Autarquias veem nova relação com troca na Sabesp

Os governos dos prefeitos Paulo Serra (PSDB), de Santo André, e Atila Jacomussi (PSB), de Mauá, vislumbram nova relação com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) a partir da efetivação da troca no comando da empresa. O governador Márcio França (PSB) encaminhou o nome de Karla Bertocco, então subsecretária da Pasta de Governo, para que o conselho de defesa de capitais, órgão colegiado ligado à Fazenda, faça indicação ao conselho de administração da Sabesp visando a sua escolha à presidência, no lugar de Jerson Kelman.
Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) possuem dívida, juntos, nas contas da Sabesp, de R$ 5,4 bilhões. Os valores são contestados judicialmente. As direções buscam equalizar o passivo, mas sem avanço. Há um mês à frente do Palácio dos Bandeirantes, França já dava como certa, nos bastidores, a mudança na gestão. Karla ocupava cargo responsável por viabilizar negócios do governo com o setor privado.
Os municípios compram água por atacado da empresa. Os débitos se arrastam desde a década de 1990. Atila admitiu que a expectativa “é a melhor possível” na tentativa de encontrar solução para o impasse. “A chegada da Karla, que tem experiência em modelos de PPPs (Parcerias Público-Privadas), abre portas para avanço com os municípios. Até o fim do ano pretendemos resolver esse problema criado na época do PT.”

A cúpula do governo de Santo André também aguarda que conversa seja mais proveitosa. Por nota, o Paço afirmou que as negociações do município com a Sabesp seguem em curso, só que não há prazo estipulado para o desfecho das tratativas. “Assim como fez desde o início da atual administração, a Prefeitura manterá diálogo aberto com a companhia estadual e entre os fatores considerados nas negociações está o estudo elaborado pela FGV (Fundação Getulio Vargas).”
A Sabesp informou que não se pronunciará sobre o assunto neste momento. 

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais