Atrium Shopping apresenta a exposição “Collas: retratos de uma cultura”

171

Mostra reúne fotografias e diferentes registros dos povos Collas, que formaram parte do império Inca e se estabeleceram no noroeste da Argentina e no norte do Chile; de 17.06 a 30.07

O Atrium Shopping, em Santo André, traz a exposição “Collas: retratos de uma cultura”, que revela a história e a cultura do povo Collas, apresentadas pelas lentes do fotógrafo Arthur Fernandes, junto a entrevistas, vídeos e áudios.

A mostra é resultado de uma expedição realizada em 2016, na qual o fotógrafo saiu de São Bernardo do Campo para o noroeste da Argentina. Foram dois meses de jornada, 13 mil km rodados e mais de 5 mil fotos. Fernandes conviveu com os povos nativos da cultura Collas e registrou paisagens da região desértica dos Andes e também das úmidas florestas da baixa cordilheira.

Sobre os povos Collas
Os Collas são originários da região onde mais tarde seria fundada a Bolívia, território que antes era chamado de Collasuyo, formaram parte do império Inca e se estabeleceram prioritariamente no noroeste argentino e no norte do Chile.

Hoje, vivem do plantio de batatas, milhos, da criação de lhamas, alpacas, ovelhas, e também trabalham em empresas de mineração. Assim como outros povos nativos da América Latina sofrem com a discriminação da sociedade hegemônica e com o abandono por parte de seus governantes, vivendo de forma marginalizada em territórios mínimos de países que antes ocupavam em sua totalidade. Como herança do império Inca, os Collas, mantém até hoje os costumes alimentícios, de transporte e trabalhos artesanais, porém, de forma mais dissolvida nos costumes que os imigrantes trouxeram da Europa.

https://www.arthurfernandesphotos.com/collas
Exposição “Collas: retratos de uma cultura” no Atrium Shopping
Fotógrafo: Arthur Fernandes
De 17.06 a 30.07
Evento gratuito

Atrium Shopping
Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.com

Atrium Shopping apresenta a exposição “Collas: retratos de uma cultura”
Avalie esta notícia