Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioGeralDicas essenciais para quem vai realizar uma compra de imóvel

Dicas essenciais para quem vai realizar uma compra de imóvel

A compra de imóvel é um sonho para muitos brasileiros, que vivem ansiosos pelo momento de adquirirem sua casa própria. Acontece que é preciso tomar muito cuidado para fazer a compra correta e tomar todas as precauções, para que seu sonho não seja manchado por uma aquisição ruim.

Portanto, além de cuidar para comprar uma casa que seja agradável para você, é preciso verificar uma série de detalhes que revelarão se o imóvel é adequado para várias necessidades. Ter essa análise crítica é essencial, pois, uma casa que parece hoje o lar dos seus sonhos, pode se revelar no futuro como um mau investimento. Confira:

1. Liste as características do imóvel que você deseja

Para comprar imóvel com mais consciência, a primeira dica é listar de maneira clara o que você quer com a aquisição. Não busque necessariamente por aspectos estéticos, como uma casa bonita, bem estruturada com reformas realizadas. Mas coloque também aspectos técnicos, como um imóvel localizado na cidade.

Pontue tudo o que ache relevante, e não deixe de incluir em sua lista as necessidades de sua família. Por exemplo, que o imóvel seja próximo à escolinha dos filhos, ou da babá e familiares que ficarão com as crianças em eventuais compromissos dos pais, pois tudo isto é relevante.

2. Análise a possibilidade de comprar um imóvel novo, usado ou na planta

Existem basicamente três tipos de compra de imóvel: o novo, usado e na planta. O imóvel novo é a casa própria construída, onde você será o primeiro a tê-la como proprietário! Receberá a chave da casa na data correta e assumirá a sua posse, sendo o primeiro dono do imóvel.

Já o imóvel usado é comprado de um proprietário que busca passá-lo para frente, o que muitas vezes também embaratece o investimento. E por fim, a casa comprada na planta é quando você compra um imóvel antes de ser construído, mas paga por ele inteiro. Assim ele sai mais barato e você se muda alguns meses mais tarde.

3. Verifique a segurança e a localização do imóvel

A localização é um aspecto fundamental que não pode ficar de fora enquanto você considera um novo imóvel para comprar. É preciso que esta casa seja bem localizada, colocada em um local com facilidade em acessos às principais rodovias, centro urbano e comércios da sua cidade.

Melhor ainda, é melhor que seja um imóvel próximo ao seu trabalho, ao trabalho do seu cônjuge e filhos, caso houver. Assim é mais fácil administrar a responsabilidade de toda a família, e encontrar o lugar ideal para todos viverem bem.

Outro fator essencial na escolha da localização é a segurança, pois assim você favorece localizações e bairros seguros.

4. Prepare-se financeiramente

Todos sabemos que a compra de imóvel é problemática da perspectiva financeira. É um investimento de alto valor cujos valores chegam a centenas de milhares de reais. Então é essencial se preparar financeiramente, independente de qual o método de pagamento escolhido.

Mesmo os pagamentos parcelados, como o financiamento e entrada, ainda exigem parcelas mensais que não costumam ser baratas, além de durarem durante longos anos. Então realize um preparo financeiro, com muito controle e onde seus gastos são rigorosamente observados.

5. Compreenda sobre os custos adicionais

Se comprar um imóvel já é caro, entenda que os gastos não terminam por aí. Ainda será necessário investir em reforma, comprar toda a mobília para o imóvel e gastar com serviços básicos, como o gás, água, energia e internet. Tudo isso pesa, e torna o orçamento e os gastos ainda mais difíceis de suportar.

É necessário já contar com esses gastos adicionais ao se planejar mudar e comprar uma nova casa, e entender que boa parte desses gastos é incontornável, e precisará de alguma maneira ser paga. Então não se desespere, antes planeje algum modo de pagar todos eles e faça uma lista desses gastos extras.

6. Saiba como funciona as principais formas de comprar um imóvel

Uma dica que vale a conhecer antes da compra de imóvel é que existem mais de uma forma de pagamento. Há várias formas de conseguir adquirir uma casa nova, cada uma com seus próprios desafios, vantagens, pontos fortes e fracos. Basta você decidir qual a que parece mais vantajosa.

Na realidade, essas formas de pagamento se dividem em pelo menos 3 ou 4, a depender da perspectiva de análise. Essas formas de pagamento estão disponibilizadas em todo o país e congregam praticamente as transações possíveis para comprar um novo imóvel.

  • Financiamento imobiliário;
  • Financiamento com entrada;
  • Consórcio;
  • À vista;

Comecemos com o pagamento à vista, o mais fácil de ser explicado. Ao pagar à vista por um imóvel você pega muito mais barato, mas precisa dar todo o dinheiro de uma vez. Já o consórcio é um modo de pagar mensalmente, no entanto, você recebe o imóvel de maneira aleatória até terminar o consórcio.

E no financiamento você parcela um imóvel, algo que pode ser realizado com uma entrada que adianta parte do pagamento. O financiamento dura muitos meses com uma parcela fixa, e ainda existem vários tipos dessa modalidade. Para entender melhor, veja mais detalhes sobre cada tipo de financiamento imobiliário!

7. Tenha um corretor ou imobiliária de confiança

Não é recomendável realizar a compra de imóvel sem uma imobiliária ou corretor que seja de confiança e te aconselhe e guie nesse mercado que é bastante nebuloso. Existem vários imóveis e casas, cada um com ofertas diferentes de vantagens, benefícios e outras características.

É preciso saber se guiar nesse emaranhado de informações, e isso só é possível com o auxílio de um corretor ou imobiliária transparente e que presta um bom serviço. Além de auxiliar com a burocracia gigantesca envolvida com a compra da casa ou apartamento.

8. Visite diversos imóveis e em horários diferentes

Caso se interesse por um imóvel, busque visitá-lo várias vezes, inclusive em horários diferentes. É comum que muitos vendedores acabem por “enfeitar” um pouco o imóvel para a compra, e isso pode ir por água abaixo a partir do momento que visitar a casa em momentos diferentes.

Também é uma forma de entender toda a dinâmica do ambiente, como é o bairro de noite e de dia e as diferenças essenciais que podem ou não contribuir, ou te fazem negar a compra do imóvel. Quanto mais informações a respeito do imóvel tiver, mais consciente será a sua compra.

9. Verifique se a documentação do imóvel está correta

A compra de imóvel é quase sempre acompanhada por uma extensa documentação, e esta deve ser analisada de maneira séria e profunda. Qualquer erro com a documentação durante a compra da casa pode resultar em problemas sérios, até mesmo onde o novo proprietário é obrigado a pagar por débitos vencidos.

Então preste bastante atenção nesses detalhes antes de fechar a compra, consulte todos os documentos possíveis e os solicite. Conte também com o apoio de um contador ou imobiliária respeitável para receber todo o suporte administrativo e legal possível.

10. Leia muito bem o contrato

O contrato deve ser lido muito bem antes de ser assinado, afinal, este é o elemento mais importante da compra de imóvel. Nele estão descritos os dados e características da operação, e também irão te obrigar a certos deveres até a entrega da casa, além de definirem o estado da sua entrega.

Então é um momento que requer muita atenção, pois infelizmente pode haver elementos no contrato que não foram acordados anteriormente de maneira verbal. Faça uma análise minuciosa do documento antes de assiná-lo, e conte com o parecer de um profissional como o corretor.

Com essas práticas você poderá facilmente iniciar a compra de imóvel de maneira mais clara e consciente! Esta é uma oportunidade incrível em sua vida que deve ser realizada de maneira bastante criteriosa. Então tome todos os cuidados que mencionamos para realizar a melhor negociação possível. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da sua rotina. Motoristas de aplicativo, como os milhares que circulam pelo Grande ABC Paulista e...

Lacre x Latinha: O Mito do Alumínio e a Reciclagem em Sto André

Lacre x Latinha, quem tem mais alumínio? Desvendando o mito e a importância da reciclagem em Santo AndréSanto André, minha cidade, meu lar... e também palco de um mito que me intrigou por anos e, como descobri, intriga muita...

Hematologia: Da Angústia ao Alívio: Minha Experiência

Hematologia: O Susto Que Virou Alívio: Minha Jornada com a Hematologia: Era apenas mais um dia comum quando tudo começou. Algumas manchas roxas misteriosas começaram a surgir pelo corpo da minha avó, acompanhadas de uma fadiga inexplicável. Hematologia: Da Angústia...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato