Atrium Shopping traz exposição inspirada em Van Gogh

Atrium Shopping traz exposição inspirada em Van Gogh

Atrium Shopping traz exposição inspirada em Van Gogh: Mostra “Vincent no limiar de Ju Carvalhart” homenageia Van Gogh e fica aberta para visitação a partir de 1º de março

Atrium Shopping traz exposição inspirada em Van Gogh

O Atrium Shopping, em Santo André, abre a exposição da artista andreense Juliane Carvalho, inspirada em obras do pintor holandês Vincent Van Gogh. A mostra reúne 26 telas, produzidas com técnicas de pintura a óleo, entre outras. A artista mescla suas criações influenciadas pelos trabalhos de Van Gogh a releituras de obras icônicas do mestre como Os Girassóis; Amendoeira em Flor; Campo de Trigo com Corvos; Noite Estrelada e Autorretrato.

Vincent Willem van Gogh foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida.

Admiradora e estudiosa de Van Gogh, Juliane decidiu criar um projeto que pudesse aproximar as pessoas da excepcionalidade do artista. “É uma oportunidade para o público entender a mente brilhante de Vincent”, diz a artista.

Onde e quando nasceu Van Gogh?

Zundert, Países Baixos
Vincent van Gogh/Local de nascimento

Atrium Shopping traz exposição inspirada em Van Gogh
Atrium Shopping traz exposição inspirada em Van Gogh

Vincent Van Gogh nasceu em 1853 na Holanda e é um considerado o maior expoente do movimento pós-impressionista. Desenvolveu um estilo próprio em que construía figuras com pinceladas separadas, cores fortes e definidas. Passou por períodos de forte depressão e de falta de recursos e seu reconhecimento público veio apenas após sua morte. O Museu Van Gogh, em Amsterdam, reúne mais de 200 obras relacionadas a etapas de sua vida e um dos mais visitados no país.

Qual o nome da doença de Van Gogh?

Portanto, um diagnóstico de transtorno bipolar ou manico-depressivo faz sentido quando estudamos o curso dos episódios afetivos ao longo da vida de Van Gogh. Em reação a seus ataques de epilepsia, ansiedade e depressão, Van Gogh bebeu Absinto, uma bebida alcoólica tóxica e popular em muitos artistas da época.

Exposição “Vincent no limiar de Ju Carvalhart” no Atrium Shopping

  • Abertura: 1 de março
  • Onde: Piso Térreo

Evento Gratuito

Atrium Shopping

Rua Giovanni Battista Pirelli, 155 – Santo André – SP

Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.com

Qual era o estilo de pintura de Van Gogh?

Em suas obras, Van Gogh faz o uso de cores bastante fortes, além de utilizar com grande frequência as linhas fortes como forma de dar vida às suas obras. Além disso, a forma de pintar desse artista é mais simples se comparada a Gauguin, mostrando um estilo diferente.