Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano

Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano

Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano: O Doppler transcraniano (DTC) é um exame de imagem relativamente novo, que atua como diagnóstico de várias patologias neurológicas. Ele foi idealizado em meados de 1982, mas só ganhou seu lugar no Brasil em 1992, na USP (Universidade de São Paulo).

Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano

Entretanto, este método tem sido cada vez mais útil em diversas áreas médicas, na análise clínica e diagnóstico das mais diversas enfermidades. Continue a leitura deste artigo para descobrir as principais indicações neurológicas do Doppler transcraniano.

Doppler Transcraniano: Vantagens

O Doppler Transcraniano Transcraniano é um exame não invasivo, capaz de medir o fluxo sanguíneo das principais artérias cerebrais, através da ultrassonografia. Com este método, há a possibilidade de obter informações circulação intracraniana, para auxiliar nos casos em que o tratamento clínico ou cirúrgico modifiquem o fluxo sanguíneo cerebral.

Saúde ABC

Saiba mais sobre o Exame de Doppler Transcraniano SP o ABCTudo conta tudo para você

Uma das vantagens desta técnica é sua portabilidade, que permite que o exame seja feito em UTIs (unidades de terapia intensiva), com o paciente em uma cama e durante cirurgias. Ademais, o exame não é prejudicial à saúde do paciente, podendo ser repetido quantas vezes forem necessárias, durante longos períodos.

Doppler Transcraniano: Indicações

As principais indicações neurológicas do Doppler Transcraniano foram determinadas com base em níveis de evidência, conforme um formato específico para análise de tecnologia, experiência pessoal, entre outros.

O método de ultrassom Doppler transcraniano é indicado para diversos usos, sendo classificado como efetivo, estabelecido, promissor e investigativo em suas aplicações clínicas. Dentre as principais indicações neurológicas desta técnica, destacam-se:

Avaliação da Circulação e Fluxo do Sangue no Cérebro

  • Teste de Avaliação da Reatividade Vasomotora Cerebral, no qual são medidas alterações na velocidade do fluxo sanguíneo;
  • Detectar Alterações Hemodinâmicas da Circulação Cerebral causadas por doença arterial não aterosclerótica;
  • Teste com solução salina para identificar se há comunicação entre veias e artérias;
  • Avaliação hemodinâmica de condições clínicas, como estenoses das artérias vertebrais;
  • Avaliação da hemodinâmica cerebral durante a gestação, observando a presença de pressão alta e prevenindo complicações como a eclâmpsia.
Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano
Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano

Análise das Estenoses Arteriais

  • Triagem de estenoses em pessoas com grandes riscos de doença aterosclerótica intracraniana;
  • Avaliar os efeitos hemodinâmicos intracranianos de estenose ou oclusão da artéria carótida interna;
  • Sanar dúvidas levantadas por angiografia ou ressonância magnética, como o grau de estenose em regiões onde a visualização é difícil.

Estudo de Hemorragias Cerebrais

  • Análise temporal do vasoespasmo cerebral na hemorragia subaracnóidea associada ao aneurisma cerebral, evitando maiores complicações neurológicas;
  • Observação da velocidade da circulação sanguínea e redução da pressão de perfusão cerebral em pessoas com hipertensão intracraniana.

Para que serve o exame doppler transcraniano?

Para que serve o exame doppler transcraniano? Exame de Doppler Transcraniano. Analisar o fluxo sanguíneo das grandes artérias do cérebro. O DTC é utilizado para avaliar doenças vasculares cerebrais, estenoses ou oclusões intracranianas, vasoespasmo após hemorragia subaracnóidea na investigação shunt direita-esquerda, quando utilizado com microbolhas.

Qual a função do exame de Doppler?

Qual a função do exame de Doppler? Exame que produz imagens e sons para avaliar o fluxo sanguíneo de artérias e veias de diferentes partes do corpo. Pode ser feito no pescoço, pernas, braços e, se necessário, durante a gestação. É um método comum, não invasivo, rápido e relativamente barato de diagnóstico por imagem.

O que é o doppler transcraniano?

O que é o doppler transcraniano? Doppler transcraniano é um tipo de exame médico diagnóstico ultra-sonografia. Avalia as velocidades de fluxo do sangue, nas principais artérias do cérebro. Dopper Transcraniano de Microbolhas o que é?

Avaliação de Isquemias Cerebrais

  • Ter uma maior compreensão dos mecanismos fisiopatológicos do AVC isquêmico, para que seja realizado o tratamento adequado;
  • Estudo de coágulos sanguíneos de origem cardíaca;
  • Teste para identificar coágulos sanguíneos nas artérias intracranianas.

Mais Indicações do Doppler Transcraniano

  • Avaliar o risco de isquemia em pacientes com anemia falciforme;
  • Identificar as artérias que nutrem malformações arteriovenosas cerebrais, e analisar se o tratamento é eficaz;
  • Identificar pacientes submetidos a endarterectomia carotídea com alto risco de isquemia cerebral;
  • Avaliar alterações na velocidade do fluxo sanguíneo e reatividade vasomotora, em pessoas com enxaqueca;
  • Confirmar o diagnóstico de morte encefálica em pacientes adultos;
  • Avaliar complicações cerebrovasculares causadas por doenças infecciosas.

As principais indicações neurológicas do Doppler Transcraniano são responsáveis pelo diagnóstico e controle terapêutico das pessoas com doenças cerebrovasculares. Apesar disso, pesquisas de formas de utilização preventivas, terapêuticas e de monitoração de procedimentos cirúrgicos tem sido estabelecidas.

O post Indicações Neurológicas do Doppler Transcraniano apareceu primeiro em Doppler Transcraniano.

Doppler Transcraniano Moema SP
Doppler Transcraniano: Médico de Doppler Transcraniano
Doppler Transcraniano: Médico de Doppler Transcraniano