PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

Choro para emocionar

Beto Casemiro nasceu em família de músicos. Quando pequeno, ficava com sua tia enquanto sua mãe ia trabalhar. Lá escutava discos de Roberto Carlos, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. Ainda jovenzinho, tocava cavaquinho. Antes dos 15 anos já era apaixonado por chorinho. Um dia um tio lhe disse: “Se você gosta de solar precisa de um bandolim”. Foi então que seu avô lhe deu um de presente, quando tinha 16 anos. Foi amor de bate-e-pronto e, de lá para cá, a paixão só aumentou.
Hoje, prestes a completar 40 anos, o andreense realiza um sonho e apresenta seu primeiro disco, Momentos de Paz, que pode ser encomendado pelo e-mail tobeband@hotmail.com e custa R$ 20.

O trabalho, independente, é ilustrado por dez composições instrumentais de choro. “São seis músicas de minha autoria, gosto muito de compor, escrever arranjos, somente músicas instrumentais, pois nos meus estudos sempre praticava exercícios de composição e improvisação, e sempre ouço grandes compositores, desde o erudito até o popular. Acho muito legal exercitar a criatividade, mesmo que seja para compor um trecho”, diz.
Além das próprias músicas, Casemiro aproveita a oportunidade para lembrar de artistas da região. “Meu sonho era homenagear músicos do Grande ABC, principalmente de Santo André, pois tem um grande legado de chorões, muitos músicos que tocam violão de sete cordas, legado deixado por Joca Sete Cordas (morto em 2009)”, diz.
Casemiro acredita que a região é repleta de músicos e compositores de ótima qualidade. Ele gostaria de gravar muitos deles, desde o jazz até o choro, mas os recursos só permitiram que escolhesse quatro, que são Ditinho do Bandolim, Everson Pessoa, Elio Polido Leonor e Eduardo Hopper.
Gravado em Santo André, o disco apresenta resultado primoroso, com ótimos arranjos e harmonias que despertam sentimentos, como a animada Esplendor, e a triste Chorando Assim. Amor Esquecido fará lembrar de qualquer avô que gosta (ou gostava) do gênero musical. No disco há bateria tocada com vassourinha, pandeiro e até contrabaixo acústico.
Outra canção que merece destaque é a que dá nome ao disco. “A faixa Momentos de Paz surgiu quando estava passando por problema de saúde e precisava de um momento de tranquilidade, que pudesse relaxar, respirar ar puro, então surgiu esta composição quando senti esse momento”, diz o artista, que completou: “A música é para todos. Espero que no futuro possamos ter mais escolas, mais projetos não só para música, mas para a cultura em geral, pois ela pode mudar o cenário em que vivemos”, encerra. 

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

*Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

Continue explorando...

Restaurante Madero abre em Santo André

Restaurante Madero abre em Santo André: Depois do sucesso de seus restaurantes na cidade de São Paulo, a rede Madero chega ao ABC. No próximo dia 3 de março, a partir das 19h30, sobrevirá um jantar beneficente de pré-inauguração do Madero Container Santo André.

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André

Meio Público de Trabalho oferece 12 vagas para Mauá e Santo André: O Meio Público de Trabalho e Renda de Mauá oferece 12 vagas...

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Artigos Relácionados

Festival Sabores da Cidade de Santo André Começa Nesta Segunda

Santo André, 10 de maio de 2024 - A cidade está se preparada para...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André

A pé por Santo André

Absorver experiências, conhecer e mudar é parte do amadurecimento das pessoas. Mas nem sempre...

Confirmado Terceiro caso de Febre Amarela

Confirmado Terceiro caso de Febre Amarela: A Prefeitura de São Bernardo divulgou ontem que o caso suspeito de febre amarela atendido na rede pública do município, mas sendo o paciente morador de outra cidade, foi confirmado porquê positivo.

Semasa realiza oficina para diagnóstico do Plano de Educação Ambiental do Parque do Pedroso neste sábado

Atividade é voltada especialmente aos moradores da região e acontece em formato de café da manhã com diálogo

Santo André começa obras da Estação de Coleta Parque Marajoara

Ecoponto será o trigésimo do município; moradores poderão descartar diversos tipos de materiais que não são recolhidos pela coleta porta a porta

Banco de Leite do Hospital Mário – Covas precisa de doadoras

Local trabalha no mês de agosto com apenas 25 litros em estoque, quando volume ideal para atendimento aos bebês da UTI Neonatal e Berçário seria de 70 litros

Conheça o Impacto do Ensino Bilíngue no Desenvolvimento Infantil

Ensino Bilíngue no Desenvolvimento Infantil. O mundo está se tornando cada vez mais interconectado,...