Dia dos Aposentados

Dia dos Aposentados
5 100% 51 votos

Dia dos Aposentados

O Dia Nacional dos Aposentados é comemorado anualmente em 24 de janeiro.

Neste dia vinte e quatro de Janeiro é celebrado por ser um dia destinado a homenagear todos os grandes profissionais que já deram seu suor e se dedicaram a vida inteira de trabalho e já podem agora usufruem de se não de todos os benefícios mas de benefícios parciais da previdência social com o INSS, recebendo assim do governo um retorno de gratificação por todos os longos anos de trabalhos e de serviços prestados ao país.

Dia dos Aposentados

Segundo podemos constar, que de acordo com a legislação vigente em território nacional do Brasil, temos até então um total de cinco(5) áreas denominadas categorias muito específicas para a aposentadoria:

Conheça o Site do ABCTudo feito especialmente para os Aposentados e para os trabalhadores que pensam em se aposentar um dia.

  1. a Compulsória,
  2. a Especial,
  3. por Idade,
  4. por Invalidez
  5. ou por tempo de contribuição.

24 de Janeiro é o Dia dos Aposentados

Esta data de Dia do Aposentado, instituído por lei, lá em 1981, foi por uma iniciativa do então Deputado Federal Benedito Marcílio, que está muito atuante no movimento nacional de aposentados, foi presidente da Confederação Brasileira (Cobap) e preside a Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS, com sede em Santo André/SP

Dia dos Aposentados pequena Mensagem

Após anos de dedicação e muito trabalho, o dia de hoje (Dia dos Aposentados) é mais do que necessário!

Parabéns por todo o esforço e obrigado por ter ajudado no desenvolvimento do nosso país!

Com muito estudo e empenho cumpriste teu objetivo para com a sociedade, deste o teu melhor e ajudaste a resolver ou melhorar a vida de muitas pessoas ao logo dos anos de carreira… Agora, chegou o tão merecido descanso! Parabéns pelo seu dia!

Você acha que o papai e a mamãe trabalham muito? Pois fique tranquilo que um dia eles vão poder descansar! O vovô e a vovó já pararam de trabalhar, porque já se aposentaram. Isso mesmo, é assim que chamamos quem já parou de trabalhar. E hoje, dia 24 de janeiro, comemoramos o Dia do Aposentado. Muitas palmas pra aqueles que desfrutam do merecido descanso.

Benefícios da Previdência Docial

Dia dos Aposentados

Os benefícios da previdência social tem a representatividade do poder do direito constitucional “baseado na constituição do pais” de todo brasileiro. Logo, temos: Basicamente, um contrato firmado entre o trabalhador e o governo, em que o primeiro se compromete a pagar a cada mês uma quantia previamente calculada, e o segundo se compromete a devolver essa quantia, sob a forma de benefícios, sempre que o trabalhador estiver incapacitado ao trabalho ou se aposentar.

Dia dos Aposentados

Ministério da Previdência e Assistência Social

O Ministério da Previdência e Assistência Social é o órgão que intermedeia esse contrato, administrando o dinheiro recolhido do povo brasileiro. Os benefícios — aposentadorias, pensões, auxílios e bolsas — são pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Trabalhador Autônomo!?!?!

Para arrecadar o dinheiro do pagamento de benefícios, as empresas públicas ou privadas recolhem a contribuição diretamente da folha de pagamento do trabalhador. Quanto ao trabalhador autônomo, é ele o responsável direto pelo recolhimento da contribuição, exceto os prestadores de serviço, cuja contribuição é recolhida pela empresa beneficiária dos serviços; o desconto efetuado na fonte é enviado pela entidade ao INSS, a título de contribuição previdenciária.

Em 24/01/1923, por meio da lei nº 4.682 (Lei Elói Chaves), foi criado o sistema previdenciário. A antiga Caixa de Aposentadoria e Pensões foi institucionalizada para beneficiar os empregados das estradas de ferro e seus familiares. A partir desse modelo, o sistema previdenciário brasileiro começou a ser traçado para garantir o sustento das pessoas que não mais podiam fazer parte do mercado de trabalho.

A Constituição brasileira estabelece que o trabalhador brasileiro tem direito à aposentadoria ao completar determinado tempo de serviço ou ao atingir determinada idade. Existem também as aposentadorias especiais e aquelas concedidas por invalidez.

As aposentadorias especiais são concedidas aos trabalhadores envolvidos com atividades insalubres. Nesse caso, o trabalhador deve comprovar a exposição a agentes nocivos, sejam químicos, físicos ou biológicos, durante o período de trabalho. Já a aposentadoria por invalidez é concedida ao cidadão considerado incapaz de continuar exercendo a atividade profissional necessária à sua subsistência.

Os benefícios previdenciários são importantes conquistas sociais de todo brasileiro que trabalhou para o sustento de sua família e para o desenvolvimento do País. O respeito ao aposentado, bem como aos seus direitos previstos em lei, é dever de todo bom cidadão que dá importância à família e aos valores morais. Por isso, o Dia da Previdência Social e o Dia do Aposentado são comemorados em todo o território nacional.

Tudo tem um incio Dia dos Aposentados

Esta data foi criada em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a Lei Eloy Chaves.

O Decreto de Lei nº 6.926/81 determinou o dia 24 de janeiro como o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil.