Comissão promete relatório de pente-fino para o dia 23

75

O pente-fino que investiga o número de funcionários da FSA (Fundação Santo André) que ingressaram sem concurso será finalizado no dia 23. Isso é o que prometem integrantes da comissão avaliadora, depois de extrapolarem por três vezes o prazo final da investigação, iniciada em janeiro. O principal alvo do trabalho é o novo reitor da instituição de Ensino Superior, o professor Francisco José Santos Milreu, que admitiu ao Diário não ter passado por seleção pública.
Embora o tempo máximo estipulado para a realização de pente-fino seja de 90 dias, a investigação totalizará quase 120 dias. A primeira data de entrega da apuração estava agendada para o dia 23 de janeiro. Até o momento nenhum relatório oficial foi entregue à reitoria, apenas prévia de documentos analisados. A equipe responsável pelo trabalho justifica que a sobrecarga de trabalho atrasou o processo.

A equipe do Diário tem a informação de que a comissão já encontrou problemas em pelo menos 100 contratos de funcionários não concursados, sendo um deles o do professor Milreu.
RISCO
Caso consiga se manter no cargo, o docente cumprirá mandato até 31 de março de 2022. Mesmo sendo alvo de denúncias, Milreu obteve maioria – 44,65% – entre os votos válidos no conselho universitário.
Há dois meses, entretanto, o professor Milreu admitiu, em entrevista ao Diário, que não passou por concurso público. A justificativa do docente é a de que, na época em que ingressou na instituição de Ensino Superior, em 1989, a lei não determinava a prova como regra. De acordo com ele, a legislação só passou a ser vigente no ano seguinte à sua contratação, em 1990. O reitor afirmou ainda que foi efetivado no cargo de professor após ter realizado prova escrita, a qual foi submetida à aprovação do Conselho Estadual de Educação.
De acordo com o prefeito da cidade, Paulo Serra (PSDB), se ficar comprovada a ilegalidade da atuação de Milreu na FSA, a nomeação do professor para o cargo de reitor será cancelada. 

Comissão promete relatório de pente-fino para o dia 23
Avalie esta notícia