A compra de imóvel é um sonho para muitos brasileiros, que vivem ansiosos pelo momento de adquirirem sua casa própria. Acontece que é preciso tomar muito cuidado para fazer a compra correta e tomar todas as precauções, para que seu sonho não seja manchado por uma aquisição ruim.
Portanto, além de cuidar para comprar uma casa que seja agradável para você, é preciso verificar uma série de detalhes que revelarão se o imóvel é adequado para várias necessidades. Ter essa análise crítica é essencial, pois, uma casa que parece hoje o lar dos seus sonhos, pode se revelar no futuro como um mau investimento. Confira:
1. Liste as características do imóvel que você deseja
Para comprar imóvel com mais consciência, a primeira dica é listar de maneira clara o que você quer com a aquisição. Não busque necessariamente por aspectos estéticos, como uma casa bonita, bem estruturada com reformas realizadas. Mas coloque também aspectos técnicos, como um imóvel localizado na cidade.
Pontue tudo o que ache relevante, e não deixe de incluir em sua lista as necessidades de sua família. Por exemplo, que o imóvel seja próximo à escolinha dos filhos, ou da babá e familiares que ficarão com as crianças em eventuais compromissos dos pais, pois tudo isto é relevante.
2. Análise a possibilidade de comprar um imóvel novo, usado ou na planta
Existem basicamente três tipos de compra de imóvel: o novo, usado e na planta. O imóvel novo é a casa própria construída, onde você será o primeiro a tê-la como proprietário! Receberá a chave da casa na data correta e assumirá a sua posse, sendo o primeiro dono do imóvel.
Já o imóvel usado é comprado de um proprietário que busca passá-lo para frente, o que muitas vezes também embaratece o investimento. E por fim, a casa comprada na planta é quando você compra um imóvel antes de ser construído, mas paga por ele inteiro. Assim ele sai mais barato e você se muda alguns meses mais tarde.
3. Verifique a segurança e a localização do imóvel
A localização é um aspecto fundamental que não pode ficar de fora enquanto você considera um novo imóvel para comprar. É preciso que esta casa seja bem localizada, colocada em um local com facilidade em acessos às principais rodovias, centro urbano e comércios da sua cidade.
Melhor ainda, é melhor que seja um imóvel próximo ao seu trabalho, ao trabalho do seu cônjuge e filhos, caso houver. Assim é mais fácil administrar a responsabilidade de toda a família, e encontrar o lugar ideal para todos viverem bem.
Outro fator essencial na escolha da localização é a segurança, pois assim você favorece localizações e bairros seguros.
4. Prepare-se financeiramente
Todos sabemos que a compra de imóvel é problemática da perspectiva financeira. É um investimento de alto valor cujos valores chegam a centenas de milhares de reais. Então é essencial se preparar financeiramente, independente de qual o método de pagamento escolhido.
Mesmo os pagamentos parcelados, como o financiamento e entrada, ainda exigem parcelas mensais que não costumam ser baratas, além de durarem durante longos anos. Então realize um preparo financeiro, com muito controle e onde seus gastos são rigorosamente observados.
5. Compreenda sobre os custos adicionais
Se comprar um imóvel já é caro, entenda que os gastos não terminam por aí. Ainda será necessário investir em reforma, comprar toda a mobília para o imóvel e gastar com serviços básicos, como o gás, água, energia e internet. Tudo isso pesa, e torna o orçamento e os gastos ainda mais difíceis de suportar.
É necessário já contar com esses gastos adicionais ao se planejar mudar e comprar uma nova casa, e entender que boa parte desses gastos é incontornável, e precisará de alguma maneira ser paga. Então não se desespere, antes planeje algum modo de pagar todos eles e faça uma lista desses gastos extras.
6. Saiba como funciona as principais formas de comprar um imóvel
Uma dica que vale a conhecer antes da compra de imóvel é que existem mais de uma forma de pagamento. Há várias formas de conseguir adquirir uma casa nova, cada uma com seus próprios desafios, vantagens, pontos fortes e fracos. Basta você decidir qual a que parece mais vantajosa.
Na realidade, essas formas de pagamento se dividem em pelo menos 3 ou 4, a depender da perspectiva de análise. Essas formas de pagamento estão disponibilizadas em todo o país e congregam praticamente as transações possíveis para comprar um novo imóvel.
- Financiamento imobiliário;
- Financiamento com entrada;
- Consórcio;
- À vista;
Comecemos com o pagamento à vista, o mais fácil de ser explicado. Ao pagar à vista por um imóvel você pega muito mais barato, mas precisa dar todo o dinheiro de uma vez. Já o consórcio é um modo de pagar mensalmente, no entanto, você recebe o imóvel de maneira aleatória até terminar o consórcio.
E no financiamento você parcela um imóvel, algo que pode ser realizado com uma entrada que adianta parte do pagamento. O financiamento dura muitos meses com uma parcela fixa, e ainda existem vários tipos dessa modalidade. Para entender melhor, veja mais detalhes sobre cada tipo de financiamento imobiliário!
7. Tenha um corretor ou imobiliária de confiança
Não é recomendável realizar a compra de imóvel sem uma imobiliária ou corretor que seja de confiança e te aconselhe e guie nesse mercado que é bastante nebuloso. Existem vários imóveis e casas, cada um com ofertas diferentes de vantagens, benefícios e outras características.
É preciso saber se guiar nesse emaranhado de informações, e isso só é possível com o auxílio de um corretor ou imobiliária transparente e que presta um bom serviço. Além de auxiliar com a burocracia gigantesca envolvida com a compra da casa ou apartamento.
8. Visite diversos imóveis e em horários diferentes
Caso se interesse por um imóvel, busque visitá-lo várias vezes, inclusive em horários diferentes. É comum que muitos vendedores acabem por “enfeitar” um pouco o imóvel para a compra, e isso pode ir por água abaixo a partir do momento que visitar a casa em momentos diferentes.
Também é uma forma de entender toda a dinâmica do ambiente, como é o bairro de noite e de dia e as diferenças essenciais que podem ou não contribuir, ou te fazem negar a compra do imóvel. Quanto mais informações a respeito do imóvel tiver, mais consciente será a sua compra.
9. Verifique se a documentação do imóvel está correta
A compra de imóvel é quase sempre acompanhada por uma extensa documentação, e esta deve ser analisada de maneira séria e profunda. Qualquer erro com a documentação durante a compra da casa pode resultar em problemas sérios, até mesmo onde o novo proprietário é obrigado a pagar por débitos vencidos.
Então preste bastante atenção nesses detalhes antes de fechar a compra, consulte todos os documentos possíveis e os solicite. Conte também com o apoio de um contador ou imobiliária respeitável para receber todo o suporte administrativo e legal possível.
10. Leia muito bem o contrato
O contrato deve ser lido muito bem antes de ser assinado, afinal, este é o elemento mais importante da compra de imóvel. Nele estão descritos os dados e características da operação, e também irão te obrigar a certos deveres até a entrega da casa, além de definirem o estado da sua entrega.
Então é um momento que requer muita atenção, pois infelizmente pode haver elementos no contrato que não foram acordados anteriormente de maneira verbal. Faça uma análise minuciosa do documento antes de assiná-lo, e conte com o parecer de um profissional como o corretor.
Com essas práticas você poderá facilmente iniciar a compra de imóvel de maneira mais clara e consciente! Esta é uma oportunidade incrível em sua vida que deve ser realizada de maneira bastante criteriosa. Então tome todos os cuidados que mencionamos para realizar a melhor negociação possível. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!
OPINIÃO
ABCTudo Paulista
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.