Aplicativo do INSS visa desafogar atendimento

Aplicativo do INSS visa desafogar atendimento
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A espera média para atendimento nas agências do INSS (Instituto
Pátrio do Serviço Social) da região é de uma hora, podendo
chegar a três, ou quatro. Com o objetivo de diminuir esse
tempo, por meio do aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo site
www.meuinss.gov.br o segurado pode consultar extrato
previdenciário e histórico de crédito – que valem para fins
legais, uma vez que brecha de contas em bancos e solicitação de
crédito consignado –, além de agendar atendimento para dar
ingressão em benefício ou realizar perícia.

“A demanda é muito subida, assim uma vez que a espera. Quando o
tributário agenda pelo Meu INSS, evita ter de pegar a senha e
permanecer aguardando”, aponta a gerente executiva do INSS em Santo
André, Regina Célia Ponsoni Fiuza. Para se ter uma teoria, na
região são realizados 3.060 atendimentos diários nas seis
agências da Previdência, sendo que 70%, ou 2.142, não são
agendados.

Caso de Denise, 42 anos, que estava acompanhando a mãe, Maria
José Teixeira, 75, para solucionar pendências relacionadas ao
crédito consignado. Elas aguardaram um pouco mais de três horas
pelo atendimento e, quando chegou sua vez, o sistema havia
‘caído’, e elas teriam de voltar outro dia. As duas
desconheciam o aplicativo, mas já tinham uma impressão. “Mesmo
que a gente use, não sei se vamos conseguir descobrir tudo o que
precisamos”, comenta Denise.

Um dos agravantes da morosidade é a falta de servidores, que somam
377 no Grande ABC, e o aplicativo surge uma vez que tentativa de
desafogar o atendimento. O INSS, porém, afirma que a
contratação depende da autorização do Ministério do
Planejamento. Para driblar a falta de profissionais, o órgão
atesta que acompanha a demanda em todas as agências do Estado
e, conforme ela aumenta, os gestores readequam suas forças de
trabalho. Segundo Regina, “enquanto outras ações (de
contratação) não são tomadas, divulgamos as que facilitam a
vida do tributário, uma vez que o aplicativo”. Questionada, a Pasta
alega que “os concursos públicos nos órgãos do Poder Executivo
Federalista estão suspensos uma vez que medida de ajuste fiscal e, neste
cenário restritivo, eventuais novas autorizações terão caráter
de exceção e atenderão a situações emergenciais definidas
segundo os critérios da administração”.

Vale ressaltar que, do totalidade de servidores, 50% se dedicam a
atender o público, com orientação e informações na ingressão da
agência. A outra metade atua internamente, uma vez que os peritos.
Cada funcionário atende, em média, oito pessoas por dia.

DESAFIO x BENEFÍCIO – De seis segurados do INSS entrevistados
pelo Diário, unicamente um disse saber o aplicativo. Ele, no
entanto, explicou que não o utiliza e que prefere fazer contato
via telefone. Outros três afirmaram que não usariam o serviço e
também preferem telefonar ou ir na agência.

Além de agendar perícias, também é possível consultar pelo Meu
INSS o resultado, após às 21h do dia da realização. É
importante ressaltar que quem recebeu a epístola de revisão de
benefício também pode utilizar o recurso.

Para acessar a plataforma do dedo é necessário que o segurado
se cadastre no próprio site. Basta ter em mãos dados pessoais,
número do PIS/NIS e cadastrar senha de nove dígitos com um
numeral, letras maiúscula e minúscula e caracter
próprio. 

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