Desempregado até Dona-de-casa: O que Muda?

Desempregado até Dona-de-casa: O que Muda?: Facultativo, é todo o cidadão aquele que contribui sem obrigatoriedade ou seja voluntariamente o INSS para a Previdência Social com o objetivo de assegurar seus Direitos de Aposentadoria além de outros benefícios.

Desempregado até Dona-de-casa: O que Muda?

Mulher Sem Tempo

Respondendo à Pergunta: A priori não teremos nenhuma mudança ou seja, não deve mudar absolutamente nada. É o que informa a presidente do (IBDP) Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, advogada Adriane Bramante. Mas ainda há algumas dúvidas no ar.

“Em tese, o facultativo terá direito aos mesmos benefícios dos demais segurados”, acredita a advogada.

Direitos Iguais para Alíquotas Diferentes?

A questão fica aqui, pois a dúvida possível existente se dá em relação às alíquotas de contribuição.

A Reforma da Previdência do Governo PSL
Dra Adriane Bramante

Atualmente o facultativo pode contribuir pela alíquota de 20%, que dá direito a todos os benefícios, ou por uma alíquota de 11% e uma alíquota de 5%, simplificada, da dona-de-casa.

“Essas duas alíquotas menores não dão direito a aposentar por tempo de contribuição. Como nós não teremos mais aposentadoria por tempo de contribuição, só por idade, será que essas contribuições vão permitir o direito a aposentar por idade ou eles vão acabar com essas contribuições — que são uma inclusão social — e vão deixar só os 20%? É uma coisa que não está definida, que não está na PEC. Hoje, em tese, o facultativo terá direito aos mesmos benefícios”, diz.

Facultativo ficaria sem benefício por incapacidade?

Um outro ponto que pode gerar uma possível dúvida, para a advogada, é quando o artigo 201 da PEC diz que o benefício por incapacidade temporária ou definitiva é “para o trabalho”.

Diz o texto da PEC 6/2019:

“Art. 201. O Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados os critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, atenderá a:

I – cobertura dos eventos de incapacidade temporária ou permanente para o trabalho e idade avançada (grifo nosso)

Nesse caso, Adriane Bramante acredita que há uma chance de entendimento de que as pessoas que são facultativas e, portanto, não trabalham, não teriam direito à aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença.

“Isso é uma questão que pouca gente enxergou, mas como a redação está incapacidade definitiva ou temporária para o trabalho, uma vez o facultativo não sendo trabalhador, isso pode impactar no entendimento jurisprudencial e dizer que esse segurado facultativo não tem direito ao benefício por incapacidade.”

Se ainda tiver mais dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, ABCtudo e ou Aposentadoria Especial.org?” pelo e-mail contato@abctudo.com.br

Significado de Facultativo

O que é Facultativo:

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório.Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

Por exemplo, os chamados “feriados facultativos” ou “pontos facultativos” são dias em que os governos decretam que o trabalho não é obrigatório, sendo uma espécie de “feriado” que atinge os servidores públicos. Ou seja, em dias de ponto facultativo os servidores públicos podem ou não trabalhar, não existindo prejuízo salarial.

A palavra “facultativo” também se refere ao direito de escolha que é conferido a alguém, sendo esta pessoa livre para optar pela melhor decisão para si.

Exemplo: “A palestra de hoje é facultativa para quem já fez o teste”.

Alguns dos principais sinônimos de facultativo são: dispensável, voluntário, opcional e optativo.

Voto Facultativo

Voto facultativo significa a não obrigatoriedade do voto. Isso significa que, em países em que o voto é facultativo, os cidadãos podem escolher se querem ou não votar nas eleições.

No Brasil, por exemplo, o voto é facultativo em alguns casos: para os cidadãos entre 16 e 18 anos e acima dos 70 anos. Para as demais pessoas, o voto é obrigatório.

Saiba mais sobre o significado do Voto facultativo.

Segurado Facultativo

O segurado facultativo é o trabalhador que não tem obrigatoriedade de contribuir com a Previdência Social, mas opta por fazê-lo para garantir o direito a receber os benefícios da Previdência.

Qualquer pessoa, a partir dos 16 anos, pode escolher ser contribuinte, como, por exemplo, estudantes, donas de casas ou pessoas desempregadas.

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here