Causas da Perda Auditiva e Surdez

211213213
Avalie a Matéria

Causas da Perda Auditiva e Surdez

Saúde ABC

Mais de 5% da população mundial – ou 466 milhões de pessoas – tem deficiência auditiva incapacitante (432 milhões de adultos e 34 milhões de crianças). Estima-se que até 2050, mais de 900 milhões de pessoas – ou uma em cada dez pessoas – terão perda auditiva incapacitante. Existem diversas causas da perda auditiva e surdez. Com a leitura deste artigo, você saberá quais são e suas formas de tratamento.

A perda auditiva incapacitante refere-se à perda auditiva maior que 40 decibéis (dB) na orelha auditiva melhor em adultos e uma perda auditiva superior a 30 dB na orelha auditiva melhor em crianças. A maioria das pessoas com deficiência auditiva incapacitante vive em países de baixa e média renda.

Aproximadamente um terço das pessoas com mais de 65 anos de idade são afetadas por deficiências auditivas incapacitantes. A prevalência nesta faixa etária é maior no sul da Ásia, Ásia-Pacífico e África subsaariana.

Perda Auditiva e Surdez

Uma pessoa que não é capaz de ouvir tão bem quanto alguém com audição normal – limiares auditivos de 25 dB ou melhor em ambas as orelhas – é considerada portadora de perda auditiva. A perda auditiva pode ser leve, moderada, severa ou profunda. Pode afetar um ouvido ou ambos os ouvidos e leva a dificuldades em ouvir a fala de conversação ou sons altos.

‘Dificuldade auditiva’ refere-se a pessoas com perda auditiva que variam de leve a grave. As pessoas com dificuldades de audição geralmente se comunicam por meio da linguagem falada e podem se beneficiar de aparelhos auditivos, implantes cocleares e outros dispositivos auxiliares. Pessoas com perdas auditivas mais significativas podem se beneficiar dos implantes cocleares.

As pessoas “surdas” geralmente têm perda auditiva profunda, o que implica muito pouca ou nenhuma audição. Eles costumam usar linguagem de sinais para comunicação.

Causas da Perda Auditiva e Surdez

As causas de perda auditiva e surdez podem ser congênitas ou adquiridas.

Causas congênitas podem levar à perda auditiva presente ou adquirida logo após o nascimento. A perda auditiva pode ser causada por fatores genéticos hereditários e não hereditários ou por certas complicações durante a gravidez e o parto, incluindo:

  • rubéola materna, sífilis ou outras infecções durante a gravidez;
  • baixo peso de nascimento;
  • asfixia ao nascer (falta de oxigênio no momento do nascimento);
  • uso inadequado de medicamentos específicos durante a gravidez, como aminoglicosídeos, substâncias citotóxicas, antimaláricas e diuréticos;
  • icterícia grave no período neonatal, que pode danificar o nervo auditivo em um recém-nascido.

Causas adquiridas podem levar à perda auditiva em qualquer idade, como:

  • doenças infecciosas incluindo meningite, sarampo e caxumba;
  • infecções crônicas do ouvido;
  • otite média;
  • uso de certos medicamentos, como aqueles usados ​​no tratamento de infecções neonatais, malária, tuberculose resistente a medicamentos e cânceres;
  • lesão na cabeça ou no ouvido;
  • ruído excessivo, incluindo ruído ocupacional, como o de máquinas e explosões;
  • exposição recreativa a sons altos, como o uso de dispositivos de áudio pessoais em grandes volumes e por períodos prolongados de tempo, e a participação regular em shows, boates, bares e eventos esportivos;
  • envelhecimento, em particular devido à degeneração das células sensoriais;
  • cera ou corpos estranhos que bloqueiam o canal auditivo.

Entre as crianças, a otite média crônica é uma causa comum de perda auditiva.

Tratamento da Perda Auditiva e Surdez

As pessoas que desenvolvem perda auditiva podem aprender a se comunicar por meio do desenvolvimento de habilidades de leitura labial, uso de texto escrito ou impresso e linguagem de sinais. Elas também podem se beneficiar do uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares e outros dispositivos auxiliares.

A detecção e a intervenção precoces são cruciais para minimizar o impacto da perda auditiva no desenvolvimento educacional e nas realizações de uma criança.

O post Causas da Perda Auditiva e Surdez apareceu primeiro em Nucleo Otorrino SP.

Otorrino Moema
Otorrino São Paulo: Dra. Heloisa dos Santos

Veja aqui onde pode realizar o Exame de Eletroneuromiografia em SP.