Atrium Shopping expõe obras impressionistas de Carmelo Gentil

Mostra reúne cerca de 50 pinturas em aquarela e óleo sobre tela

Até 17 de abril os frequentadores do Atrium Shopping, em Santo André, poderão dar um mergulho na pintura impressionista, com a exposição “Carmelo Gentil entre Óleos e Aquarelas”, do pintor nascido em São Caetano e radicado em Santo André. Estão expostas cerca de 50 obras produzidas em vários períodos, nas técnicas de aquarela e óleo sobre tela.

Entre temáticas variadas, destacam-se paisagens marinhas, cenas de época, e retratos. Estas obras dão conta não apenas da longa trajetória de Carmelo Gentil na pintura (são 40 anos de atividade), mas também de seu talento, reconhecido por mais 29 prêmios em salões de arte pelo Brasil e também por críticos importantes como Oscar D’ Ambrosio, para quem “O elemento encantador de sua pintura está em ver a arte como a revelação do mistério do existir, levado à tela numa associação entre a técnica aperfeiçoada e a demonstração de uma saudável inquietação plástica interna, gerada nos escuros que questionam e clarificam a nossa visão do mundo”.

Sobre Carmelo Gentil – Nascido em 1955 em São Caetano do Sul, onde frequentou a Fundação das Artes, construiu uma carreira voltada à pintura impressionista, que inclui a produção em seu atelier em Santo André (suas obras estão em coleções particulares no Japão, Itália, França, Estados Unidos, Canadá, além de acervos públicos como da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), a participação em inúmeros salões de arte, exposições coletivas e individuais e também aulas na Associação Paulista de Belas Artes, em São Paulo.

Sobre Impressionismo – O movimento, surgido no século XIX na França, veio quebrar a rigidez de escolas que o antecederam na pintura, como o realismo, o neoclassicismo e o romantismo. Como o nome sugere, os pintores impressionistas colocam na tela a sua subjetividade, com imagens produzidas a partir de pinceladas soltas e um trabalho intenso com cores e contrastes luz/sombra. Entre seus expoentes estão Claude Monet, Edouard Manet, Edgar Degas e Auguste Renoir.

Exposição “Carmelo Gentil entre Óleos e Aquarelas”
Quando: de 22 de março a 17 de abril
Local: Piso Térreo, ao lado do Carrefour

Atrium Shopping
Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.com

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais