Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes

Banhos Frios emagrecem e ajudam a Saúde

Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes

Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes: Geert A. Buijze e seus colegas pediram 3.000 voluntários na Holanda para terminar seus chuveiros manhã com um 30, 60 ou 90 segundos explosão de água fria, ou para tomar banho, como sempre faziam, por 30 dias consecutivos.

Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes

Em seguida, os pesquisadores analisaram os registros de presença no trabalho das mesmas pessoas durante esse período. Em média, em todos os grupos que se banharam com água fria, as pessoas estavam ausentes 29% menos dias do que as pessoas do grupo controle.

Conclusão dos Pesquisadores: Chuveiros frios levam a menos dias doentes.

Banhos Gelados com Chuveiros frios levam a menos dias doentes.

Dr. Buijze, defenda sua pesquisa.

Buijze: Esta é a primeira evidência de alto nível que mostra que banhos frios podem beneficiar sua saúde. As pessoas que as tomaram por pelo menos 30 segundos por um mês ligaram 29% a menos do que o nosso grupo controle – e 54% a menos se elas também praticavam exercícios físicos regulares.

Mas por que os chuveiros frios nos deixam menos Doentes?

Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes
Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes

Esse é um ponto sutil, mas importante: os participantes que tomaram banho frios na verdade relataram sentir-se doentes tão poucos dias, em média, quanto as pessoas que tomavam banho normalmente. Mas ou seus sintomas eram menos graves ou eles se sentiam mais enérgicos, então eram mais capazes de superar a doença e funcionar de qualquer maneira.

O efeito exato no Sistema Imunológico não é claro, mas temos algum conhecimento do caminho pelo qual ele funciona. Temperaturas frias fazem você tremer – uma resposta autônoma para manter a temperatura do corpo alta. Envolve um efeito neuroendócrino e desencadeia nossa resposta de luta ou fuga, causando o aumento de hormônios como o cortisol, pouco antes de passarmos a uma resposta de relaxamento. Além disso, as temperaturas frias ativam a gordura marrom – ou boa – do corpo.

Que efeito isso tem?

A gordura marrom não tem nenhuma conexão Comprovada com a Imunidade, mas afeta a termorregulação do corpo. Quando ativado, mantém o corpo quente, queimando calorias. Também pode aumentar sua energia e metabolismo e ajudar a controlar o açúcar no sangue. Isso pode reduzir o risco de obesidade e diabetes.

Temperaturas frias desencadeiam uma resposta de luta ou fuga.

Os chuveiros frios não poderiam estar apenas produzindo um efeito placebo? As pessoas se sentem mais difíceis depois de começar o dia tremendo?

Não podemos descartar isso, mas mesmo que seja apenas um fenômeno psicológico, tudo bem para mim. O efeito placebo tem uma reputação negativa na medicina, mas nas ciências da vida e da saúde, qualquer efeito salutário alcançado por meios naturais, em vez de uma pílula, é algo a ser buscado. Os placebos também dependem de vias neurobiológicas.

Mas e o chamado presenteísmo? As pessoas que se sentem mal não devem ficar fora do escritório?
Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes
Chuveiros Frios Reduzem o Tempo que Passamos Doentes

Não necessariamente, especialmente se os sintomas não forem ruins. A maioria de nós tentará lidar com um resfriado comum, por exemplo. Mas devemos tomar as precauções higiênicas necessárias – lavar as mãos, cobrir a boca quando tossimos – para proteger os colegas de patógenos.

Por que estudar banhos frios em vez de um reforço de saúde mais óbvio, como exercícios ou dieta?

Estudos anteriores mostraram que o exercício físico pode Fortalecer o Sistema Imunológico, mas não conheço evidências consistentes que demonstrem que outros rituais ou hábitos diários o fazem. Pesquisas sobre suplementos alimentares, por exemplo, produziram resultados conflitantes. E, embora a desnutrição possa comprometer o sistema imunológico, a prova de que os superalimentos aumentam é ilusória.

Os chuveiros a frio nos interessaram porque houve inúmeras alegações – ao longo da história e entre culturas – sobre seus efeitos benéficos. Hipócrates, o pai da medicina, prescreveu banhos frios para seus pacientes. Nos tempos romanos antigos, um ritual envolvia mover-se através de várias salas com temperaturas crescentes e terminar com um mergulho em uma piscina fria – daí o termo latino frigidarium. Você ainda vê práticas como essa em spas ao redor do mundo. Os atletas tomam banhos de gelo para reduzir a inflamação e dor locais e melhorar os tempos de recuperação de lesões.

Dois terços das pessoas que tomaram banho frio continuaram após o estudo.

Também inspiramos o holandês Iceman – Wim Hof, esse cara que se tornou famoso na Holanda por usar a exposição gradual aos exercícios de frio e respiração para treinar seu corpo a suportar temperaturas congelantes por até duas horas e que ensinou outras pessoas a faça o mesmo. Um estudo recente até mostrou que adultos saudáveis ​​podem usar essas técnicas para modular sua resposta imune quando injetados com um patógeno, levando a sintomas cada vez menos graves.

Fui abordado sobre a co-autor de um livro sobre banhos frios – o escritor queria um especialista em medicina a bordo -, mas eu disse a ele que queria investigar o efeito deles.

Então, como está frio?

Instruímos os participantes do estudo a tomar banho como normalmente faziam – tão quentes quanto quisessem, pelo tempo que quisessem – e depois tornar a água o mais fria possível pelo período de tempo prescrito. Isso aconteceu na Holanda durante os meses de inverno, de 1º de janeiro a 1º de abril, quando a água subterrânea nos poços das residências ficava entre 10 e 12 graus Celsius – o que é muito frio. Foi um milagre termos mais de 4.000 voluntários, dos quais cerca de 3.000 se matricularam.

A duração do banho frio não fez diferença.

Essas pessoas eram masoquistas? Ou aficionados pelo banho frio?

Obviamente, você não pode fazer um estudo sobre banhos frios com pessoas que nunca considerariam tomar um. Mas nenhum de nossos participantes os havia tomado regularmente antes. Eles eram um grupo misto de adultos saudáveis, sem problemas cardíacos ou respiratórios graves. Alguns deles provavelmente foram inspirados pelas histórias de Iceman.

Muitos nos disseram que temiam que o experimento os tornasse miseráveis, e no começo isso aconteceu. A grande maioria achou desconfortável e alguns odiaram, por isso precisavam de resiliência para passar o mês. Com o passar do tempo, porém, as pessoas começaram a se adaptar e a se sentir menos incomodadas. E quando perguntamos se eles iriam tomar banho frio após o final do mês, 91% disseram que sim e dois terços continuaram. Esse, para mim, é o sinal mais indicativo de um efeito benéfico – seja fisiológico ou psicológico.

E 90 segundos de frio não produziram um efeito mais forte que 30?

Não, a duração não importava. A redução nos dias de doença foi a mesma nos grupos de 30, 60 e 90 segundos. É possível que você faça menos de 30 segundos, mas por enquanto sabemos que isso é suficiente.

Houve algum benefício além de menos dias doentes?

A produtividade no trabalho era a mesma, independentemente de banhos frios ou nenhum, embora teoricamente as pessoas do banho frio fossem cumulativamente mais produtivas durante o período do estudo, uma vez que estavam ausentes com menos frequência. E, embora tenhamos visto uma melhora precoce na qualidade de vida autorreferida para esse grupo, esse efeito desapareceu ao longo do tempo.

É possível que o efeito de dias doentes também desaparecesse com o tempo?

Talvez. Mas acho que, mesmo que você se habituasse à água fria, sentia menos desconforto e tremia menos, o efeito neurobiológico permaneceria.

Eu poderia alcançar o mesmo resultado mudando para Terra Nova?

Acho que não, porque modificamos nosso comportamento para se ajustar ao clima que nos cerca. Se você mora no Canadá com temperaturas regulares de menos 20 graus Celsius, aquece sua casa, carro e escritório e, quando está do lado de fora, se veste para que seu corpo fique a 37 graus Celsius. Talvez se você se expusesse ao frio e criasse o mesmo efeito trêmulo, isso ajudaria, mas ainda não temos dados para apoiar essa hipótese.

A que temperatura você toma banho?

Meu estilo preferido é o de James Bond nos romances de Ian Fleming. Alterno as temperaturas, começando com um banho quente e passando direto para o frio congelante.

Você notou alguma alteração desde que iniciou esse regime?

Minhas experiências foram comparáveis ​​às dos participantes. Uma vez que você se adapta e se resiliente, torna-se um desafio matinal energético viciante. Se você se sentir doente ou saudável, um banho frio começa o dia!

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