Atrium Shopping cria espaço para mostrar arte cerâmica do ABC

0
390

Workshops, exposição de peças antigas, apresentações de torno e história das indústrias cerâmicas da região do ABC paulista integram a programação do Espaço Olaria, até 12 de junho

A história da região do ABC merece ser relembrada e valorizada. Por acreditar nisso, o Atrium Shopping abriu o Espaço Olaria, um ateliê no qual oleiros dão vida a objetos utilitários e decorativos em cerâmica, além de conduzir workshops. A iniciativa, que vai até junho, é uma parceria com o Grupo Funicularte de Paranapiacaba.

No início do século XX, as cidades de São Caetano e Mauá, em especial, sediaram importantes indústrias cerâmicas como Cerâmica São Caetano, Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo e Cerâmica Mauá, que deram escala comercial ao uso da argila de excelente qualidade que existia na várzea entre os rios Tamanduateí e Meninos.

O Espaço Olaria no Atrium Shopping contará um pouco desta história, divulgando os modos de produção da cerâmica e suas técnicas, além de incentivar a experimentação e o contato do público com a arte milenar da olaria e da cerâmica, que envolve o manuseio do barro e a sua transformação pelo fogo.

Para se transformar em uma oficina, o local foi equipado com dois tornos, mesas de trabalho, estantes de peças cruas e de peças prontas. Ali, durante os dias de semana artistas locais conduzirão workshops, e nos fins de semana haverá apresentações de torno com Daniel Damico, do grupo Funicularte. Também serão conduzidas atividades lúdicas para as crianças, onde poderão pôr a mão na massa e levar suas esculturas para casa.

O aspecto histórico da cerâmica na região será lembrado com a exposição de uma pequena coleção de peças antigas das cerâmicas Matarazzo, São Caetano e Mauá.

Sobre o Grupo Funicularte

O grupo é formado por ceramistas que se encontram na Vila de Paranapiacaba, em Santo André. A vila, criada no século XIX pelos ingleses responsáveis pela instalação da São Paulo Railway Company, que ligava o planalto paulista ao litoral, é tombada como Patrimônio Nacional e pelo IPHAN. O nome do coletivo é uma referência ao sistema funicular, utilizado pela São Paulo Railway para o transporte de passageiros e de carga ao longo das encostas da Serra do Mar, e que se constitui em um sistema de cabos de aço.

Espaço Olaria no Atrium Shopping

Quando: de 10 de maio a 12 de junho

Onde: Piso Térreo

Atividades: workshops de cerâmica em argila com artistas convidados, apresentações de torno, exposição de peças antigas das indústrias locais e oficina infantil.

Parceria: Grupo Funicularte de Paranapiacaba

Grátis

Atrium Shopping

Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André – SP

Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.comnovo-1

Atrium Shopping cria espaço para mostrar arte cerâmica do ABC
Avalie esta notícia