Como fazer Aromaterapia para Diminuir a Ansiedade

Como fazer Aromaterapia para Diminuir a Ansiedade
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A aromaterapia é uma das formas naturais mais eficazes para reduzir o estresse e a ansiedade, mesmo em pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade. No entanto, a aromaterapia também pode ser usada no dia-a-dia antes de situações mais estressantes, como prestar uma prova, ir em uma entrevista de emprego ou fazer um discurso importante.

Já nos casos mais graves, em que a ansiedade surge frequentemente sem razão aparente, além da aromaterapia também é necessário consultar um psicólogo para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado necessário.

Veja como é feita a terapia com o psicólogo.
Como fazer Aromaterapia para Diminuir a Ansiedade

Como usar o óleo essencial

A melhor via para utilização do óleo essencial é a inalação, pois dessa forma as moléculas do óleo conseguem chegar rapidamente até ao cérebro, causando alterações rápidas nas emoções. Para fazer corretamente essa inalação é aconselhado respirar o óleo essencial diretamente do frasco.

Assim, deve-se abrir a tampa, encostar o frasco perto do nariz e inspirar profundamente, depois manter o ar dentro dos pulmões por 2 a 3 segundos e depois liberar novamente o ar. Inicialmente, deve-se fazer 3 inalações seguidas várias vezes ao dia, mas ao longo do tempo deve-se ir aumentando para 5 ou 7 inalações.

O ideal é sempre utilizar óleos essenciais biológicos, pois têm menos risco de conter toxinas ou qualquer outro tipo de contaminantes.

5 melhores óleos essenciais para ansiedade

Os óleos essenciais podem ser usados num aromatizador, diretamente na pele, para fazer uma massagem, por exemplo, ou ingeridos na forma de comprimido.

1. Alfazema

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Este é provavelmente o óleo essencial mais conhecido e utilizado para tratar a ansiedade. Isto porque alguns estudos identificaram que o óleo essencial de lavanda é capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse.Além disso, tem ação protetora do sistema cardiovascular e ajuda a restaurar a paz interior, diminuindo a irritabilidade, ataques de pânico e a inquietação.

2. Bergamota

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A bergamota faz parte da família do cítricos e, por isso, possui um aroma revitalizante que reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, balanceando a atividade nervosa e diminuindo o estresse. Em alguns estudos, a bergamota demonstrou ser capaz de diminuir os níveis de glicocorticoides no organismo, hormônios que são responsáveis pelo aumento da ansiedade e do estresse.

3. Nardo

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O óleo essencial de Nardo, conhecido cientificamente como Nardostachys jatamansi, tem excelentes propriedades relaxantes, ansiolíticas e antidepressivas que permitem aliviar casos de ansiedade persistente e variações emocionais frequentes. É um tipo de óleo que ajuda a libertas as causas mais profundas de ansiedade e que cria uma sensação de paz interior.

4. Ilangue-ilangue

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O Ilangue-ilangue é uma planta que possui um aroma revitalizante que, além de acalmar e melhorar a disposição, estimula sentimentos de coragem e otimismo. Este óleo essencial, quando utilizado frequentemente também reduz a ação do cortisol no corpo.

5. Patchouli

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O patchouli é o óleo essencial ideal para pessoas que sofrem com excesso de trabalho e ansiedade crônica, pois tem ação calmante, ansiolítica e antidepressiva.