Direito Previdenciário: Simpósio Internacional Debaterá Modelos Brasileiro e Norte-Americano: em agosto, nos Estados Unidos, alguns dos principais nomes do Direito Previdenciário no mundo

Simpósio Internacional Debaterá Modelos Brasileiro e Norte-Americano

Em Agosto de 2019, um Simpósio Internacional nos Estados Unidos discutirá os sistemas previdenciários brasileiro e norte-americano. Será nos dias 05, 06 e 07, na Harvard Law School, na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts (EUA).

O advogado e professor pernambucano Almir Reis será um dos coordenadores do evento.

Almir Reis adiantou que serão realizados debates sobre os Sistemas Previdenciários tanto o modelo Norte Americano e o Sul Americano do Brasil. O principal foco estão propriamente nos impactos econômicos e sociais num cenário de reformas.

Tire suas dúvidas, deve ou não aposentar antes da Reforma da Previdência?

Alguns dos motes serão:

  • Finanças e Políticas Públicas,
  • renda segura,
  • além de Seguro saúde e incapacidades.

Poderá também ser debatido a Reforma da Previdência 2019 ou Reforma da Previdência do Governo Bolsonaro, porém a pauta ainda não está confirmada.

Adriane Bramante questiona critério de idade mínima proposto na reforma da previdênciaEspecialista em direito Previdenciário, professora, advogada e autora de vários títulos sobre previdência e aposentadoria especial. Adriane Bramante presidente do IBDP está confirmada no Evento.

O que é Simpósio

Assim define o dicionário português sobre o significado de simpósio.

Com a expansão dos eventos científicos muitas pessoas ficam

Direito Previdenciário: Simpósio Internacional Debaterá Modelos Brasileiro e Norte-Americano
Harvard Law School, NW Corner Building, WCC, Location: Cambridge MA, Architect: Robert A M Stern Architects

em dúvida sobre o real significado desse termo, afinal, qual é a diferença entre simpósio e seminário, por exemplo?

O conceito de outros tipos de eventos como palestras, mesas-redondas ou conferências, também não é completamente entendido.

Entretanto, se você tem o objetivo de organizar um evento como este, é necessário entender as diferenças entre os tipos de eventos científicos.

Os simpósios se diferenciam dos demais tipos de eventos,pois tratam de assuntos científicos e acadêmicos.

É muito comum que em simpósios, sejam discutidas novas técnicas sobre determinado tema.

Um simpósio é uma reunião formal em um ambiente acadêmico onde os participantes são especialistas em seus campos. Esses especialistas apresentam suas opiniões ou pontos de vista sobre um tema de discussão escolhido.

Não seria incorreto rotular um simpósio como uma pequena conferência. Há discussões habituais sobre o tema escolhido após os especialistas apresentarem seus discursos.

A principal característica de um simpósio é que ele cobre um único tópico ou assunto e todas as palestras dadas por especialistas são concluídas em um único dia.

Esse tipo de evento muitas vezes é confundido com o modelo de mesa-redonda, onde participantes debatem entre si e as discussões contam com um mediador.

Nos simpósios, o objetivo é promover o crescimento de todos os envolvidos, por isso, os participantes realizam um intercâmbio de informações e acabam não discutindo tanto entre si e sim diretamente com a plateia.

Diferença entre Simpósio e Seminário

É muito comum confundir e não saber a diferença entre simpósio e seminário, pois realmente são muito parecidos.

Assim como o que você acabou de ler sobre o que significa simpósio, um seminário também é uma forma de instrução acadêmica, seja em uma universidade ou oferecido por uma organização comercial ou profissional.

Porém, o seminário, tem a função de reunir pequenos grupos para reuniões recorrentes, concentrando-se cada vez em algum assunto específico, em que todos os presentes são convidados a participar ativamente.

Outra diferença entre simpósio e seminário é a existência da figura de um orador que prepara e instrui conceitos e técnicas que serão apresentadas e discutidas através de uma combinação de materiais visuais, ferramentas ou equipamentos interativos e demonstrações.

O simpósio possui vários pesquisadores falando sobre um mesmo assunto, trata-se de um evento mais específico. Já no seminário temos um tema geral, mas a abordagem dos pesquisadores é variada, de acordo com os subtemas que abordam.

Resumindo, no simpósio um tema específico é abordado por todos os profissionais que irão apresentar seus trabalhos, cada um com seu ponto de vista. No seminário os temas das apresentações podem variar de maneira mais significativa e mesmo que exista um tema central, ele é dividido em subtemas nas apresentações.

Este Artigo lhe foi Útil?

Clique na Estrela Desejada

Average rating / 5. Contagem de Votos:

Que pena que não foi útil, vamos melhorar. Obrigado

Ajude-nos a melhorar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here