Abctudo 2024
Abctudo 2024

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioEstilo de VidaComportamentoComo lidar melhor com a ansiedade em provas e exames

Como lidar melhor com a ansiedade em provas e exames

Estudar para uma prova ou exame importante não é tarefa simples. Compreender a matéria sobre diversos assuntos, sobretudo aqueles que você não domina muito bem, é algo que exige esforço, dedicação e muita preparação. Contudo, um dos principais desafios enfrentados pelos estudantes nesse momento é conseguir controlar a ansiedade durante esse processo.

Como lidar Melhor com a Ansiedade em Provas e Exames

É por isso que entre as dicas para prova prática de exames e provas importantes estão aquelas voltadas para o controle da ansiedade. Adotá-las ao longo do percurso dos estudos é importantíssimo para ter um melhor desempenho nessas situações, além de fazer bem para a saúde mental. Neste texto, conheça algumas das principais sugestões para tornar o seu estudo mais produtivo e menos aflitivo. Faça um plano de estudo.

Em muitos casos, o sentimento de ansiedade surge quando o estudante receia que não irá conseguir estudar toda a matéria a tempo. Para combater essa sensação, a melhor dica é elaborar um plano de estudo. Isso permite que o estudante se concentre em uma tarefa de cada vez, vendo o processo de estudo em etapas menores e realizáveis em vez de algo muito grande e difícil de ser feito.

O plano de estudo também é eficiente pois divide o material em partes gerenciáveis, o que é fundamental para manter o foco. É importante lembrar que se deve definir metas realistas e alcançáveis, uma tática que inclusive gera a sensação de satisfação quando elas são cumpridas, aumentando a confiança e a motivação. Mantenha um estilo de vida saudável.

Uma das maneiras de ajudar a ansiedade como um todo é procurar adotar um estilo de vida mais saudável. A prática regular de atividades físicas ajuda a controlar a ansiedade e o estresse, assim como ter uma alimentação adequada e bem balanceada, livre de alimentos gordurosos e ricos em açúcar.

Além disso, é interessante reservar um tempo para relaxar, descansar e se divertir durante os estudos. Esses momentos não devem ser encarados como “perda de tempo” nem devem gerar culpa, pois são importantes para a manutenção da saúde mental.

Tenha sono regulado um estilo de vida saudável deve incluir um sono bem regulado. Estudos de neurociência já comprovaram que a falta de sono afeta negativamente aspectos como a atenção, o humor e a memória, o que colabora para aumentar a ansiedade.

O ideal é manter uma rotina regrada de sono, procurando dormir e acordar sempre nos mesmos horários, inclusive aos fins de semana e feriados. Não dormir muito tarde, dormir entre 7 e 8 horas por noite e evitar o consumo de cafeína e álcool são fatores que ajudam a criar essa rotina sadia adote técnicas de relaxamento

A ansiedade também pode ser combatida com a adoção de técnicas de relaxamento que podem ser incluídas na rotina. Existe uma série delas que ajudam bastante a diminuir a ansiedade, fazendo com que o estudante se sinta melhor e mais preparado.

Respiração profunda, meditação, yoga e exercícios de relaxamento muscular progressivo são algumas dessas técnicas. O ideal é experimentá-las e encontrar aquela que mais proporciona efeitos positivos para a sua saúde mental, gerando relaxamento, confiança e menos ansiedade.

Seja positivo outra tática muito bem-vinda e que fará bem para a sua saúde mental é procurar ser mais positivo. Alimentar pensamentos negativos que envolvam reprovações ou não ir bem em determinado exame só serve para deixar a pessoa mais aflita e insegura. Em vez disso, é interessante fazer visualizações diárias imaginando-se fazendo uma boa prova, lendo seu nome entre os aprovados e comemorando essa conquista ao lado de amigos e familiares.

Claro que é necessário dosar essa postura positiva. Apesar de fazer bem, é importante ter em mente que atitude positiva não significa que se deva acreditar na aprovação a ponto de ficar frustrado caso isso não aconteça. A positividade serve principalmente para afastar os pensamentos intrusivos e ligados à ansiedade, sobretudo com a aproximação de uma prova importante.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Truques inteligentes para facilitar o preparo de refeições

Cozinhar é uma das funções mais prazerosas nessa vida, mas é algo que costuma demandar muito tempo e ocupar uma parte preciosa do dia, um tempo que poderia ser destinado a outras atividades. Para quem tem um dia agitado...

15 Dicas de presentes para meninas de 15 anos

Os tão aguardados 15 anos representam um marco especial na vida de qualquer adolescente, especialmente para as jovens damas que estão prestes a vivenciar esse momento único. Escolher o presente perfeito para uma debutante pode parecer desafiador, considerando a...

Quanto custa um saco de cimento? Valores para 2024!

Quanto custa um saco de cimento? Qual o valor atualizado de um saco de cimento para o ano de 2024? Construir é sempre necessário, seja para levantar uma casa do zero ou então fazer uma possível reforma em nosso...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato