Prevenção e Tratamento da Perda Auditiva e Surdez

Bubbly Frutas Vermelhas

Prevenção e Tratamento da Perda Auditiva e Surdez

Saúde ABC

No geral, sugere-se que metade de todos os casos de perda auditiva podem ser evitados. Em crianças com menos de 15 anos de idade, por exemplo, 60% das perdas auditivas são atribuíveis a causas evitáveis. Esse número é maior em países de baixa e média renda (75%) em comparação com países de alta renda (49%). Veja neste artigo mais informações sobre as formas de prevenção e tratamento da perda auditiva e surdez.

Tratamento da Perda Auditiva e Surdez

A detecção e a intervenção precoces são cruciais para minimizar o impacto da perda auditiva no desenvolvimento educacional e nas realizações de uma criança. Em bebês e crianças pequenas com perda auditiva, a identificação e o manejo precoce por meio de programas de triagem auditiva infantil podem melhorar os resultados linguísticos e educacionais para a criança. Crianças com surdez devem ter a oportunidade de aprender a língua de sinais junto com suas famílias.

As pessoas com perda auditiva podem se beneficiar do uso de aparelhos auditivos, implantes cocleares e outros dispositivos auxiliares. Eles também podem se beneficiar de terapia da fala, reabilitação auditiva e outros serviços relacionados.

As pessoas que desenvolvem perda auditiva podem aprender a se comunicar por meio do desenvolvimento de habilidades de leitura labial, uso de texto escrito ou impresso e linguagem de sinais. Ensinar em linguagem de sinais irá beneficiar crianças com perda auditiva, enquanto a prestação de legendas e interpretação de linguagem de sinais na televisão facilitará o acesso à informação.

Reconhecer oficialmente as línguas de sinais nacionais e aumentar a disponibilidade de intérpretes de língua de sinais são ações importantes para melhorar o acesso aos serviços em linguagem de sinais. Incentivar organizações de pessoas com perda auditiva, pais e grupos de apoio familiar; e o fortalecimento da legislação de direitos humanos também pode ajudar a garantir uma melhor inclusão para pessoas com perda auditiva.

Prevenção da Perda Auditiva e Surdez

Em geral, as causas evitáveis ​​de perda auditiva infantil incluem:

    • Infecções como caxumba, sarampo, rubéola, meningite, infecções por citomegalovírus e otite média crônica.
    • Complicações no momento do nascimento, como asfixia ao nascer, baixo peso ao nascer, prematuridade e icterícia.
    • Uso de medicamentos ototóxicos em gestantes e bebês.

Algumas estratégias simples para prevenção de perda auditiva incluem:

    • imunizar crianças contra doenças da infância, incluindo sarampo, meningite, rubéola e caxumba;
    • imunizar adolescentes e mulheres em idade reprodutiva contra a rubéola antes da gravidez;
    • prevenir infecções por citomegalovírus em gestantes através de boa higiene; rastreio e tratamento de sífilis e outras infecções em mulheres grávidas;
    • fortalecimento dos programas de saúde materna e infantil, incluindo a promoção do parto seguro;
    • seguir práticas saudáveis ​​de cuidado do ouvido;
    • reduzir a exposição (tanto ocupacional quanto recreativa) a sons altos, aumentando a conscientização sobre os riscos;
    • desenvolvimento e aplicação de legislação relevante; e encorajar os indivíduos a usarem dispositivos de proteção pessoal, como tampões de ouvido e fones de ouvido e fones de ouvido com cancelamento de ruído.
    • triagem de crianças por otite média, seguida de intervenções médicas ou cirúrgicas apropriadas;
    • evitar o uso de substâncias específicas que possam ser prejudiciais à audição, a menos que prescritas e monitoradas por um médico qualificado;
    • referindo bebês de alto risco, como aqueles com histórico familiar de surdez ou aqueles nascidos com baixo peso ao nascer, asfixia no nascimento, icterícia ou meningite, para avaliação precoce da audição, para garantir diagnóstico imediato e manejo adequado, conforme necessário;
    • educação de jovens e população em geral sobre perda auditiva, suas causas, prevenção e identificação.

A triagem pré-escolar, escolar e ocupacional para doenças do ouvido e perda auditiva é uma ferramenta eficaz para a identificação precoce e o gerenciamento da perda auditiva.

O post Prevenção e Tratamento da Perda Auditiva e Surdez apareceu primeiro em Nucleo Otorrino SP.

Otorrino Moema
Otorrino São Paulo: Dra. Heloisa dos Santos