Abctudo 2024
Abctudo 2024
InícioSete CidadesSanto AndréEm Santo André, lixo é sinônimo de oportunidade, responsabilidade e de qualidade...

Em Santo André, lixo é sinônimo de oportunidade, responsabilidade e de qualidade de vida

Em Santo André, lixo é sinônimo de oportunidade, responsabilidade e de qualidade de vida:  A Prefeitura de Santo André sabe o quanto é importante separar o lixo. Para tanto, investe fortemente na separação e no reaproveitamento dos resíduos e incentiva a população a fazer parte do processo.

 

Em Santo André, lixo é sinônimo de oportunidade, responsabilidade e de qualidade de vida

Não demorou para que essa parceria entre a administração e o andreense fizesse do município referência em reciclagem em todo o ABCD e servisse de exemplo para muitas regiões do Brasil.Santo André começou a investir em reciclagem numa época em que pouco se falava sobre o assunto.

Há 21 anos, este tema faz parte do dia a dia de quem mora na cidade de mais 715 mil habitantes. E não faltam ações que tornam o reaproveitamento de resíduos uma feliz realidade no município, além de grande gerador de postos de trabalho em cooperativas de reciclagem.

 

Não menos importante

Em Santo André, lixo é sinônimo de oportunidade, responsabilidade e de qualidade de vida

 

Não menos importante é o fato de a separação de lixo realizada em Santo André ampliar a vida útil do aterro sanitário da cidade, que, não de hoje, é considerado um dos melhores da Grande São Paulo – ou seja, fica clara que a conscientização ambiental e a consequente colaboração por parte do munícipe faz com que o aterro seja utilizado por mais tempo.

O descarte irregular, popularmente conhecido como “bota-fora”, também perdeu força por aqui, graças às práticas ambientais desenvolvidas pelo Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), que conta cada vez mais com a adesão voluntária e consciente do cidadão.

Afinal, o andreense aprendeu que não basta tão somente separar o lixo úmido (restos de comida, lixo de banheiro) do seco (embalagens, plásticos, papel, alumínio, vidros) e destiná-lo corretamente – é preciso gerar menos resíduos. Por fim, falar de lixo em Santo André é falar de oportunidades.

 

Moeda Verde

 

O “Moeda Verde” é um bom exemplo disso. Iniciativa pioneira da Prefeitura, por meio do Semasa e do Núcleo de Inovação Social, o projeto possibilita que os resíduos separados corretamente sejam trocado por verduras, frutas e legumes. Cada 5 quilos de material reciclado vale 1 quilo de hortifrúti. Ganha a cidade, ganha você!


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Uber e Trombose: O Perigo Invisível Ronda Motoristas de App

Uber e Trombose: Imagine passar horas ao volante, buscando sustento para sua família, sem saber que um perigo silencioso se esconde nas sombras da...

Leia também

Evento de Adoção de Animais no Parque Celso Daniel Sto André

Encontre seu Novo Melhor Amigo no Evento de Adoção de Animais no Parque Celso Daniel, em Santo André!Sonha em ter um companheiro fiel e amoroso? Não perca a oportunidade de mudar a vida de um animal e a sua...

Domingo no Paço: Uma celebração da comunidade andreense que une gerações!

Em Santo André, uma tradição que floresceu em 2017 continua a encantar e unir a comunidade: o Domingo no Paço. Este evento semanal, que transforma a área do Paço Municipal em um vibrante espaço de lazer e cultura, é...

Festival de Inverno de Paranapiacaba 2024: Magia e Cultura

Festival de Inverno de Paranapiacaba 2024: Uma Fuga Acolhedora para o Frio e a RotinaPrepare-se para uma experiência inesquecível que vai aquecer seu coração e sua alma! O renomado Festival de Inverno de Paranapiacaba está de volta, trazendo consigo...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato