligada a maiores dificuldades de sono que podem causar sono fragmentado ou insuficiente.

O que causa as conversas sobre o sono? Falar enquanto Dorme, Conversação sobre o Sono, É ruim? é Normal?

Falar enquanto Dorme, Conversação sobre o Sono, É ruim? é Normal? Os especialistas não sabem exatamente por que as pessoas falam durante o sono. Há evidências de que pode ter um componente genético com alguns estudos descobrindo que a conversa do sono pode funcionar em famílias.

Em estudos com gêmeos, descobriu-se que a conversação do sono ocorre mais freqüentemente com sonambulismo, ranger os dentes e pesadelos tanto em crianças quanto em adultos, e todos estes podem compartilhar alguma relação genética. Mais pesquisas são necessárias para entender melhor estas conexões potenciais.

O que faz a pessoa falar dormindo?
Isso quer dizer que a boca, a garganta e as cordas vocais (que permaneciam inativas) “se ativam” e trabalham por alguns segundos. É então quando aquelas palavras que estamos pronunciando no sono são ditas “em voz alta”. Já quando falamos na etapa NO-REM, isso se deve aos sonhos transitórios

Porque falo durante o sono?
Em casos raros, falar enquanto dorme pode ser sintoma de problemas de saúde mais sérios, como apneia obstrutiva do sono, bruxismo ou terror noturno. No entanto, ele está mais frequentemente associado a um intenso cansaço físico ou mental, ou mesmo a questões genéticas.

O que fazer para parar de falar enquanto dorme?
Fala enquanto dorme? Saiba como diminuir os efeitos do sono

  • Cuide da saúde mental. Buscar formas de diminuir o estresse e a ansiedade vão ajudar a melhorar a qualidade do sono e evitar o falatório durante a noite. …
  • Cuide da alimentação. Evitar os excessos é uma dica valiosa e isso se aplica na hora das refeições. …
  • Cuide do ambiente de repouso.

É normal gritar enquanto dorme?
O terror noturno ou pânico noturno (pavor nocturnus) é um distúrbio do sono, caracterizado por gritos durante o sono acompanhado do semblante de terror como se a pessoa estivesse vendo algo terrorífico durante o sono.

A conversa do sono parece ocorrer com mais freqüência em pessoas com condições de saúde mental6. Em particular, acredita-se que ocorra com mais freqüência em pessoas com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). No entanto, em geral, pensa-se que a maioria dos casos de conversa sobre o sono não está ligada a doenças mentais.

Como você pode parar de falar sobre o sono?

Como a causa da conversa sobre o sono não é totalmente compreendida, há um conhecimento limitado sobre métodos comprovados para parar de falar sobre o sono. Na maioria das situações, o tratamento para falar sobre o sono é desnecessário devido à sua freqüência limitada e conseqüências negativas mínimas.

Para as pessoas que querem tentar limitar ou eliminar os episódios de conversa sobre o sono, o foco na higiene do sono pode ser um ponto de partida útil. A maioria das parasônias é considerada como um estado anormal que mistura vigília e sono, e este estado pode ser mais provável de surgir quando os padrões normais de sono são perturbados. Por essa razão, passos que promovem um sono consistente e estável podem ajudar a afastar as parasônias, inclusive a conversa sobre o sono.

A higiene do sono inclui o ambiente de sono de uma pessoa e seus hábitos que podem afetar o sono. A melhoria da higiene do sono pode eliminar causas potenciais de interrupções do sono e criar rotinas que são propícias a um sono de maior qualidade.

Melhorar a Higiene do Sono

Embora as dicas de sono saudável possam ser adaptadas para se adequar à situação de um indivíduo, algumas das principais maneiras de melhorar a higiene do sono incluem:

  • Manter um horário de sono consistente todos os dias, inclusive nos fins de semana.
  • Evitar a cafeína ou outros estimulantes no final da tarde e à noite.
  • Dar a si mesmo tempo para relaxar e relaxar, inclusive diminuindo a intensidade das luzes e colocando dispositivos eletrônicos de lado por pelo menos meia hora antes de dormir.
  • Obter exposição regular à luz do dia e encontrar tempo para atividades físicas durante o dia.
  • Criar um espaço de sono sem distrações que tenha limitado a poluição luminosa ou sonora.
  • Montar uma superfície de sono aconchegante com um colchão, travesseiros e roupa de cama de qualidade que o ajudem a se sentir confortável e apoiado.
  • As pessoas que se preocupam com o sono contínuo, sofrem de outros problemas de sono e/ou têm sonolência excessiva durante o dia devem conversar com seu médico que pode ajudar a chegar ao fundo dessas questões e recomendar o tratamento mais adequado.

Como os parceiros de cama dos falantes do sono podem dormir melhor?

Falar enquanto Dorme, Muitas vezes são os companheiros de cama ou colegas de quarto das pessoas que falam durante o sono que suportam as conseqüências negativas do sonolência. Eles podem se ver despertados inesperadamente durante a noite ao dormir falando ou serem incomodados ou ofendidos por seu conteúdo.

Se a conversa do sono está criando esses problemas regularmente, um foco na higiene do sono pode ajudar seu parceiro de cama a diminuir a freqüência dos episódios de conversa do sono. Além disso, outras medidas podem ajudar a reduzir os distúrbios causados pela conversa de sono de um parceiro de cama:

  • Usar protetores auriculares ou fones de ouvido para bloquear a conversação do sono.
  • Usar uma máquina com ruído branco ou um ventilador para criar um ruído de fundo suave e estável que afoga a maioria das conversas de sono.
  • Se necessário, dormir em quartos diferentes pode impedir que o ruído do sono falado cause interrupções durante a noite.
  • Se houver qualquer outro distúrbio do sono ou sonolência diurna excessiva junto com a conversa de sono, a apnéia do sono deve ser considerada. A consulta com um médico do sono pode ajudá-lo a avaliar isto.
Mais Informações sobre as Conversas dormindo na Internet
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    doi:10.1097/00041444-200106000-00002
  • Hublin C, Kaprio J, Partinen M, Koskenvuo M. Sleeptalking in twins: epidemiology and psychiatric comorbidity. Behav Genet. 1998;28(4):289-298.
    doi:10.1023/a:1021623430813
  • Tratamentos do Sono
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