Como Controlar a Osteoartrite nas Mãos
Como Controlar a Osteoartrite nas Mãos: Você pode fazer algo sobre dor nas mãos e dedos?
Como Controlar a Osteoartrite nas Mãos
Ver conteúdo do artigo
Todo mundo experimenta as mãos doloridas e os dedos doloridos ocasionais, mas quando a osteoartrite ocorre, ela pode impedir muitos aspectos de sua vida. “À medida que a osteoartrite progride, você pode perder alguma mobilidade das mãos, como a capacidade de agarrar e segurar objetos”, diz o Dr. Robert Shmerling, chefe clínico de reumatologia do Beth Israel Deaconess Medical Center, afiliado a Harvard, e editor sênior da Harvard Health Publishing.
“À medida que a osteoartrite progride, você pode perder alguma mobilidade das mãos, como a capacidade de agarrar e segurar objetos”
“Com o tempo, a osteoartrite pode deformar as articulações, por isso é mais difícil abrir e fechar as mãos.” Desgaste Osteoartrite, o distúrbio articular mais comum, é conhecido como artrite “desgaste”.
Desgaste Osteoartrite
Isso faz com que a cartilagem protetora nas extremidades dos ossos se quebre e se desgaste. Com o tempo, os ossos da articulação se esfregam e provocam dor, inchaço e inflamação.

A osteoartrite afeta mais comumente três partes da mão: a base do polegar, onde o polegar e o punho se unem à articulação mais próxima da ponta do dedo, a articulação média do dedo.
As crises tendem a ir e vir, e a gravidade pode variar de dores maçantes a dores agudas. Pode parecer uma lenda urbana, mas mudanças no clima, como umidade e pressão barométrica, podem desencadear sintomas em algumas pessoas, embora não se saiba por quê.
A hora do dia também pode desempenhar um papel
A hora do dia também pode desempenhar um papel, pois a rigidez tende a ser pior pela manhã.
O que aumenta o risco de osteoartrite nas mãos? Father Time é o principal culpado – cerca de 25% de todos os homens experimentam algum grau de dor e rigidez na osteoartrite das mãos aos 85 anos. Mas outros fatores podem desempenhar um papel, como um histórico familiar de osteoartrite e lesões passadas nas mãos, especialmente fraturas perto de uma articulação.
Como lidar com uma Possível Cirurgia
Se os problemas de mobilidade ou a dor da osteoartrite se tornam tão graves que afetam sua qualidade de vida, então a cirurgia pode ser necessária. Aqui, a cartilagem danificada na articulação é removida e os ossos são fundidos.
Outra opção é a substituição da articulação, que envolve a remoção da articulação danificada e a substituição por um implante. Mas lembre-se de que a cirurgia não é uma cura milagrosa.
“Ele não reverte os danos causados pela osteoartrite e você não recupera a função normal. E com a fusão, você perde todo o movimento nessa articulação”, diz o reumatologista Dr. Robert Shmerling, no Beth Israel Deaconess Medical Center, afiliado a Harvard.
Opções de tratamento Um exame físico e raio-x geralmente são suficientes para confirmar a osteoartrite da mão. Infelizmente, você não pode reverter a osteoartrite ou até mesmo retardar sua progressão na maioria dos casos.
Mas isso não significa que você esteja indefeso. As estratégias a seguir podem ajudar a gerenciar crises. Medicação. Inflamação e dor leves podem ser tratadas com anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como
- Naproxeno (Aleve) e
- Ibuprofeno (Advil), ou
- Analgésicos como
- Acetaminofeno (Tylenol).
Usados como uma Pílula
Eles podem ser usados como uma pílula ou – para os AINEs – uma pomada ou creme tópico e são moderadamente úteis.
“Tome esses medicamentos conforme indicado para ajudar a evitar efeitos colaterais prejudiciais e informe o seu médico se você os usar regularmente”, diz o Dr. Shmerling.
Outra opção de medicamento para dor intensa são as injeções de corticosteróides nas articulações. Eles podem proporcionar semanas ou até meses de alívio, mas podem ser dolorosos, causar danos nos tendões e piorar a quebra da cartilagem se forem usados em excesso. (Converse com seu médico sobre se essa é uma opção para você.)
Talas e aparelhos. Aparelhos para mãos e talas encontrados em farmácias imobilizam sua mão e dedos e os mantêm em uma posição menos dolorosa. Eles também podem ser usados à noite, se as crises perturbarem seu sono.
“Mas não use talas ou aparelhos o tempo todo, pois isso pode tornar as articulações afetadas mais rígidas”, diz o Dr. Shmerling.
- Terapia a Frio e
- Terapia a Calor.
Congelar os dedos doloridos pode reduzir o inchaço e a inflamação e entorpecer a dor até que ela desapareça. Uma compressa quente pode ajudar as articulações que não estão inflamadas. Modificações. Reduza o estresse colocado em suas mãos.
Por exemplo, carregue bolsas sobre os antebraços. Ferramentas ergonômicas, como abridores de jarras e jarras, utensílios grandes e fáceis de manusear e garras de alumínio podem ajudá-lo a executar muitas tarefas diárias que exigem agarrar e torcer. Terapia de mão. Exercícios manuais e fisioterapia podem ajudar a fortalecer os músculos das mãos e aumentar a amplitude de movimento dos dedos.
“Pergunte ao seu médico sobre consultar um terapeuta ocupacional”, diz o Dr. Shmerling.
“Ele ou ela pode criar exercícios especializados que podem ajudar a manter a função da mão”.
Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como substituto para aconselhamento médico direto do seu médico ou outro clínico qualificado.