Aposentadoria Especial – Cancela 4 a cada 5 Pedidos

Aposentadoria Especial – Cancela 4 a cada 5 Pedidos – INSS: De todos os pedidos de Aposentadoria Especial pelas vias da lei, ou seja, pela Justiça, tem hoje um índice altíssimo de cancelamentos. Quatro a Cinco pedidos são cancelados. A cada dez trabalhadores que recebem uma Aposentadoria Especial por Insalubridade do INSS, oito só conseguiram o reconhecimento desse direito na Justiça.

Aposentadoria Especial – Justiça Cancela 1 a cada 5 Pedidos

Janeiro de 2019, Bolsonaro assume o cargo de Mandatário da Republica federativa do Brasil e não foi só isso que aconteceu no inicio deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também fez a liberação de um total de 1.356 Um Mil e Trezentos e Cinquenta e Seis Reais Aposentadorias Especiais a Trabalhadores Urbanos, sendo que 1.064 das concessões (78,5%) se deram pela via judicial, segundo a edição mais recente do Boletim Estatístico da Previdência Social, o primeiro a informar dados sobre o grau de judicialização desses benefícios.

E este elevado número de concessões judiciais é atribuído por especialistas às restrições impostas pelo INSS ao reconhecimento de provas do trabalho insalubre, como nos casos em que o órgão previdenciário aceita como eficaz equipamentos de proteção que, na prática, não impedem o dano ao trabalhador.

“Sempre soubemos que muitas das concessões de benefícios especiais só eram possíveis pela via judicial, mas faltavam dados para confirmar isso”,

afirma Adriane Bramante, presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário).

“É muito raro conseguir esse tipo de benefício na via administrativa”, diz.

Esta forma de aposentadoria ou seja a Aposentadoria especial é devida ao trabalhador que completa períodos de atividade insalubre que variam entre 15, 20 e 25 anos, sendo que as diferenças nos tempos de contribuição exigidos dependem do nível do risco à saúde do empregado (baixo, moderado ou alto).

Além de não exigir idade mínima e de antecipar a concessão em até 20 anos, a aposentadoria especial também não sofre redução do fator previdenciário, o que faz do benefício um dos mais vantajosos do Regime Geral da Previdência Social.

Comprovação da exposição a agentes nocivos

A comprovação da exposição a agentes nocivos —ruído elevado, substâncias tóxicas ou infectantes, por exemplo— é atualmente comprovada por um formulário chamado PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário). O documento deve ser fornecido pelo empregador.

Atividades insalubres realizadas até 28 de abril de 1995 são reconhecidas de acordo com a profissão.
Procurado pela reportagem, o INSS não comentou.

REFORMA TIRA VANTAGENS DO BENEFÍCIO

A PEC (proposta de emenda à Constituição) da reforma da Previdência, se for aprovada sem alterações pelo Congresso, fará a aposentadoria especial perder as vantagens oferecidas hoje ao segurado que trabalha em condições prejudiciais à saúde.

A principal mudança imposta pelo projeto do governo de Jair Bolsonaro (PSL) é o fim do benefício com o valor integral da média dos salários de contribuição.

Além disso, com a reforma, a aposentadoria especial por insalubridade só poderá ser solicitada pelo segurado que completar as idades de 55, 58 ou 60 anos.

A variação na idade mínima é aplicada conforme o grau de insalubridade da atividade. A expectativa de vida poderá elevar essas idades a partir de 2024.

A​ proposta ainda reforça alguns obstáculos já presentes nas regras atuais, como a necessidade de comprovar a efetiva exposição a agentes nocivos à saúde, acabando assim com a possibilidade de enquadramento por categoria profissional, como permite a regra de hoje para atividades realizadas até 1995. Fonte Agora

0.0
00

+ Recentes

  • Atrium
  • Cultura & Lazer
  • Santo André
  • Sete Cidades
  • Shopping

Atrium Shopping realiza o evento Flashback com o melhor das décadas de 70, 80 e 90

O Atrium Shopping, em Santo André, promove no domingo, 25 de agosto, das 14h às 21h, uma divertida festa para…

19 de agosto de 2019 14:06
  • Direito Previdenciário

Aposentadoria Especial – Reforma da Previdência Prejudica?

O texto à ser aprovado por nossos ilustres Senadores sobre a Reforma da Previdência 2019. Trará uma série sistemática de…

19 de agosto de 2019 10:52
  • Saúde

Eletroneuromiografia de Fibra Única

Doença Rara e Autoimune, a miastenia gravis pode atingir músculos do corpo todo. Mas com o tratamento certo, dá para…

16 de agosto de 2019 18:00
  • Saúde

Planos de Saúde: Falso Coletivo Dispara

Planos de Saúde: Falso Coletivo Dispara: Seguro de Saúde do tipo conhecidos como “falsos coletivos”, que prometem proteções mais básicas…

16 de agosto de 2019 13:26
  • Saúde

Dor de Cabeça? 4 Fatos que Provocam o Tormento Comprovados!

É difícil pensar nas causas para nossas Dores de Cabeça, principalmente quando estamos na luta contra ela.

16 de agosto de 2019 10:22
  • Politica

Abuso de Autoridade Lei Tem Alvo Bem Definido

Com certeza você já ouviu falar sobre Abuso de Autoridade, mas e a nova leite que teve seu texto aprovado…

15 de agosto de 2019 13:37