Conheça a Neuro-Oncologia e suas Abordagens Terapêuticas

Conheça a Neuro-Oncologia e suas Abordagens Terapêuticas: A Neuro-Oncologia é o ramo da medicina que diz respeito aos cânceres do cérebro e da medula espinhal. Os cânceres do sistema nervoso costumam ser condições

Conheça a Neuro-Oncologia e suas Abordagens Terapêuticas

O que é oncologia por radiação? A oncologia por radiação é uma especialidade médica que envolve o uso controlado da radiação para tratar o câncer, seja para cura ou para reduzir a dor e outros sintomas causados ​​pelo câncer. Radioterapia (também chamada radioterapia) é o termo usado para descrever o tratamento real fornecido pela equipe de oncologia de radiação.

Três profissões especializadas exclusivas estão envolvidas na prática da oncologia por radiação: Oncologistas de Radiação (médicos), Terapeutas de Radiação e Físicos Médicos de Oncologia de Radiação. Esses profissionais médicos altamente treinados usam tecnologias avançadas para fornecer terapia de radiação segura e eficaz a pacientes com câncer com o menor número possível de efeitos colaterais. A radioterapia faz parte do tratamento em cerca de 40% de todos os pacientes curados de câncer1.

Por que a oncologia por radiação é importante?

Mais de 100.000 australianos são diagnosticados com câncer a cada ano1. Em 2010, 21.235 cânceres foram registrados na Nova Zelândia2. Estima-se que cerca de metade deles se beneficiarão da radioterapia como parte do tratamento geral do câncer1. Isso significa que 1 em cada 2 pacientes com câncer pode se beneficiar da radioterapia em algum momento da doença.

A terapia de radiação pode ser aplicada com segurança a uma ampla gama de cânceres e pode ser usada sozinha ou em conjunto com cirurgia, quimioterapia e outros tratamentos. Geralmente é completamente não invasivo e acessado através de clínicas ambulatoriais. A terapia de radiação é um tratamento de câncer altamente econômico.

Custa menos de 9 centavos de cada dólar gasto em tratamento de câncer no geral, mas é vital em cerca de 40% de todos os cânceres curados1. Com o câncer sendo a principal causa de morte em todo o mundo, o investimento na melhoria dos tratamentos oncológicos por radiação, ajudando os pacientes com câncer a acessar a terapia por radiação e construindo novos centros de tratamento nunca foi tão importante.

O futuro da oncologia por radiação

A tecnologia usada na oncologia por radiação está em constante aprimoramento. Avanços recentes beneficiaram muitos pacientes com câncer, resultando em maiores taxas de cura, menos efeitos colaterais, tratamentos mais curtos e melhor qualidade de vida. A nova tecnologia fornece imagens tridimensionais de tumores que direcionam precisamente os feixes de radiação para o câncer, limitando os danos a importantes órgãos adjacentes. A imagem em tempo real está em desenvolvimento, o que permitirá que as equipes de tratamento compensem pequenos movimentos involuntários do paciente, como a respiração.

Os ensaios clínicos atuais estão investigando drogas que sensibilizam as células cancerígenas aos efeitos da radiação, facilitando sua destruição com a radioterapia. Enquanto isso, medicamentos protetores podem ajudar as células saudáveis ​​a se recuperarem melhor após a exposição à radiação. O câncer já é a principal causa de carga total de doenças e lesões na Austrália e na Nova Zelândia. Com o envelhecimento da população com maior probabilidade de desenvolver câncer, esse problema só aumentará.

O investimento em pesquisa tecnológica, clínica e laboratorial e na construção de centros de tratamento de radiação é vital para a saúde dos australianos e neozelandeses agora e no futuro. Dessa forma, mais e mais pessoas que precisam de tratamento contra o câncer podem se beneficiar de nossos serviços oncológicos de radiação, líderes de alta qualidade, seguros e eficazes.

O post Conheça a Neuro-Oncologia e suas Abordagens Terapêuticas apareceu primeiro em Dr Victor Barboza Neurocirugia.

Neurocirurgião Moema
Neurocirurgião: Dr Victor Barboza

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais