Desempregado até Dona-de-casa: O que Muda?

Desempregado até Dona-de-casa: O que Muda?: Facultativo, é todo o cidadão aquele que contribui sem obrigatoriedade ou seja voluntariamente o INSS para a Previdência Social com o objetivo de assegurar seus Direitos de Aposentadoria além de outros benefícios.

Desempregado até Dona-de-casa: O que Muda?

Mulher Sem Tempo

Respondendo à Pergunta: A priori não teremos nenhuma mudança ou seja, não deve mudar absolutamente nada. É o que informa a presidente do (IBDP) Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, advogada Adriane Bramante. Mas ainda há algumas dúvidas no ar.

“Em tese, o facultativo terá direito aos mesmos benefícios dos demais segurados”, acredita a advogada.

Direitos Iguais para Alíquotas Diferentes?

A questão fica aqui, pois a dúvida possível existente se dá em relação às alíquotas de contribuição.

A Reforma da Previdência do Governo PSL
Dra Adriane Bramante

Atualmente o facultativo pode contribuir pela alíquota de 20%, que dá direito a todos os benefícios, ou por uma alíquota de 11% e uma alíquota de 5%, simplificada, da dona-de-casa.

“Essas duas alíquotas menores não dão direito a aposentar por tempo de contribuição. Como nós não teremos mais aposentadoria por tempo de contribuição, só por idade, será que essas contribuições vão permitir o direito a aposentar por idade ou eles vão acabar com essas contribuições — que são uma inclusão social — e vão deixar só os 20%? É uma coisa que não está definida, que não está na PEC. Hoje, em tese, o facultativo terá direito aos mesmos benefícios”, diz.

Facultativo ficaria sem benefício por incapacidade?

Um outro ponto que pode gerar uma possível dúvida, para a advogada, é quando o artigo 201 da PEC diz que o benefício por incapacidade temporária ou definitiva é “para o trabalho”.

Diz o texto da PEC 6/2019:

“Art. 201. O Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, atenderá a:

I – cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada (grifo nosso)

Nesse caso, Adriane Bramante acredita que há uma chance de entendimento de que as pessoas que são facultativas e, portanto, não trabalham, não teriam direito à aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.

“Isso é uma questão que pouca gente enxergou, mas como a redação está incapacidade definitiva ou temporária para o trabalho, uma vez o facultativo não sendo trabalhador, isso pode impactar no entendimento jurisprudencial e dizer que esse segurado facultativo não tem direito ao benefício por incapacidade.”

Se ainda tiver mais dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, ABCtudo e ou Aposentadoria Especial.org?” pelo e-mail contato@abctudo.com.br

Significado de Facultativo

O que é Facultativo:

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório.Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

Por exemplo, os chamados “feriados facultativos” ou “pontos facultativos” são dias em que os governos decretam que o trabalho não é obrigatório, sendo uma espécie de “feriado” que atinge os servidores públicos. Ou seja, em dias de ponto facultativo os servidores públicos podem ou não trabalhar, não existindo prejuízo salarial.

A palavra “facultativo” também se refere ao direito de escolha que é conferido a alguém, sendo esta pessoa livre para optar pela melhor decisão para si.

Exemplo: “A palestra de hoje é facultativa para quem já fez o teste”.

Alguns dos principais sinônimos de facultativo são: dispensável, voluntário, opcional e optativo.

Voto Facultativo

Voto facultativo significa a não obrigatoriedade do voto. Isso significa que, em países em que o voto é facultativo, os cidadãos podem escolher se querem ou não votar nas eleições.

No Brasil, por exemplo, o voto é facultativo em alguns casos: para os cidadãos entre 16 e 18 anos e acima dos 70 anos. Para as demais pessoas, o voto é obrigatório.

Saiba mais sobre o significado do Voto facultativo.

Segurado Facultativo

O segurado facultativo é o trabalhador que não tem obrigatoriedade de contribuir com a Previdência Social, mas opta por fazê-lo para garantir o direito a receber os benefícios da Previdência.

Qualquer pessoa, a partir dos 16 anos, pode escolher ser contribuinte, como, por exemplo, estudantes, donas de casas ou pessoas desempregadas.

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais