Tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço

Tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço

Saúde ABC

Os tipos de câncer de cabeça e pescoço incluem cânceres da boca e da garganta, bem como alguns tipos mais raros, como o câncer dos seios da face (espaços aéreos nos ossos da face), as glândulas salivares, o nariz ou o ouvido médio.

Veja neste artigo mais informações sobre essas doenças.

Os Tipos de Câncer de Cabeça e Pescoço

A maioria dos cânceres de cabeça e pescoço começa nas células que revestem a boca, o nariz e a garganta. Estes são chamados de cânceres de células escamosas. Um pequeno número de cânceres de cabeça e pescoço se desenvolve a partir de outros tipos de células.

Os cânceres de cabeça e pescoço incluem câncer de boca e garganta, bem como cânceres mais raros da cavidade nasal (dentro do nariz), seios da face, glândulas salivares e ouvido médio.

As pessoas podem usar a palavra garganta para descrever as diferentes partes do pescoço:

  • faringe
  • caixa de voz (laringe)
  • glândula tireoide
  • esôfago
  • traqueia

Quando falamos sobre câncer de garganta, nos referimos a faringe e laringe. Os cânceres de cabeça e pescoço não incluem cânceres que afetam o cérebro.

Câncer de Boca

O câncer de boca pode se desenvolver no:

  • lábio
  • língua
  • chão da boca (debaixo da língua)
  • dentro da bochecha
  • céu da boca (o palato duro)
  • área atrás dos dentes do siso

Os locais mais comuns para o desenvolvimento do câncer dentro da boca são no lado da língua e no assoalho da boca.

Câncer de Faringe

A faringe é dividida em três partes principais:

  • Nasofaringe – Esta é a parte superior da faringe, atrás do nariz. Os cânceres que se desenvolvem aqui são chamados de câncer nasofaríngeo.
  • Orofaringe – Esta é a parte média da faringe, atrás da boca. Inclui a parte macia do céu da boca (palato mole), a base ou parte de trás da língua (a parte que você não pode ver), as amígdalas e as paredes laterais da garganta. Os locais mais comuns da orofaringe para o desenvolvimento de câncer são nas amígdalas e na base da língua.
  • Hipofaringe – Esta é a parte inferior da faringe, atrás da caixa de voz. Os cânceres que se desenvolvem aqui são chamados de câncer hipofaríngeo.

Câncer de Laringe

A laringe é a caixa de voz. É uma passagem curta em frente à hipofaringe (faringe inferior). Contém as cordas vocais.

Conforme os tumores crescem, eles penetram nas vias aéreas e afetam os músculos da caixa de voz. Esses músculos são de vital importância para proteger a traqueia durante a deglutição de sólidos, líquidos e saliva. Quando interferido, o fechamento da laringe é incompleto e pode levar a tosse intensa, asfixia ou até pneumonia crônica. A estrutura da caixa de voz também fornece suporte rígido para a traqueia para facilitar a respiração. O comprometimento dessa função causa falta de ar, respiração ruidosa e trabalhosa.

Câncer dos Seios da Face

Existem espaços aéreos nos ossos do rosto, ao lado da maçã do rosto e do nariz. Cânceres podem se desenvolver no revestimento desses seios.

Câncer das Glândulas Salivares

Glândulas salivares são responsáveis por produzir a saliva que mantém a boca úmida. Os maiores pares de glândulas salivares são:

  • glândulas parótidas, que estão nas laterais da boca, bem na frente das orelhas
  • glândulas submandibulares, que estão sob cada lado do maxilar
  • glândulas sublinguais, que estão sob o assoalho da boca e abaixo de cada lado da língua.

O local mais comum de desenvolvimento de câncer de glândula salivar é nas glândulas parótidas.

Câncer do Ouvido Médio

O ouvido médio é formado pelo tímpano e por uma cavidade chamada tímpano. O tímpano contém três pequenos ossos – o martelo, a bigorna e o estribo. Esses ossos conectam o tímpano ao ouvido interno.

Geralmente começa como um câncer de pele no ouvido externo que se espalha pelas várias estruturas da orelha, incluindo o canal auditivo e o tímpano.

O câncer de ouvido é extremamente raro. As taxas de sobrevivência variam dependendo da localização do tumor e quanto tempo ele progrediu.

Diferentes fatores causam diferentes tipos de câncer. Embora não exista uma maneira comprovada de prevenir completamente os cânceres de cabeça e pescoço, você pode reduzir seu risco. Converse com sua equipe de saúde para obter mais informações sobre seu risco pessoal de câncer.


Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies