Android R Desbloquear o Bootloader Facilidade a Frente

tem a curiosidade de trazer muito mais novidades até mesmo que o time do Google implementará no Android R na próxima geração.

Avalie esta notícia

Lançamentos e mais Lançamentos, assim com o o Google faz com o navegador famoso Google Chrome e muitas pessoas odeiam. A Equipe de desenvolvimento está fazendo o mesmo parece com o Sistema Operacional de Smartphones da Empresa. O famoso Android. O Android Q nem de longe se quer olhou para os primeiros raios de Sol. Claro que não de formar oficial, mas já se espalham todos os indícios de informações sobre o seu irmão mais novo e seu sucessor ao trono.

Android R Desbloquear o Bootloader Facilidade a Frente

Já estão por aqui há algum tempo.

Android R Facilidade para o Desbloqueio

Em nota recente compartilhada no fórum XDA (Maior Fórum de Smartphones da atualidade na internet) – chama e conhecida Home de desenvolvedores Android – tem a curiosidade de trazer muito mais novidades até mesmo que o time do Google implementará no Android R na próxima geração.

Observado por Mishaal Rahman – “editor-chefe do Fórum XDA” –, as chaves públicas das GSIs (imagens genéricas de sistema) do Android R e Android S já foram adicionadas aos servidores da empresa, com um detalhe que chama atenção no final da página.

Android R Desbloquear o Bootloader Facilidade a Frente

Android R Desbloquear o Bootloader

Graças a um recurso que atende pelo nome de Android on Tap, que basicamente interage de forma direta com aplicativos do próprio sistema, a partir do Android R não será mais necessário o desbloqueio do bootloader para customizar a plataforma do robozinho mais popular do planeta.

Android R Desbloquear o Bootloader Facilidade a Frente

Android R mesmo sem ter o Android Q

Além dos benefícios para os entusiastas da comunidade, que poderão experimentar GSIs com a máxima simplicidade, isso também deve simplificar o desenvolvimento de várias interfaces com novos conceitos de personalização, algo que ainda não deve existir no Android Q, mas será um processo natural partindo da geração R.

Sendo direito, ainda vai demorar algum tempo para que descobrir como o Google vai colocar em prática um processo como este, mas tenha em mente que os esforços da equipe também serão prolíficos especialmente em prol de atualizações mais rápidas e uma experiência mais simples para todos nós.

Android R Desbloquear o Bootloader Facilidade a Frente

Esqueça sua Carteira!

Com o novo Android R você dificilmente vai pensar em continuar andando na rua com a sua velha e secular carteira de bolso. Assim como seu avô fazia, seu pai e se procurar de verdade acredito que nossos tataravôs andavam com elas. Eh em pleno século 21, eu em Harvard – Boston e todos ainda andam com elas.

Android R pode trazer função de armazenamento de documentos digitais
Ainda não estamos próximos da oficialização do Android Q, cujas novidades envolvem um modo noturno amplo para o sistema operacional. Porém, a Google já trabalha em novidades interessantes para o Android R, ou algum depois dele.

Android R Desbloquear o Bootloader Facilidade a Frente

Vamos Lembrar as Versões conhecidas até hoje do Android?

02/04/2019

Versões de pré-lançamento comercial

1.1 Android alpha
1.2 Android beta

2 Versões por nível de API
2.1 Android 1.0 – Alpha (API Nível 1)
2.2 Android 1.1 – Beta
2.3 Android 1.5 – Cupcake
2.4 Android 1.6 – Donut

3 Versões existentes
3.1 Android 2.0/2.1 – Eclair
3.2 Android 2.2 – Froyo
3.3 Android 2.3 – Gingerbread
3.4 Android 3.0/3.1/3.2 – Honeycomb

3.5 Android 4.0 – Ice Cream Sandwich
3.6 Android 4.1/4.2/4.3 – Jelly Bean
3.7 Android 4.4 – KitKat

3.8 Android 5.0/5.1 – Lollipop

3.9 Android 6.0 – Marshmallow

3.10 Android 7.0/7.1 – Nougat

3.11 Android 8.0/8.1 – Oreo

IdentityCredencial Quarde essa APi

Jovem desenvolvedor, provavelmente se você deseja começar a trabalhar com android e ou já está dando seus pulinhos. Verá essa chamada no futuro.

Conforme o pessoal do XDA Developers observou, um commit – atualização enviada para o diretório que concentra o desenvolvimento do sistema de código aberto – trouxe uma documentação interessante para uma API chamada IdentityCredencial.

Ela seria capaz de armazenar dados de documentos de pessoa física, como carteira de identidade, licença de motorista, e passaportes.

Android R Desbloquear o Bootloader Facilidade a Frente

Assim, seria realmente possível que os donos de um Smartphone compatível com essa novidade pudessem sair de casa sem carteira, já que apesar de soluções como Google Pay e outras – como as da Samsung e Apple – apesar de guardarem cartões de crédito e credenciais de clubes de fidelidade, ainda não lidam com esse tipo de informação sensível.

Ah Preste a Atenção na Palavra Compatíveis

Quando colocamos “compatíveis” não nos referimos exclusivamente a aparelhos que poderão receber o Android R: ao que tudo indica, a Google quer implementar essa novidade em smartphones que abarcarem um dispositivo secundário reservado que possa ser lido por contato NFC. Assim, mesmo que um usuário fique sem bateria, essa parte especial do celular ainda poderia repassar seus documentos para validação por autoridades.

Algo que a Apple já faz há algum tempo com o Apple Pay nos iPhones.

Acontece que no universo Android isso praticamente não existe hoje: pegue qualquer top de linha e verá que não existe tal recurso que depende exclusivamente de implementação a nível de hardware, tirando alguns modelos Pixel da Google. Sendo assim, mesmo alguns dos lançamentos desse ano podem ficar de fora, caso a empresa decida por restringir essa novidade a celulares com tal capacidade, por questões de segurança e conveniência.

Privacidade e Segurança são Pauta no Android R

Será? Sempre que esse assunto vem atona, problemas aparecem.

Fique de olho no Android R, ele pode ser um novo sistema de problemas sistemáticos.

A segurança da API IdentityCredentials também levanta suspeitas na comunidade de desenvolvedores, que temem que esse tipo de novidade – já que é comum policiais pegarem documentos para conferirem dentro de seus carros – possa causar abusos por parte das autoridades. Porém, Shawn Wilden – do time de segurança da Google – diz estar trabalhando para impedir esse tipo de situação.

Segundo ele, o acesso completo só se daria mediante a inserção de uma senha com caracteres, sendo liberado apenas parcialmente o acesso quando usada a biometria. Isso seria para evitar que usuários se incriminassem, amparados na quinta emenda constitucional dos Estados Unidos.

Como esse se trata de um recurso de segurança onde caberá muita discussão, é possível que vejamos sua implementação acontecer de maneira bem lenta e limitada. Algo que a Apple faz hoje com a função de ecocardiograma (ECG) do Apple Watch Series 4.

Tecnologia e Órgãos Públicos

Mesmo se houver vontade da companhia, a questão também engloba o trabalho com autoridades locais, que precisariam integrar sistemas à companhia para garantir não só a integridade dos dados dos documentos, como a verificação por equipes em órgãos públicos.

Inicialmente a gigante de buscas pensa em trabalhar com carteiras de motorista. Com o avançar da aceitação e na ausência de problemas, a implementação poderia avançar para passaportes e outros documentos.

Aqui em Terras Tupinimins

No Brasil já é possível emitir uma versão digital da CNH (se você já possuir uma licença, claro). Até o último ano ainda era necessário que o interessado fosse até uma agência do Detran para tal, mas essa burocracia foi eliminada recentemente. Assim, é esperado que metade dos condutores no país possam, até o final do ano, ter uma cópia do documento em um smartphone Android ou iOS.

E você, acha que essa novidade é bem-vinda no Android?

Conte para a gente nos comentários!

REVER GERAL
Facilidade de Desbloqueio
Possibilidade de ser Verifico
Para a Comunidade
Para o Google