Doação de Probióticos no ABC: Você já conseguiu a sua?

0
1460

Probióticos são alimentos ou suplementos alimentares contendo micro-organismos vivos benéficos para o nosso corpo. Seu principal benefício para a saúde é que eles compõem a flora intestinal, regulando os processos digestivos e evitando diversas doenças.

A importância dos probióticos

Doação de Probióticos no ABC: Você já conseguiu a sua?

Os micro-organismos dos alimentos probióticos são considerados “bactérias boas”, que exercem diversas funções em nosso corpo. Sua principal atuação é combater as bactérias nocivas que provocam doenças intestinais e prejudicam a absorção dos nutrientes.

Por este motivo, ingerir probióticos melhora a digestão e a diminui a formação de gases. Além disso, essas “bactérias boas” estimulam a produção das células de defesa do nosso corpo e previnem mutações genéticas em nosso DNA, diminuindo a possibilidade de câncer.

Outra indicação dos probióticos é para repor a flora intestinal, em tratamento com antibióticos. Esses medicamentos eliminam as bactérias nocivas, mas também eliminam as bactérias benéficas do intestino, provocando gases, problemas digestivos e má absorção nutricional. Os micro-organismos dos alimentos probióticos recolonizam o intestino, evitando o aparecimento desses problemas.

Quais são os alimentos probióticos

Doação de Probióticos no ABC: Você já conseguiu a sua?

Os micro-organismos benéficos são encontrados nos alimentos fermentados. A soja e seus derivados, como o tofu (queijo de soja), alguns tipos de carne e extratos de sementes e vegetais são alimentos com potencial probiótico. Hoje em dia também é possível consumir suplementos alimentares com probióticos, encontrados em lojas do ramo, ou nas farmácias.

Mas os derivados do leite são os alimentos probióticos mais conhecidos: iogurte, queijo e coalhada são fontes naturais de micro-organismos benéficos. Encontramos esses produtos prontos no mercado, mas também é possível produzi-los em casa.

Kefir: fazendo os seus probióticos em casa

Muitas pessoas ainda não conhecem estes micro-organismos vivos chamados de kefir. Com a aparência de pequenos grãos, esta colônia é composta por leveduras, bactérias e lactobacilos, que, além dos benefícios relacionados à composição da flora intestinal, ainda fornecem nutrientes como ácido fólico, vitamina B, cálcio, fósforo, magnésio e triptofano, além de outros aminoácidos e vitaminas.

Existem dois tipos de kefir: o que fermenta água com açúcar mascavo e o que fermenta leite. Ambos proporcionam benefícios para a saúde, mas o preferido é o kefir de leite, pois ele produz iogurte, sendo conhecido como “iogurte infinito”, pois quando conseguimos uma colônia de kefir de leite, basta cuidar bem para produzir iogurte todos os dias, com custo baixo e alta qualidade, em comparação ao comprado no mercado.

Como conseguir uma colônia de kefir aqui no Grande ABC

Doação de Probióticos no ABC: Você já conseguiu a sua?

Há uns 15 anos, era difícil conseguir uma “muda” de kefir, mas agora com a internet, uma verdadeira comunidade se formou para que este probiótico seja conhecido e utilizado, tornando muito fácil encontrar alguém que possa lhe doar.

Como esses micro-organismos se multiplicam facilmente, pessoas que possuem excedentes se organizaram em grupos no Facebook, para facilitar o contato entre doadores de kefir e quem deseja “adotar” uma colônia. Nestes grupos, você também aprende a cuidar do seu kefir e conhece inúmeras receitas com o iogurte.

Pessoas de todo o Brasil estão participando desses grupos, e é muito fácil conseguir uma doadora aqui no Grande ABC, pois já existem muitas pessoas na região que cultivam o kefir. O encontro com a doadora é realizado em ambientes movimentados, como shoppings ou mercados, e em retribuição, podemos levar um litro de leite (ou açúcar mascavo para o kefir de água), se a doadora aceitar.

Doação de Probióticos no ABC: Você já conseguiu a sua?

Quer aproveitar os benefícios do kefir para a sua saúde? Veja a seguir onde você pode encontrar uma doadora perto de você:

Grupo: Doação de Kefir, Kombuchá, Viili, Filmjölk e Caspian no ABC https://www.facebook.com/groups/1590680011261491

Grupo: Doe amor, doe kefir
https://www.facebook.com/groups/Doeamorkefir

Grupo: kefir e outros probióticos
https://www.facebook.com/groups/1159472460759116

Grupo: Kefir, doação e receitas
https://www.facebook.com/groups/doarkefir/

Doação de Probióticos no ABC: Você já conseguiu a sua?
Avalie esta notícia