Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioAdriane BramanteAposentadoria Especial - Cancela 4 a cada 5 Pedidos

Aposentadoria Especial – Cancela 4 a cada 5 Pedidos

Aposentadoria Especial – Cancela 4 a cada 5 Pedidos – INSS: De todos os pedidos de Aposentadoria Especial pelas vias da lei, ou seja, pela Justiça, tem hoje um índice altíssimo de cancelamentos. Quatro a Cinco pedidos são cancelados. A cada dez trabalhadores que recebem uma Aposentadoria Especial por Insalubridade do INSS, oito só conseguiram o reconhecimento desse direito na Justiça.

Aposentadoria Especial – Justiça Cancela 1 a cada 5 Pedidos

Aposentadoria Especial 2019

Janeiro de 2019, Bolsonaro assume o cargo de Mandatário da Republica federativa do Brasil e não foi só isso que aconteceu no inicio deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também fez a liberação de um total de 1.356 Um Mil e Trezentos e Cinquenta e Seis Reais Aposentadorias Especiais a Trabalhadores Urbanos, sendo que 1.064 das concessões (78,5%) se deram pela via judicial, segundo a edição mais recente do Boletim Estatístico da Previdência Social, o primeiro a informar dados sobre o grau de judicialização desses benefícios.

E este elevado número de concessões judiciais é atribuído por especialistas às restrições impostas pelo INSS ao reconhecimento de provas do trabalho insalubre, como nos casos em que o órgão previdenciário aceita como eficaz equipamentos de proteção que, na prática, não impedem o dano ao trabalhador.

Especialista em Aposentadoria Especial “Sempre soubemos que muitas das concessões de benefícios especiais só eram possíveis pela via judicial, mas faltavam dados para confirmar isso”,

afirma Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

“É muito raro conseguir esse tipo de benefício na via administrativa”, diz.

Esta forma de aposentadoria ou seja a Aposentadoria especial é devida ao trabalhador que completa períodos de atividade insalubre que variam entre 15, 20 e 25 anos, sendo que as diferenças nos tempos de contribuição exigidos dependem do nível do risco à saúde do empregado (baixo, moderado ou alto).

Além de não exigir idade mínima e de antecipar a concessão em até 20 anos, a aposentadoria especial também não sofre redução do fator previdenciário, o que faz do benefício um dos mais vantajosos do Regime Geral da Previdência Social.

Comprovação da exposição a agentes nocivos

A comprovação da exposição a agentes nocivos —ruído elevado, substâncias tóxicas ou infectantes, por exemplo— é atualmente comprovada por um formulário chamado PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). O documento deve ser fornecido pelo empregador.

Atividades insalubres realizadas até 28 de abril de 1995 são reconhecidas de acordo com a profissão.
Procurado pela reportagem, o INSS não comentou.

REFORMA TIRA VANTAGENS DO BENEFÍCIO

A PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma da Previdência, se for aprovada sem alterações pelo Congresso, fará a aposentadoria especial perder as vantagens oferecidas hoje ao segurado que trabalha em condições prejudiciais à saúde.

A principal mudança imposta pelo projeto do governo de Jair Bolsonaro (PSL) é o fim do benefício com o valor integral da média dos salários de contribuição.

Além disso, com a reforma, a aposentadoria especial por insalubridade só poderá ser solicitada pelo segurado que completar as idades de 55, 58 ou 60 anos.

A variação na idade mínima é aplicada conforme o grau de insalubridade da atividade. A expectativa de vida poderá elevar essas idades a partir de 2024.

A​ proposta ainda reforça alguns obstáculos já presentes nas regras atuais, como a necessidade de comprovar a efetiva exposição a agentes nocivos à saúde, acabando assim com a possibilidade de enquadramento por categoria profissional, como permite a regra de hoje para atividades realizadas até 1995. Fonte Agora


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Anchieta em Movimento: Seu Guia Completo para Desvendar os Segredos do Trânsito na Rota do ABC Paulista

A Rodovia Anchieta, uma das principais artérias que ligam o ABC Paulista à capital, é palco de um fluxo constante de veículos, transportando trabalhadores,...

Leia também

O Real Brasileiro é o mesmo de Anos Atrás?

O cenário econômico do Brasil tem sido marcado por desafios significativos, e a relação entre a inflação e os preços dos produtos é um tema crucial. Nos últimos anos, temos observado um aumento gradual da inflação, enquanto os preços...

Quanto custa um saco de cimento? Valores para 2024!

Quanto custa um saco de cimento? Qual o valor atualizado de um saco de cimento para o ano de 2024? Construir é sempre necessário, seja para levantar uma casa do zero ou então fazer uma possível reforma em nosso...

Como Escrever Artigos que se Destacam na Multidão Digital

Descubra como escrever artigos atrativos que se destacam em meio à saturação de conteúdo online. Leia mais para aprender as melhores práticas e técnicas para criar artigos relevantes e cativantes.A escrita de artigos é uma parte essencial para qualquer...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato