Dra. Ana pede inclusão de veterinários e aumento no número de equipes do NASF

Dra. Ana pede inclusão de veterinários e aumento no número de equipes do NASF :

Dra. Ana pede inclusão de veterinários e aumento no número de equipes do NASF

[ad_1]

Crédito: Divulgação

A vereadora Dra. Ana Veterinária (DEM) indicou a Prefeitura de Santo André a inclusão de médicos veterinários nas sete equipes do Programa Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Além da inclusão do profissional, a democrata solicitou o aumento no número de equipes do popularmente chamado programa médico de família.

Dra. Ana justifica tecnicamente sua indicação, apontando que a presença de veterinários no NASF melhora, significamente, a qualidade da atenção básica à família, atuando no diagnóstico de risco à saúde e na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente. Tanto que a participação do profissional nas ações e programas de saúde é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Desde 2011, a legislação autoriza a inclusão do veterinário e Santo André ainda não o fez. A atuação do profissional junto a outros membros da equipe permite levar a população informações e sanar dúvidas sobre alimentação, vermifugação, castração e vacinação, além de melhor o convívio com os animais domésticos”, explica a vereadora.

Nas equipes, os veterinários podem atuar ainda em ações educativas de mobilização contínua na comunidade e trabalhar um senso municipal pet. “Um dos objetivos é conscientizar e educar tutores de animais de estimação, trabalhando temas como prevenção de doenças, combate a maus tratos, guarda e adoção responsável e o abandono”, acrescenta. 

Ampliar as equipes 

Hoje, o município de Santo André possui sete equipes do NASF, nos chamados sete territórios de saúde, e cobertura por parte da Atenção Básica de 46%.

Para a vereadora, esse é o momento de ampliar o número de equipes, pois a estrutura de saúde pública suporta o investimento que irá atender necessidades dos munícipes em saúde e termos sanitários e ambientais. “Sobretudo em tempos de pandemia do COVID-19, a cidade necessita desta ampliação, de maneira planejada e escalonada, até termos 100% de cobertura dos territórios de saúde do município”, reivindica.

Com 4.908 votos, Dra. Ana Veterinária foi a única mulher eleita em Santo André na eleição do ano passado, bem como a mulher mais bem votada dentre as sete cidades do ABC. Formada em medicina veterinária há 16 anos e com MBA em Saúde Pública, e com mais de 20 anos atuando na proteção e bem-estar animal, a vereadora atua ainda em políticas públicas de saúde humana.

[ad_2]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies