INSS Online – Ajuda ou Atrapalha?

INSS Online – Ajuda ou Atrapalha?

INSS Online – Ajuda ou Atrapalha?

Saúde ABC

O Instituto Nacional do Seguro Social criou a Central de Serviços Meu INSS com o intuito de modernizar o atendimento, diminuir as enormes filas nas agências físicas e, consequentemente, facilitar a vida dos segurados.A ferramenta que ganhou destaque, principalmente, a partir do segundo Semestre de 2018, também é conhecida como INSS Digital, com serviços que podem ser consultados e agendados, por exemplo, por meio do computador ou de um aparelho celular.O segurado consegue acessar e acompanhar todas as informações do seu histórico de trabalho, como os dados sobre as contribuições previdenciárias já realizadas, os períodos trabalhados; pode solicitar benefícios, editar os dados cadastrais, e assim por diante.

Apesar de a ideia ser boa e por acompanhar os avanços tecnológicos, a ferramenta acaba não sendo tão útil e nem prática para os segurados que têm a idade mais avançada, que inclusive, fazem parte de uma parcela considerável do público da Previdência Social.

Salvo exceções, há muitos segurados que não estão acostumados com esse mundo digital e acabam não usando a ferramenta. Precisa muitas vezes se socorrer da a ajuda de algum parente ou amigo que o ensine ou que faça os agendamentos ou as consultas por ele.

Inss Online Saiba Mais

INSS Online – Como Realizar o Cadastro no Meu INSS

Quem deseja utilizar esse tipo de ferramenta precisa cadastrar e obter um código de acesso no site do próprio Instituto ou através do aplicativo Meu INSS.

Para isso, é importante ter em mãos os documentos pessoais e a Carteira de Trabalho, já que, por segurança, é preciso conferir os dados do solicitante, como o número de CPF, data de nascimento, as datas de recebimento de benefício ou da realização de contribuições, nomes das empresas trabalhadas, dentre outros.

O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet, através do site do INSS. Mas caso o segurado erre alguma pergunta, ele terá que aguardar o período de 24h para tentar novamente ou entrar em contato com a Central pelo número de telefone 135. Caso não consiga, deverá comparecer a uma agência do INSS.

INSS Online – Cadastro

Para se cadastrar é necessário:

  1. Acessar a página do Meu INSS;
  2. Preencher os campos com os dados pessoais;
  3. Fazer o login com o número de CPF e com a senha provisória fornecida na hora do cadastro;
  4. Em seguida, irá aparecer uma mensagem para criar uma senha definitiva, que deverá ser alfanumérica, ou seja, deve ser composta por letras maiúsculas, minúsculas e por números.

Quando for necessário preencher algum campo com senha, o usuário irá encontrar um cadeado na página do site. Caso contrário, o acesso é livre para a solicitação de serviços online, como é o caso do agendamento de benefício, por exemplo.

INSS Online – Serviços Online Disponíveis

Dentre as opções de serviços oferecidos e que também podem ser consultados estão:

  • Atualização do endereço cadastrado;
  • Contagem do tempo de serviço vinculada ao CNIS;
  • CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais ou simplesmente, Extrato Previdenciário);
  • Extrato do IR (Imposto de Renda);
  • Histórico do Crédito de Benefício;
  • Carta de Concessão;
  • Extrato de Empréstimo Consignado;
  • Consulta da Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta;
  • Agendamento de atendimento.

Se por alguma razão, você tenha dúvidas no processo ou queira mais informações, é só entrar em contato com o Instituto através da agência mais próxima ou pelo número da Central 135.

O post INSS Online – Ajuda ou Atrapalha? apareceu primeiro em Bramante Previdência.

Adriane Bramante Professora Especialista em Direito Previdenciário 
Aposentadoria: Bramante

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais