Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

Regras para controlar o açúcar para as crianças!

Corpos Estranhos na Cavidade Nasal: Um corpo estranho é qualquer objeto ou substância colocada no interior do corpo.

Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

O que é um Corpo Estranho? Corpo Estranho ou (CE) é considerado, qualquer objeto ou substância que inadvertidamente penetra o corpo ou suas cavidades. Qualquer material pode se tornar um CE no Sistema Respiratório, e a maior suspeita de que o Acidente Ocorreu é a situação de engasgo.

Quando isto acontece no nariz, chamamos de corpo estranho na cavidade nasal. Estes acidentes são causas das mais frequentes de uma visita emergencial ao médico otorrinolaringologista, sendo muito mais comuns em crianças, jovens e pacientes psiquiátricos. Asfixia por corpos estranhos é uma das principais causas de morte em crianças de 0 a 3 anos. Aproximadamente 60% dos casos são do sexo masculino.

Continue lendo este artigo para saber mais sobre esta emergência e como proceder se isto acontecer com o seu filho.

Por que as Crianças Colocam Corpos Estranhos na Cavidade Nasal?

Durante uma brincadeira, imitando o comportamento de outra criança, ou mesmo por simples curiosidade, é comum que as crianças coloquem objetos no nariz. Isso é até natural, já que elas estão aprendendo como as coisas funcionam: inclusive em seu próprio corpo!

Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

É possível que corpos estranhos entrem no nariz de uma criança enquanto ela está dormindo. Geralmente, isso acontece com pequenos insetos.

A palavra “corpo estranho” já significa que ele não deveria estar lá. Embora possa parecer inofensivo, existe um grande risco de asfixia e ferimentos graves. Infecções também podem ocorrer, especialmente se houver demora nos procedimentos de remoção.

O que Pode ser Introduzido “Acidentalmente” no Nariz

São diversos os materiais que podem ser colocados no nariz: isso vai depender da curiosidade do seu filho!

O que fazer com corpo estranho no nariz?

O que fazer com Corpo Estranho no Nariz? Se estiver de uma forma onde não pode ser removido, procure o médico. Orelhas, Nariz e Garganta são os orifícios mais expostos, daí a alta incidência de corpos estranhos dos mesmos. Os Casos Acidentais são causados, na maioria das vezes, por insetos que penetram nas fossas nasais ou, mais raramente, deslocamento de corpos estranhos de oro e hipofaringe para o cavum.

Entre os principais casos que observamos em nossa prática clínica, estão:

  • Grãos;
  • Bolinhas;
  • Pedrinhas;
  • Brinquedos Pequenos;
  • Botões;
  • Pecinhas de Brinquedos;
  • Pequenos Pedaços de Alimentos;
  • Bateria de relógio.

É importante dar ainda maior atenção quando o objeto inserido for uma bateria. Elas podem causar ferimentos graves em poucas horas, ou mesmo vazar, causando ainda maiores complicações.

Sintomas de Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

Quando uma criança coloca um corpo estranho no nariz, ela pode apresentar alguns sintomas:

  • Secreção nasal apenas de um lado
  • Mal cheiro na região nasal
  • Febre
  • Dificuldade para respirar

Também pode ser possível que uma criança tenha um corpo estranho no nariz e não apresentar nenhuma queixa. Nesse caso, é importante que os pais fiquem atentos para que a situação não se torne mais grave.

Como Realizamos a Remoção de Corpos Estranhos na Cavidade Nasal

A primeira recomendação é manter a calma. Se o seu filho perceber sua apreensão, pode ficar agitado e dificultar a remoção. Ao suspeitar que ele tem um corpo estranho no nariz, leve-o para a emergência médica, mesmo se você não conseguir visualizar o objeto.

É de extrema importância que pessoas não habilitadas não tentem remover o corpo estranho. Isto é uma emergência médica e seu filho deve ser levado imediatamente ao hospital. Quanto mais tempo demorar para realizar a remoção, maior a gravidade do quadro.

Além disso, ao tentar remover o corpo estranho em casa, há riscos de lesões de outras estruturas. Por exemplo, se a criança tentar assoar as duas narinas ao mesmo tempo para expelir o material, isto pode danificar os tímpanos. A remoção no hospital é feita de forma segura, por uma equipe médica altamente qualificada.

O procedimento é realizado da forma mais confortável possível para o seu filho: é aplicado um anestésico tópico dentro do nariz e, quando necessário, um medicamento que ajuda na prevenção de hemorragias.

Após a remoção, pode ser necessário o uso de antibióticos, para prevenir infecções.

Referência: Stanford Children’s Health

O post Corpos Estranhos na Cavidade Nasal apareceu primeiro em Núcleo Otorrino SP.

Otorrino Moema
Otorrino São Paulo: Dra. Heloisa dos Santos