O Que o Atraso na Fala Indica?

O Que o Atraso na Fala Indica?

Como com outras habilidades e Marcos da vida do ser humano, a idade em que as crianças aprendem a se comunicar com sons ou a língua e começam de fato a falar pode variar.

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O Que o Atraso na Fala Indica?

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Neuropediatria: Dra. Paula Girotto

Atraso no Desenvolvimento da Fala ou da Linguagem

Muitos dos pequenos bebês muito alegremente balbuciam sons como “mama” e ou pode ser interpretado como “dada“, isso a vários dias, muito bem antes de comemorar seu primeiro ano de vida, “aniversário”, já a grande parcelas das crianças, pode chegar a dizer perto de (vinte) 20 palavras quando eles têm 18 meses de idade.

O Que o Atraso na Fala Indica?

Mas e quando um miúdo de vinte quatro (24) meses ou seja de (dois) 02 anos, ainda não estiver falando? ou só juntar duas palavras?

Meu filho de 2 anos ainda não Fala!?

Entender o que significa normalidade ou seja “normal” e o que de fato está fora do padrão e não está no desenvolvimento da fala e da linguagem pode dar um auxilio e ajudar aos pais e ou responsáveis a tentar identificar e se possível descobrir se há um motivo de preocupação ou se o seu filho está certo no horário.

Como com outras habilidades e Marcos da vida do ser humano, a idade em que as crianças aprendem a se comunicar com sons ou a língua e começam de fato a falar pode variar.

Como a Fala e a Linguagem são Diferentes?

Discursar e dialogar é de fato uma expressão verbal da linguagem e inclui a Articulação (a forma como os sons e as palavras são formados).

A Linguagem é todo o sistema de dar e obter informações de uma forma significativa. É compreensão e ser entendida através da comunicação-verbal, não verbal e escrita.

O que são Atrasos de Fala ou Linguagem?

Problemas e ou dificuldades de fala e de linguagem são diferentes, mas muitas vezes sobrepõem-se.

O Que o Atraso na Fala Indica?

Como por Exemplo:

Uma criança com um atraso na linguagem pode pronunciar bem as palavras, mas só pode juntar duas palavras.

Uma criança com um atraso de fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas é difícil de entender.

Quando as Crianças Desenvolvem Habilidades de Fala e Linguagem?

As fases de desenvolvimento da fala e da linguagem são as mesmas para todas as crianças, mas a idade em que as crianças desenvolvem pode variar muito.

Durante os exames de rotina de bem criança, os médicos (Pediatras, Neuropediatras e ou neurologista Infantil) verificam e examinam se as crianças alcançaram passos do desenvolvimento nestas idades:

  • Antes De (doze) 12 Meses

No primeiro aniversário, Os bebês devem estar usando suas vozes para se relacionar com seu ambiente. Cooing e balbuciar são estágios iniciais do desenvolvimento da fala. Por volta de 9 meses, os bebês começam a juntar sons, usar tons diferentes de fala, e dizer palavras como “mama” e “dada” (sem realmente entender o que essas palavras significam).

O Que o Atraso na Fala Indica?

Antes dos 12 meses de idade, os bebês também devem estar prestando atenção ao som e começando a reconhecer nomes de objetos comuns (garrafa, binky, etc.). Bebés que observam atentamente mas não reagem ao som podem estar a mostrar sinais de perda auditiva.

  • De 12 (doze) a 15 (quinze) Meses

Crianças desta idade devem ter uma ampla gama de sons de fala em seus balbuciar (como p, b, m, d, ou n), começar a imitar sons e palavras que ouvem, e muitas vezes dizer uma ou mais palavras (não incluindo “mama” e “dada”). Os substantivos geralmente vêm em primeiro lugar, como” baby “e ” ball”.”Eles também devem ser capazes de entender e seguir instruções simples de um passo (“Por favor, dê-me o brinquedo”, etc.).
De 18 a 24 meses

A maioria (mas não todos) crianças podem dizer cerca de 20 palavras em 18 meses e 50 ou mais palavras no momento em que completam 2. Aos 2 anos, as crianças estão começando a combinar duas palavras para fazer frases simples, como “bebê chorando” ou “Papai grande”.”Uma criança de 2 anos deve ser capaz de identificar objetos comuns (em pessoa e em imagens); apontar para os olhos, ouvidos ou nariz quando perguntado; e seguir comandos em dois passos (“por favor, pegue o brinquedo e dê-mo”, por exemplo).

  • Dos 02 (dois) a 03 (três) anos

Os pais muitas vezes veem enormes ganhos no discurso do seu filho. O vocabulário de uma criança deve aumentar (para muitas palavras para contar) e ele ou ela deve rotineiramente combinar três ou mais palavras em frases.

A compreensão também deve aumentar aos 3 anos, uma criança deve começar a entender o que significa “colocá-la na mesa” ou “colocá-la debaixo da cama.”

As crianças também devem começar a identificar cores e entender conceitos descritivos (grande versus pequeno, por exemplo).

Quais são os Sinais de um Atraso de Fala ou Linguagem?

Um bebê que não responde ao som ou que não está vocalizando deve ser visto por um médico imediatamente. Mas muitas vezes, é difícil para os pais saber se seu filho está apenas demorando um pouco mais para chegar a um marco de fala ou linguagem, ou se há um problema que precisa de atenção médica.

Aqui estão algumas coisas para ter cuidado.

Consulte o seu médico se o seu filho:

  • por 12 (doze) meses: não é usar gestos, como apontar ou acenar adeus
  • em 18 (dezoito) meses: prefere Gestos em vez de vocalizações para comunicar
  • por 18 (dezoito) meses: tem dificuldade em imitar sons tem dificuldade em entender simples pedidos verbais
  • por 2 (dois) anos: só pode imitar a fala ou ações e não produz palavras ou frases espontaneamente
  • por 2 (dois) anos: diz apenas certos sons ou palavras repetidamente e não pode usar a linguagem oral para comunicar mais do que suas necessidades imediatas
  • por 2 (dois) anos: não pode seguir instruções simples
  • por 2 (dois) anos: tem um tom de voz incomum (como som raspado ou nasal)
    é mais difícil de entender do que o esperado para a sua idade:
  • Pais e cuidadores regulares devem entender cerca de metade do discurso de uma criança aos 2 (dois) anos e cerca de três quartos aos 3 anos.
  • Aos 4 (quatro) anos, uma criança deve ser entendida principalmente, mesmo por pessoas que não conhecem a criança.

O que Causa Atrasos na Fala ou na Linguagem?

Um atraso na fala em uma criança normalmente em desenvolvimento pode ser devido a uma deficiência oral, como problemas com a língua ou palato (o teto da boca). E um pequeno frenulum (a dobra abaixo da língua) pode limitar o movimento da língua para a produção da fala.

Muitas crianças com atrasos na fala têm problemas motores-orais. Isso acontece quando há um problema nas áreas do cérebro responsável pela fala, tornando difícil coordenar os lábios, língua e mandíbula para produzir sons de fala. Estas crianças também podem ter outros problemas motores orais, tais como dificuldades de alimentação.

Problemas de audição também são comumente relacionados com a fala atrasada. É por isso que um audiologia deve testar a audição de uma criança sempre que há uma preocupação com a fala. As crianças que têm problemas de audição podem ter problemas em articular, bem como em entender, imitar e usar a linguagem.

Infecções auriculares, especialmente infecções crônicas, podem afetar a audição. Infecções auriculares simples que foram tratadas, no entanto, não devem afetar a fala. E, enquanto houver audição normal em pelo menos um ouvido, a fala e a linguagem irão desenvolver-se normalmente.

  1. Delayed Speech or Language Development
  2. Capturing the Benefits of Competition for Patients
Como são diagnosticados atrasos de fala ou linguagem?

Se você ou o seu médico pensam que o seu filho pode ter um problema, é importante obter uma avaliação precoce por um patologista da língua da fala. Você pode encontrar um patologista da língua da fala por conta própria, ou pedir ao seu prestador de cuidados de saúde para encaminhá-lo para um.

O fonoaudiólogo avaliará as habilidades de fala e linguagem do seu filho no contexto do desenvolvimento total. O patologista vai fazer testes padronizados e procurar marcos no desenvolvimento da fala e linguagem.

Fonoaudiólogo da fala também Avaliará:

o que o seu filho entende (chamada linguagem receptiva)
o que o seu filho pode dizer (chamada linguagem expressiva)
se o seu filho está a tentar comunicar de outras formas, como apontar, abanar a cabeça, gesticular, etc.
desenvolvimento sólido e clareza de discurso
estado do motor oral do seu filho (como a boca, língua, palato, etc., trabalhar em conjunto para a fala, bem como comer e engolir)

Com base nos resultados dos testes, o patologista da fala pode recomendar terapia da fala para o seu filho.

Como É Que A Terapia Da Fala Ajuda?

O fonoaudiólogo irá trabalhar com o seu filho para melhorar as habilidades de fala e linguagem, e mostrar-lhe o que fazer em casa para ajudar o seu filho.

O Que Podem OS Pais Fazer?

O envolvimento dos pais é uma parte importante de ajudar as crianças que têm um problema de fala ou linguagem.

Aqui estão algumas maneiras de incentivar o desenvolvimento da fala em casa:

Passa muito tempo a comunicar com o teu filho. Mesmo durante a infância — falar, cantar e incentivar a imitação de sons e gestos.

Ler para o teu filho. Começa a ler quando o teu filho é Bebé. Procure por livros macios ou quadros apropriados para a idade ou livros de imagem que incentivam as crianças a olhar enquanto você nomeia as imagens. Tente começar com um livro clássico (como Pat the Bunny, em que o seu filho imita o movimento de bater) ou livros com texturas que as crianças podem tocar. Mais tarde, deixe o seu filho apontar para imagens reconhecíveis e tentar nomeá-los.

Em seguida, passar para as rimas infantis, que têm apelo rítmico. Progresso para livros previsíveis (como Urso Pardo, Urso Pardo, o que você vê?) que permitem que as crianças antecipem o que acontece. O teu pequeno pode até começar a memorizar histórias favoritas.

Use situações cotidianas. Para reforçar o discurso e a linguagem do seu filho, fale o seu caminho através do dia. Por exemplo, nomeie alimentos na mercearia, explique o que está a fazer enquanto cozinha uma refeição ou limpa um quarto, aponte objectos à volta da casa, e enquanto conduz, aponte os sons que ouve.

Faça perguntas e reconheça as respostas do seu filho (mesmo quando eles são difíceis de entender).

Mantém as coisas simples, mas evita “conversa de bebes.”

Reconhecer e tratar atrasos de fala e linguagem no início é a melhor abordagem.

Com terapia adequada e tempo, seu filho será mais capaz de se comunicar com você e com o resto do mundo.