Parque do Pedroso: Sedia Atividades Comemoração Dia Mundial da Água

Parque do Pedroso: Sedia Atividades Comemoração Dia Mundial da Água: Santo André, 9 de março de 2020 – No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) preparou atividades especiais para a Semana da Água, nos dias 19, 21 e 22 de março, voltadas a todos os moradores da cidade. A agenda se concentra no Parque do Pedroso, importante Unidade de Conservação e de preservação dos mananciais da região.

EVENTO FOI CANCELADO

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) cancelou o evento Pró-Billings, por tempo indeterminado, que seria realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no próximo dia 19 (quinta-feira). A medida segue recomendação da Prefeitura de São Bernardo do Campo em função de casos de coronavírus (COVID-19) confirmados na cidade a fim de evitar a propagação da infecção.

“É também uma questão de consciência, já que esse vírus se propaga com rapidez em locais com aglomeração, segundo informam as autoridades de saúde. Aqui seria o caso, pois a palestra já conta com mais de 100 inscritos, portanto, as medidas de prevenção são fundamentais para retardar a velocidade do contágio”, explica Valter Moura Júnior, vice-presidente da ACISBEC.

Parque do Pedroso: Sedia Atividades Comemoração Dia Mundial da Água

A agenda tem início no dia 19 (quinta-feira) com a Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, que será oferecida pelo Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, das 13h30 às 15h30. O encontro, que será realizado no prédio Sede da Unidade de Conservação, tem o objetivo de ensinar técnicas e dicas que permitam o aproveitamento integral dos alimentos de forma a combater o desperdício.

Já no final de semana dos dias 21 e 22 de março, o Parque do Pedroso abre as portas para a sua primeira Feira Gastronômica e de Artesanato. No sábado, também ocorrerá a segunda oficina de grafite, ministrada pelos artistas Marcos David e Puma (do coletivo de grafiteiros Guerra de Cores) com os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Já no domingo, os participantes terão a oportunidade de participar de uma trilha ambiental monitorada até a 2ª torre do antigo teleférico do Parque. Durante o percurso, será possível conhecer um pouco mais sobre a flora do local e a importância da preservação do espaço.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

A trilha é considerada leve e mesmo crianças podem participar. No entanto, menores precisam estar acompanhados de um responsável. Para o percurso é obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado, além de ser recomendada a utilização de boné, protetor solar e repelente. Uma garrafa de água também é sempre bem-vinda, já que não serão distribuídos copos plásticos.

Tanto a oficina do dia 19 quanto a trilha possuem vagas limitadas e as inscrições já estão abertas pelo telefone 4433-9065.

A relação das atividades que fazem parte da agenda de educação ambiental do mês de março está disponível no site do Semasa, no link http://bit.ly/agendaEA.

| Texto: Paloma Alvarez

imprensa@semasa.sp.gov.br / 4433-9659

| Fotos: Divulgação Semasa

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

  • A água faz parte do patrimônio do planeta;
  • A água é a seiva do nosso planeta;
  • Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  • O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  • A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  • A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  • A utilização da água implica respeito à lei;
  • A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem
    • Econômica,
    • Sanitária e
    • Social;
  • O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies