Causas de Febre: Quando nos Preocupar?

Causas de Febre: Quando nos Preocupar?: Existe uma Infinidade de Causas de Febre As causas de febre podem ser doenças infecciosas ou não.

Causas de Febre: Quando nos Preocupar?

Às vezes significa gravidade e indica que a pessoa deve procurar um pronto socorro imediatamente. Outras vezes, a melhor atitude a ser tomada é ficar em casa, descansando, tomando analgésicos e bebendo líquidos. 

Febre o que é Isso?

A febre é um aumento na temperatura do corpo acima da faixa normal. No entanto, a temperatura corporal varia entre as pessoas, com diferentes níveis de atividade e em diferentes momentos do dia. Livros médicos diferem em sua definição da temperatura corporal normal mais alta. Febre geralmente pode ser definida como uma temperatura matinal superior a 99 graus Fahrenheit ou uma temperatura superior a 100 graus Fahrenheit a qualquer hora do dia.

Uma parte do cérebro chamada hipotálamo age como o termostato do corpo. Quando tudo está bem no corpo, o hipotálamo é ajustado à temperatura normal do corpo. A febre se desenvolve quando o hipotálamo é ajustado para uma temperatura acima do normal. Essa redefinição do hipotálamo geralmente é causada por pequenas moléculas chamadas pirogênios no sangue. Os pirogênios podem vir de fora do corpo (externo) ou podem ser produzidos dentro do corpo (interno). Os pirogênios externos incluem toxinas (venenos) produzidas por vírus ou bactérias infecciosas. Os pirogênios internos incluem substâncias químicas anormais que são produzidas por tumores e proteínas que são liberadas durante a resposta normal do sistema imunológico.

Causas de febre incluem:

  • Centenas de tipos de vírus,
  • bactérias e parasitas que causam muitas doenças, como:
  • Condições crônicas (de longo prazo) associadas à inflamação,
  • como artrite reumatoide

Trauma grave, incluindo cirurgia

Reações a medicamentos ou imunizações

Certos tipos de cânceres

Sintomas

Os sintomas comuns associados à febre incluem sudorese, calafrios, dores de cabeça, dores musculares, falta de apetite, erupção cutânea, inquietação e fraqueza geral do corpo. A febre alta pode levar a sintomas de disfunção mental, como confusão, sonolência excessiva, irritabilidade e convulsões (convulsões).

Convulsões desencadeadas pela febre (convulsões febris) são comuns entre crianças menores de 5 anos. Essas convulsões geralmente ocorrem no início de uma doença quando a temperatura aumenta rapidamente. Em bebês e crianças pequenas, as convulsões febris geralmente causam agitação generalizada e rigidez muscular. Eles geralmente duram de um a três minutos e são freqüentemente seguidos por um longo período de sono.

Os sintomas específicos associados à febre geralmente podem fornecer pistas para ajudar a identificar a causa da febre. Por exemplo, febre acompanhada de vômitos e diarréia pode indicar gastroenterite, e febre associada à tosse, falta de ar e catarro amarelo-acinzentado podem indicar pneumonia.

Diagnóstico

Ao identificar a causa de uma febre, o seu médico pode perguntar sobre:

  • Sintomas de gripe ou resfriado
  • Dor abdominal, náusea, vômito ou diarréia
  • Queima ou dor ao urinar
  • Dor ou desconforto em qualquer parte do seu corpo
  • Contato com pessoas doentes em casa, no trabalho ou na escola

Os tipos de comida que você comeu recentemente

Qualquer exposição recente que você teve a animais, incluindo animais de estimação

Se você tem algum dispositivo protético ou mecânico implantado, como uma articulação artificial ou uma válvula cardíaca mecânica

Qualquer cirurgia recente, cortes ou grandes áreas de pele quebrada

Condições inflamatórias crônicas, como artrite reumatóide

Os tipos de medicamentos que você toma

Imunizações recentes

Viagem recente, especialmente para um país estrangeiro

Febre Interna Dra Keilla Freitas Especialista Infectologista Av Paulista

O seu médico irá medir a temperatura oralmente, no canal auditivo ou por via retal. Dependendo do local suspeito da infecção, o exame do seu médico irá se concentrar em certas partes do seu corpo:

Pele – Para sinais de erupção cutânea ou infecção

O seu médico irá medir a temperatura oralmente, no canal auditivo ou por via retal. Dependendo do local suspeito da infecção, o exame do seu médico irá se concentrar em certas partes do seu corpo:

Pele – Para sinais de erupção cutânea ou infecção

Linfonodos – para inchaço (sinal de infecção nas proximidades)

Olhos – Para vermelhidão ou icterícia (amarelamento da parte branca dos olhos)

Boca e garganta – Para sinais de faringite (infecção na garganta) ou um abscesso dentário

Sistema cardiovascular – Para insuficiência cardíaca ou infecções envolvendo o coração

Peito – Para infecção pulmonar

Abdome – Para infecções da vesícula biliar, intestino ou apêndice

Articulações – para artrite

Genitais – Para doenças sexualmente transmissíveis

Sistema nervoso – Para encefalite (infecção cerebral) ou meningite (inflamação ou infecção envolvendo as membranas que cobrem o cérebro)

Dependendo de seus sintomas e dos resultados de seu exame físico, você pode precisar de testes de diagnóstico, incluindo exames laboratoriais de fluidos corporais (sangue, urina, fezes ou líquido espinhal); radiografias especiais ou varreduras; ou biópsia (coleta de uma amostra de tecido corporal para exame laboratorial).

Duração esperada
Dependendo da causa, a febre pode desaparecer em um dia ou durar semanas.

Prevenção
Você pode reduzir o risco de contrair doenças que causam febre adotando esses hábitos saudáveis:

Pratique uma boa higiene lavando as mãos frequentemente com sabão e água morna, especialmente depois de usar o banheiro e antes de comer.

Limite a exposição a multidões e a pessoas com infecções conhecidas.

Cozinhe e armazene os alimentos adequadamente para evitar intoxicação alimentar.

Mantenha um registro de suas imunizações atuais. Reveja este registro com seu médico todos os anos para confirmar que suas imunizações estão atualizadas.

Contacte o seu médico antes de viajar para um país estrangeiro para receber quaisquer vacinas recomendadas antes da sua viagem.

Tratamento
Os médicos geralmente aconselham adultos com febre moderada a moderada abaixo de 102 graus Fahrenheit para:

Beba muita água e sucos de frutas para evitar a desidratação (níveis anormalmente baixos de água no corpo). Os fluidos ajudam a resfriar o corpo e reabastecem sais e minerais vitais (eletrólitos), que podem ser perdidos durante o vômito ou a diarreia.

Coma alimentos leves e fáceis de digerir.

Descanse bastante.

Tome ibuprofeno (Advil, Motrin ou outros), paracetamol (Tylenol) ou aspirina de acordo com as instruções do rótulo. A febre pode ajudar a combater a infecção, por isso existe uma controvérsia sobre se a febre deve ser tratada rotineiramente ou apenas se for particularmente grave.

A aspirina não deve ser administrada a bebês e crianças menores de 16 anos devido ao risco da síndrome de Reye, um distúrbio neurológico que pode causar risco de vida quando as crianças tomam aspirina durante uma doença viral. Em crianças, reduza a febre usando paracetamol ou ibuprofeno, juntamente com banhos de esponja morna. Se o seu filho tiver uma convulsão febril, chame seu médico imediatamente.

Se o seu médico suspeitar que uma infecção bacteriana está causando sua febre, ele ou ela irá prescrever antibióticos.

Quando chamar um profissional
Adultos e crianças devem procurar atendimento médico imediato para qualquer febre de 104 graus Fahrenheit ou superior ou para qualquer febre acompanhada por um ou mais dos seguintes:

Convulsão

Perda de consciência

Confusão

Torcicolo

Dificuldade ao respirar

Dor intensa em qualquer parte do corpo (especialmente na cabeça, no peito ou no abdômen)

Inchaço ou inflamação de qualquer parte do corpo

Corrimento vaginal descolorido ou fétido

Sintomas do trato urinário (dor ao urinar, urina com mau cheiro)

Chame um médico imediatamente se uma criança com menos de 3 meses tiver febre.

Para uma febre mais baixa de origem inexplicável, chame seu médico se ele não melhorar depois de dois ou três dias. Ligue antes se você desenvolver sintomas adicionais.

Prognóstico
Para a maioria das febres causadas por infecções comuns, a pessoa se recupera sozinha ou o médico é capaz de identificar e tratar a causa.

Temperaturas sustentadas do corpo de 106 graus Fahrenheit ou acima podem causar danos cerebrais.

Fontes para Febre

O post Causas de Febre: Quando nos Preocupar? apareceu primeiro em Dra. Keilla Freitas.

Infectologista Moema
Infectologista : Dra. Keilla Freitas

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais