Bridgestone reforça seu compromisso com a sustentabilidade

Bridgestone reforça seu compromisso com a sustentabilidade :

Bridgestone reforça seu compromisso com a sustentabilidade


Bridgestone Santo André

Crédito: Divulgação

Em sua jornada para se tornar uma líder global em soluções de mobilidade, a Bridgestone colocou a sustentabilidade no centro do seu negócio. Como parte de sua estratégia global de longo prazo, rumo a 2050, divulgada recentemente, a companhia reforçou seu comprometimento com o meio ambiente, divulgando os resultados do seu plano de metas 2020 e anunciando novos objetivos para 2030. Entre estes resultados, a companhia celebrou 40% de redução no consumo de água, entre 2005 e 2020, resultado acima do objetivo estipulado originalmente, de 35%. 

Com a proximidade do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Bridgestone reforça junto a seus colaboradores e à sociedade suas iniciativas para preservar os recursos hídricos no Brasil. Elas fazem parte do seu compromisso global de responsabilidade socioambiental, Nosso Jeito de Servir, com benefícios ao longo dos últimos anos e novos projetos em suas quatro plantas de produção.

Bridgestone Camaçari

Na Bahia, onde inaugurou sua segunda fábrica de pneus brasileira, em 2007, a Bridgestone reduziu em 56% o consumo de água, entre 2014 e 2020. Entre as iniciativas que contribuíram para este resultado, destaca-se a automatização de sistemas de vazão de água e o controle rigoroso da manutenção de equipamentos, prevenindo vazamentos. Seguindo nesta jornada, a planta segue implementando novos projetos, incluindo uma estação interna de captação e tratamento de água pluvial, que entrará em uso em 2021 e trará novos ganhos para a unidade e o meio ambiente.

Bridgestone Santo André

Em Santo André, onde está instalada a primeira fábrica de pneus da Bridgestone no Brasil, inaugurada em 1940, o consumo de água industrial proveniente da água subterrânea foi reduzido em mais de 80%, desde 2014, com a implantação do projeto Água de Reuso, que substitui o uso da água subterrânea pela água de reuso, poupando recursos naturais renováveis. A Fábrica também conta com uma Estação de Tratamento de Efluentes, que trata 100% dos efluentes industriais da unidade para reutilização na própria linha de produção. Em 2020, em busca de novas oportunidades, a equipe instalou redutores de vazão nos chuveiros dos vestiários, que atendem mais de 3000 colaboradores. O projeto significa uma economia estimada em mais de 46.000.000 litros de água potável por ano, um volume suficiente para abastecer cerca de 290 residências pelo mesmo período, demonstrando que ações simples podem fazer a diferença. 

Bridgestone Bandag

Com duas fábricas, responsáveis pela produção das bandas de rodagem da companhia, em Campinas e Mafra, a Bandag alcançou mais de 25% de redução no consumo de água, entre 2014 e 2020 e espera avançar ainda mais nos próximos anos. Na planta de Campinas, a inauguração de uma estação de tratamento de efluentes, em 2020, permitirá o tratamento de até 28.000 litros de água por dia, que poderão ser reutilizados no processo produtivo da planta. Já em Mafra, no sul do país, um projeto para reutilização do efluente tratado na própria planta tem potencial de reduzir em até 19.000 litros o consumo mensal de água da planta.

“Estamos comprometidos em continuar inovando para promover a mobilidade e preservar o meio ambiente”, comentou Janaína Braga, Gerente Sênior de Meio Ambiente e Segurança da Bridgestone Latin America South. “Só assim poderemos seguir cumprindo a nossa missão de servir à sociedade com qualidade superior, não apenas nesta geração, mas nas gerações futuras”, complementa a executiva.

Para 2030, a Bridgestone Corporation direcionará esforços globalmente para o fortalecimento da gestão de recursos, prevenindo a poluição do meio ambiente, implementando novas iniciativas de redução do consumo de água em áreas de seca e promovendo ações de conservação de água junto à comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies