Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioEstilo de VidaComportamentoConheça o Impacto do Ensino Bilíngue no Desenvolvimento Infantil

Conheça o Impacto do Ensino Bilíngue no Desenvolvimento Infantil

Ensino Bilíngue no Desenvolvimento Infantil. O mundo está se tornando cada vez mais interconectado, exigindo dos indivíduos a capacidade de se relacionar em diferentes culturas. Assim, compreender e se comunicar em mais de uma língua (o que chamamos de bilinguismo) vem se tornando uma habilidade essencial para o desenvolvimento, mas que também proporciona diversos benefícios cognitivos, sociais e emocionais.

Uma forma de adquirir o bilinguismo naturalmente é por meio da educação bilíngue, que consiste em oferecer aos alunos um currículo integrado em duas línguas. Nesse modelo, os alunos aprendem os conteúdos acadêmicos em ambas as línguas, desenvolvendo também competência linguística e intercultural.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o Ensino Bilíngue, o impacto dessa metodologia de ensino no desenvolvimento infantil e a importância do crescimento do número de escolas bilíngues no Grande ABC.

Como o Ensino Bilíngue Funciona?

As escolas bilíngues diferem das escolas tradicionais porque não ensinam principalmente uma segunda língua como matéria. Em vez disso, os alunos aprendem os dois idiomas como línguas primárias e os integram em todos os aspectos de sua educação.

Isso acontece, principalmente, por meio de Técnicas de Imersão Linguística: técnicas de aprendizagem de línguas em que os alunos estão totalmente imersos na língua-alvo. Os alunos estão cercados pelo idioma que estão aprendendo e podem receber instrução, comunicação e feedback nesse idioma.

Escolas bilíngues podem usar uma combinação dessas técnicas de imersão ou adaptá-las às necessidades específicas de seus alunos. Exemplos de técnicas de imersão linguística incluem:

  • Imersão total
    • Normalmente, 70-100% do dia é gasto imerso no idioma-alvo;
    • Todas ou a maioria das disciplinas acadêmicas são ensinadas na língua-alvo;
    • O objetivo é ensinar por meio do idioma-alvo, em vez de estudar o próprio idioma como matéria.
  • Imersão Parcial
    • A quantidade de tempo imerso no idioma-alvo varia de acordo com a escola, sendo que o modelo mais comum é 50/50;
    • O tempo de aula é compartilhado entre o idioma principal do aluno e o idioma-alvo;
    • Cada programa é único, mas algumas escolas dividirão os tópicos por idioma (por exemplo, matemática e ciências no idioma alvo, linguagem e estudos sociais no idioma principal).
  • Imersão Progressiva
    • Imergir os alunos em um idioma-alvo, o que pode envolver começar o estudo com o idioma principal e adicionar gradualmente mais do segundo idioma à medida que os alunos avançam nas séries até que a imersão total seja alcançada.

Benefícios da Educação Bilíngue

Além de desenvolver maiores habilidades culturais e linguísticas, a educação bilíngue oferece aos alunos muitos benefícios, como:

Potencializa o Desenvolvimento Cognitivo

Aprender em duas línguas desde a infância tem um efeito profundo no cérebro em um nível físico. Pessoas bilíngues têm massa cinzenta mais densa, bem como maior densidade de massa branca.

Essas mudanças físicas no cérebro estão ligadas à melhoria de habilidades, incluindo:

  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Capacidade de concentração;
  • Função de memória.

Alunos que aprendem dois idiomas também tendem a ser melhores em multitarefa, resolução de problemas e tomada de decisões. O bilinguismo também ajuda a diminuir o risco de desenvolver demência mais tarde na vida.

Esses benefícios ocorrem devido às demandas exclusivas da educação bilíngue, que exige que os alunos alternem entre idiomas, pensem em dois idiomas e comparem e contrastem diferentes conceitos e ideias de currículos de diferentes nações.

Ao participar dessas atividades, os alunos expandem suas perspectivas e ficam mais bem preparados para abordar problemas de vários ângulos, levando a uma solução mais eficaz e criativa.

Promove o Desenvolvimento de Habilidades Emocionais e Sociais

Indivíduos bilíngues apresentam níveis mais altos de autoestima do que indivíduos que falam apenas uma língua. A capacidade de falar mais de um idioma ajuda uma pessoa a se comunicar com mais confiança e abre um leque de oportunidades para a socialização.

O bilinguismo também expõe seu filho a múltiplas perspectivas, o que o ajuda a se colocar no lugar de outras pessoas e a ter mais empatia.

A compreensão de uma segunda língua ainda facilita a comunicação intercultural, ajudando as crianças a se conectarem com pessoas de diferentes culturas. Esse aumento da compreensão intercultural torna seus filhos mais tolerantes, inclusivos e apreciadores da diversidade.

Proporciona Melhores Oportunidades de Aprendizado e Carreira

Ser capaz de ler e falar outro idioma abre as possibilidades de educação adicional. Alunos bilíngues têm a opção de estudar no exterior, bem como participar de programas de intercâmbio.

Estudantes bilíngues também desenvolvem um conjunto único de habilidades que são atraentes para universidades e outras instituições de ensino superior.

Na economia global atual, muitas empresas internacionais procuram funcionários que falem vários idiomas. Candidatos bilíngues são mais procurados, especialmente se sua segunda língua for amplamente falada.

Pessoas bilíngues geralmente podem receber salários mais altos do que pessoas monolíngues no mesmo setor. Ser bilíngue também dá aos jovens a oportunidade de viajar, trabalhar e morar no exterior.

A Educação Bilíngue no Grande ABC

O Grande ABC já se tornou uma região conhecida por sua relevância econômica e cultural. E à medida que a globalização e a conectividade entre países tornam-se cada vez mais presentes na vida das pessoas, estamos observando um crescimento no número de escolas bilíngues aqui na região.

Algumas das escolas bilíngues que já temos aqui no Grande ABC são:

  • Cycle International School: localizada em Santo André, oferece educação infantil e ensino fundamental bilíngue e possui uma proposta pedagógica baseada no desenvolvimento das múltiplas inteligências. A escola conta com parcerias com grandes instituições como o Google e oferece imersão em inglês todos os dias.
  • American Academy School: localizada em São Bernardo do Campo, é uma escola de ensino internacional que traz todo o currículo brasileiro e americano para a formação dos alunos.
  • Escola Villare Global Education: localizada em São Caetano, é uma escola com mais de 30 anos de tradição, com um currículo que permite a imersão em experiências internacionais e multiculturais, priorizando, por exemplo, a prática da língua inglesa por meio de projetos, vivências e aulas preparatórias para os exames de Cambridge.

Nós aqui do ABCtudo acreditamos que o crescimento do número de escolas bilíngues no Grande ABC representa um avanço significativo não apenas no campo da educação, mas principalmente para o desenvolvimento social da região.

A oferta de um ensino de qualidade em duas línguas prepara as nossas próximas gerações para os desafios da construção de um mundo globalizado e uma sociedade mais inclusiva, inovadora e com novas possibilidades de estudo, trabalho e cidadania.

Mais informações sobre este assunto na Internet:

OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Semana Mundial do Brincar: A Natureza no Brincar

A Semana Mundial do Brincar é um evento anual que celebra a essência da infância e reforça o direito das crianças ao brincar. Neste ano, o tema escolhido é “A Natureza no Brincar”. Vamos explorar a história desse movimento,...

Parque Central de Santo André – História

O Parque Central de Santo André, localizado na região central da cidade, é um verdadeiro oásis urbano. Com uma área de 139 mil metros quadrados, esse espaço verde oferece lazer, contato com a natureza e uma rica história. Origens e...

Higiene Íntima na Menopausa e os Cuidados Necessários

A Menopausa é uma Fase da vida das Mulheres caracterizada pelo declínio na produção dos hormônios femininos, com destaque para o estrogênio. Essa queda hormonal costuma originar uma série de problemas ginecológicos, incluindo a ausência de lubrificação e o...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato