CCJ Aprova Regulamentação da Profissão de Paisagista

Direito Previdenciário - O que é? Quais são os Benefícios? - Previdência

CCJ Aprova Regulamentação da Profissão de Paisagista: A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 2043/11, que regulamenta a profissão de paisagista. Conforme o texto, ficará assegurado o exercício do paisagismo aos profissionais que.

CCJ Aprova Regulamentação da Profissão de Paisagista

A versão que teve a sua aprovação é um substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que inclui os biólogos entre os habilitados a exercer a profissão e regulariza a situação de quem exerce atividade há, pelo menos, cinco anos.

De acordo com o projeto, a profissão poderá ser exercida por diplomados em curso superior de paisagismo ou arquitetura da paisagem, expedido por instituições brasileiras e estrangeiras.

O texto libera o ofício também para os pós-graduados em paisagismo ou arquitetura da paisagem, desde que possuam graduação em arquitetura, agronomia, engenharia florestal, biologia ou artes plásticas.

A deputada Flávia Morais argumentou que a regulamentação é “urgente diante dos elevados investimentos destinados à reurbanização das cidades brasileiras e a realização de grandes eventos”.

Tramitação da Proposta

A proposta ainda será apreciada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O post CCJ Aprova Regulamentação da Profissão de Paisagista apareceu primeiro em Bramante Previdência.

Adriane Bramante
Aposentadoria: Bramante

 

Comentários pela Internet sobre a Tramitação:

2ª parte Não adianta regulamentar a profissão se não houver verbas para o desenvolvimento do curso em universidades públicas e incentivo em universidades privadas( que atendam diferentes classes sociais). É necessário ademais que haja grupos de estudos profundos com profissionais na área a fim de que se crie uma grade adequada para a amplitude dos conteúdos e competências que abrangem a profissão de paisagista.

 

É complicado,pois não há faculdade de Paisagismo no Brasil. Um arquiteto embora estude desenho arquitetônico da paisagem, nada conhece sobre plantas, ou composição química do solo. É comum quando o profissional dessa área faz um projeto paisagista, indicar as mesmas plantas estrangeiras,mostrando que nada conhece de nossos biomas. Ademais,a faculdade de paisagismo jamais pode estar disassociada das técnicas de jardinagem.E os cursos técnicos de Paisagismo, onde ficam nesse parecer? já que estudamos o Paisagismo,com uma carga horária até maior que a de Arquitetura? E conhecemos jardinagem?

E a de jornalista vão aprovar quando, por gentileza?

 

Veja aqui onde pode realizar o Exame de Eletroneuromiografia em SP.