Aneurisma Cerebral Atenção Imediata – Urgência por sua Vida: Essencial socorro imediato para os sinais: Forte Dor de cabeça Súbita e Intensa. Absolutamente diferente de tudo que você já teve ou qualquer outra Dor de Cabeça já sentida antes. Pode ser um sintoma da ruptura de um Aneurisma Cerebral e deve ser avaliada com Urgência em um Pronto Atendimento.

Aneurisma Cerebral Atenção Imediata

Começando pelo básico, o Aneurisma Cerebral é uma Dilatação da parede arterial dos vasos intracranianos que pode vir a ter sua ruptura ou não. Principalmente no inverno ou dias de longos períodos de frio, quando é normal que a nossa pressão arterial aumente, o rompimento do aneurisma se torna mais comum.

Vários Especialistas em Neurocirurgia SP ao redor do mundo dizem em comum que o Aneurisma Cerebral costuma ser assintomático até a sua ruptura, quando, além da Dor de Cabeça, pode provocar perda da consciência e crise convulsiva.

Embora seja principalmente de origem congênita, o Aneurisma Cerebral tem como fator de risco:

Promoção de Natal
Promoção de Natal - Atrium Shopping
  • Idade avançada,
  • Tabagismo,
  • Hipertensão,
  • Dislipidemia (gordura no sangue),
  • Consumo de álcool em excesso.

Hoje segundo estudos em diversas universidades como Harvard University a estimativa é de que 2% (dois) das pessoas tenham algum tipo de Aneurisma Cerebral. Porém, em outra porcentagem menor ainda, terão rompimento das artérias, e isso ocorre principalmente depois dos 40 anos (quarenta) de idade. Quando há a ruptura, no entanto, as taxas de óbito são de aproximadamente 50% (cinquenta).

Como tratar o Aneurisma Cerebral?

Quem tem duas ou mais pessoas na família com Aneurisma Cerebral ou um irmão gêmeo com esse problema precisa procurar um Médico Especialista em Neurologista SP para saber com que frequência deve realizar exames diagnósticos.

Normalmente a identificação é realizada por testes. E os mais usados para identificar os Aneurismas Cerebrais são a:

  • Angiotomografia Cerebral e a
  • Angiorressonância.

Tratam-se de dois Exames não invasivos que ajudam na visualização das artérias e veias do cérebro.

Aneurisma Cerebral Atenção Imediata - Urgência por sua Vida
Aneurisma Cerebral Atenção Imediata – Urgência por sua Vida

O Melhor Exame Atualmente para Aneurisma

O exame padrão-ouro, no entanto, é a Angiografia Cerebral ou Cateterismo Cerebral, que embora invasivo, apresenta maior sensibilidade para o diagnóstico.

Quando a dilatação da artéria cerebral é igual ou superior a 5 milímetros, as chances de rompimento aumentam. Em aparição desse quadro. Faz-se necessário o tratamento, que pode ser realizado com a escolha de um dos seguintes procedimentos cirúrgicos:

Tratamento Endovascular (Embolização do Aneurisma Cerebral)

Um microcateter é introduzido pela artéria femoral, a partir de uma punção na região da virilha, até o interior do aneurisma. Esse procedimento é bem parecido com o cateterismo cardíaco, mas no tratamento cerebral o cateter é guiado até o crânio, onde espirais metálicas são introduzidas no interior do aneurisma, causando sua obstrução e impedindo o sangramento.

  1. Dor de Cabeça Súbita
  2. Café para tratar Dor de Cabeça?

Clipagem de Aneurisma Cerebral

É realizada uma pequena abertura no crânio (craniotomia) e, após a identificação da artéria danificada, é colocado um clipe metálico para fechar o aneurisma.
Se a dilatação da artéria for menor que 5 milímetros, o paciente deverá continuar sendo acompanhado pelo médico e seguir um estilo de vida mais saudável. Ou seja, parar de fumar; tratar o colesterol alto e a pressão alta; praticar atividade física e alimentar-se de forma balanceada.

Qual a Diferença entre Aneurisma e um AVC?

Vamos explicar por partes, pois ambos são casos muito graves e requerem assistência médica de URGÊNCIA para aumentar a possibilidade de sobrevivência do paciente.

Acidente vascular cerebral (AVC) consiste em uma doença encefálica causada por um problema de sua vascularização. Pode ser:

  • isquêmico, quando há uma obstrução da passagem de sangue pela artéria e, consequentemente, isquemia cerebral, ou
  • hemorrágico, quando há o rompimento dos vasos e consequente hemorragia intracraniana. Pode ocorrer em decorrência de outros problemas de saúde, como pressão alta, arteriosclerose e malformações dos vasos.

Já o Aneurisma Cerebral é uma das causas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo hemorrágico, e está relacionado a altas taxas de mortalidade e de comprometimento neurológico dos pacientes.

Dor de Cabeça Forte e Aneurisma Cerebral
Dor de Cabeça Forte e Aneurisma Cerebral

Como Detectar um AVC

Os principais sinais do AVC são:

  • perda repentina da força muscular,
  • dormência na face,
  • no braço e na perna,
  • tonturas, alterações da memória,
  • formigamentos de um lado só do corpo e
  • perda da visão de um dos olhos.

Nos casos de AVC hemorrágico, podem ocorrer também dor de cabeça repentina, náuseas e vômitos.

Esses procedimentos cirúrgicos podem durar, em média, de três a seis horas; e também podem ser usados quando há ruptura do aneurisma.

Se Preferir Assista ao Vídeo Aneurisma o que você não pode Ignorar diretamente no Youtube.

A definição do melhor cuidado a ser seguido vai depender do tipo de aneurisma (tamanho e forma) e das condições Clínicas de cada paciente. Para isso, o Hospital que o paciente for levado tem que ter uma estrutura para essa Emergia. Hoje por exemplo o Hospital Sírio-Libanês conta com uma equipe multidisciplinar que está sempre de prontidão para diagnosticar e tratar o Aneurisma Cerebral.

O hospital oferece ainda a esses pacientes uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neurológica, equipada com diferentes aparelhos de monitorização da pressão intracraniana, e um Centro de Reabilitação, pois vários pacientes que sobrevivem ao aneurisma cerebral ficam com sequelas motoras, cognitivas e na fala.

“Ter uma UTI e um Centro de Reabilitação Especializados faz toda a diferença na recuperação dos pacientes com aneurisma cerebral”, avalia o Neurocirurgião SP

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Este artigo é importante!

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here