Atrium Shopping participa do Setembro Verde, campanha de conscientização sobre doação de órgãos

0
353

“Setembro Verde” é o mês dedicado à campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos em todo o País. E o Atrium Shopping abraça esta causa: em parceria com o Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES) oferece entre os dias 15 e 30 deste mês, uma série de atrações gratuitas, juntamente com as atividades de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Todas as atividades acontecem na loja 380, localizada no Piso 1.

Durante os dias de semana, das 14h às 20h, os voluntários do IPES realizarão um trabalho de sensibilização e esclarecimento sobre a doação de órgãos, e os frequentadores também poderão fazer fotos no totem “Cantinho do Coração”, uma forma lúdica de lembrar da importância de abrir-se à doação de órgãos. Além disso, diariamente, haverá o sorteio de uma aula-jantar no Adesso Ateliê Gastronômico, de São Caetano.

Nos fins de semana, as atividades se multiplicam, com aulas-cortesia de maquiagem promovidas pelo Ateliê da Maquiagem (mediante a distribuição de vouchers) e a presença dos Doutores da Alegria. Nos sábados (dias 17 e 24) às 15h, haverá ainda apresentações musicais com os corais Geração Eleita e Adolescentes Vencedores, formados por jovens que exercitam o voluntariado em creches e asilos da região.

“Esta oportunidade aberta pelo Atrium Shopping é maravilhosa, pois nos permite realizar um importante trabalho de sensibilização das pessoas para a doação de órgãos”, diz a presidente e fundadora do IPES, Wilma de Moraes Carvalho Rosa. Segundo ela, além do aumento de doadores, outra pauta importante atualmente é a criação de uma Organização de Procura de Órgãos para a região do ABC, uma vez que hoje esse trabalho é feito pelo Instituto Dante Pazzanese, de São Paulo. As OPO são grupos de coordenação regional responsáveis por organizar e apoiar, no âmbito de sua área de atuação, o processo de doação e transplantes.

Transplantes no Brasil
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, o Brasil é hoje o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de saúde. De 2004 a 2014, o número de transplantes realizados no País cresceu 63,8%. Ainda assim, estima-se que apenas um em cada oito potenciais doadores acabe se tornando doador de fato, em função de entraves que vão da recusa da família até o transporte dos órgãos. Por isso, o trabalho de conscientização continua sendo essencial. Vale lembrar que um único doador pode salvar várias vidas, uma vez que são passíveis de transplante o coração, pulmão, rins, fígado, pâncreas, ossos e córneas.

Setembro Verde no Atrium Shopping
Quando: de 15 a 30 de setembro
Local: Piso 1, loja 380 (ao lado da Rabush)
Atividades e atrações: distribuição de materiais informativos, sorteios diários de aulas de gastronomia, presença dos Doutores da Alegria, distribuição de vouchers para aulas de maquiagem (fins de semana) e apresentações dos corais Geração Eleita e Adolescentes Vencedores (dias 17 e 24, às 15h).
Parceiro: Instituto Paulista de Educação em Saúde (IPES),

Atrium Shopping
Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.com

Atrium Shopping participa do Setembro Verde, campanha de conscientização sobre doação de órgãos
Avalie esta notícia