Parque do Pedroso: Sedia Atividades Comemoração Dia Mundial da Água

Parque do Pedroso: Sedia Atividades Comemoração Dia Mundial da Água

Parque do Pedroso: Sedia Atividades Comemoração Dia Mundial da Água: Santo André, 9 de março de 2020 – No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) preparou atividades especiais para a Semana da Água, nos dias 19, 21 e 22 de março, voltadas a todos os moradores da cidade. A agenda se concentra no Parque do Pedroso, importante Unidade de Conservação e de preservação dos mananciais da região.

EVENTO FOI CANCELADO

A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) cancelou o evento Pró-Billings, por tempo indeterminado, que seria realizado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no próximo dia 19 (quinta-feira). A medida segue recomendação da Prefeitura de São Bernardo do Campo em função de casos de coronavírus (COVID-19) confirmados na cidade a fim de evitar a propagação da infecção.

“É também uma questão de consciência, já que esse vírus se propaga com rapidez em locais com aglomeração, segundo informam as autoridades de saúde. Aqui seria o caso, pois a palestra já conta com mais de 100 inscritos, portanto, as medidas de prevenção são fundamentais para retardar a velocidade do contágio”, explica Valter Moura Júnior, vice-presidente da ACISBEC.

Parque do Pedroso: Sedia Atividades Comemoração Dia Mundial da Água

A agenda tem início no dia 19 (quinta-feira) com a Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, que será oferecida pelo Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, das 13h30 às 15h30. O encontro, que será realizado no prédio Sede da Unidade de Conservação, tem o objetivo de ensinar técnicas e dicas que permitam o aproveitamento integral dos alimentos de forma a combater o desperdício.

Já no final de semana dos dias 21 e 22 de março, o Parque do Pedroso abre as portas para a sua primeira Feira Gastronômica e de Artesanato. No sábado, também ocorrerá a segunda oficina de grafite, ministrada pelos artistas Marcos David e Puma (do coletivo de grafiteiros Guerra de Cores) com os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Já no domingo, os participantes terão a oportunidade de participar de uma trilha ambiental monitorada até a 2ª torre do antigo teleférico do Parque. Durante o percurso, será possível conhecer um pouco mais sobre a flora do local e a importância da preservação do espaço.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março.

Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.

A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia.
A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.

A trilha é considerada leve e mesmo crianças podem participar. No entanto, menores precisam estar acompanhados de um responsável. Para o percurso é obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado, além de ser recomendada a utilização de boné, protetor solar e repelente. Uma garrafa de água também é sempre bem-vinda, já que não serão distribuídos copos plásticos.

Tanto a oficina do dia 19 quanto a trilha possuem vagas limitadas e as inscrições já estão abertas pelo telefone 4433-9065.

A relação das atividades que fazem parte da agenda de educação ambiental do mês de março está disponível no site do Semasa, no link http://bit.ly/agendaEA.

| Texto: Paloma Alvarez

imprensa@semasa.sp.gov.br / 4433-9659

| Fotos: Divulgação Semasa

Origem do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Neste mesmo dia, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:

  • A água faz parte do patrimônio do planeta;
  • A água é a seiva do nosso planeta;
  • Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  • O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
  • A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  • A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  • A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  • A utilização da água implica respeito à lei;
  • A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem
    • Econômica,
    • Sanitária e
    • Social;
  • O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais