Hoje você sabe que, se tiver que fazer aquela visita corriqueira a uma agencia tranquila e bem organizada do INSS (Instituto Pátrio do Serviço Social). Não tem Letreiro, mas o tempo Médio para a espera é de 60 minutos ou 1 hora. Como preferir. Isso é, com sorte, pois a reportagem, chegou a entrevistar pessoas com 3 até 4 horas de espera.

Aplicativo do INSS visa Desafogar Atendimento

*2019 já te adianto que não deu certo!

Chamando mais uma vez o você e eu de todos os nomes para gastar mais um pouco do nosso dinheiro. Mas com outras palavras “com o objetivo de diminuir esse tempo de espera”, por meio do aplicativo “Meu INSS” ou pelo site meuinss.gov.br* (2019 nem existe mais, gastou nosso dimdim e oh foi embora!) o (obrigado a ser) segurado pode consultar extrato previdenciário e histórico de crédito – que valem para fins legais, uma vez que brecha de contas em bancos e solicitação de crédito consignado. INSS (Instituto Pátrio do Serviço Social) –, além de agendar atendimento para dar ingressarão em benefício ou realizar perícia.

“A demanda é muito subida, assim uma vez que a espera. Quando o tributário agenda pelo Meu INSS, evita ter de pegar a senha e permanecer aguardando”, aponta a gerente executiva do INSS em Santo André, Regina Célia Ponsoni Fiuza.

Para se ter uma teoria, na região são realizados 3.060 (três mil e sessenta) atendimentos diários nas seis (06) agências da Previdência, sendo que 70% (setenta por cento), ou 2.142 (dois mil cento e quarenta e dois), não são agendados.

INSS Garante Benefício de até R$ 3 mil em 2018
Inss Garante Beneficio De Ate R 3 Mil Em 2018

Caso de Denise, 42 anos, que estava acompanhando a mãe, Maria José Teixeira, 75, para solucionar pendências relacionadas ao crédito consignado. Elas aguardaram um pouco mais de três horas pelo atendimento e, quando chegou sua vez, o sistema havia ‘caído’, e elas teriam de voltar outro dia. As duas desconheciam o aplicativo, mas já tinham uma impressão.

“Mesmo que a gente use, não sei se vamos conseguir descobrir tudo o que
precisamos”, comenta Denise.

Um dos agravantes da morosidade é a falta de servidores, que somam 377 (trezentos e setenta e sete) no Grande ABC, e o aplicativo surge uma vez que tentativa de desafogar o atendimento. O INSS, porém, afirma que a contratação depende da autorização do Ministério do Planejamento. Para driblar a falta de profissionais, o órgão atesta que acompanha a demanda em todas as agências do Estado e, conforme ela aumenta, os gestores readequam suas forças de trabalho.

Mas Regina diz que, “enquanto outras ações (de contratação) não são tomadas, divulgamos as que facilitam a vida do tributário, uma vez que o aplicativo”.

Questionada, a Pasta alega que “os concursos públicos nos órgãos do Poder Executivo Federalista estão suspensos uma vez que medida de ajuste fiscal e, neste cenário restritivo, eventuais novas autorizações terão caráter de exceção e atenderão a situações emergenciais definidas segundo os critérios da administração”.

Vale ressaltar que o direito do cidadão, do totalidade de servidores, 50% se dedicam a atender o público, com orientação e informações na ingressarão da agência. A outra metade atua internamente, uma vez que os peritos.

Cada Funcionário Atende, em Média, (08/dia) Oito pessoas por dia.

DESAFIO x BENEFÍCIO – De seis segurados do INSS entrevistados pelo Blog, unicamente um disse saber o aplicativo. Ele, no entanto, explicou que não o utiliza e que prefere fazer contato via telefone. Outros três afirmaram que não usariam o serviço e também preferem telefonar ou ir na agência. Adriane Bramante, especialista em Direito Previdenciário diz que é direito do cidadão! 

Além de agendar perícias, também é possível consultar pelo Meu INSS o resultado, após às 21h do dia da realização. É importante ressaltar que quem recebeu a epístola de revisão de
benefício também pode utilizar o recurso.

Para acessar a plataforma do dedo é necessário que o segurado se cadastre no próprio site. Basta ter em mãos dados pessoais, número do PIS/NIS e cadastrar senha de nove dígitos com um numeral, letras maiúscula e minúscula e caractere próprio.

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