projeto ‘Construindo Música’
Crédito: divulgação
Meio ambiente, música e educação a favor da transformação social. Esta é a premissa do projeto ‘Construindo Música’, que busca engajar professores e alunos em exercício de iniciação musical por meio de proposta lúdica e divertida, a qual também envolve conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social.O projeto que está sendo iniciado em Santo André abrange cinco escolas, chegando a 150 crianças diretamente – participantes das oficinas com os educadores – e 1710 indiretamente, por meio de apresentações. Uma das cinco escolas atendidas pela iniciativa no município, a EMEIEF Darcy Ribeiro, localizada no Jardim Oratório, receberá pocket-shows inaugurais em 4/5, em dois horários – 10h30 e 13h30 –, com apresentação dos arte-educadores Léo Nascimento e Larissa Macedo.As duas apresentações reunirão 458 alunos nas dependências da instituição educacional e contarão com a presença de Hugo Kitagawa, diretor industrial da Solvay, responsável pela unidade de Santo André (SP) e de representantes do ensino público municipal da cidade. Os pocket-shows já foram realizados, entre 16 e 19/4, nas EMEIEF Luiz Sacilotto (Jardim Alvorada), EMEIEF Madre Teresa de Calcutá (Parque João Ramalho), EMEIEF Professor Antonio Virgílio Zaniboni (Jardim do Estádio) e EMEIEF Professora Maria da Penha de Almeida Manfredi (Vila Curuçá).Após os shows, que agem como propulsor da curiosidade em torno da exploração da diversidade dos sons e timbres, assim como as variadas possibilidades dos instrumentos musicais construídos a partir de materiais recicláveis, serão realizadas oficinas no decorrer do ano com o intuito de capacitar e auxiliar professores das escolas atendidas na construção e manejo dos instrumentos.A produção destes instrumentos, por sua vez, se inicia com base na promoção de jogos de percepção musical e com a coleta de materiais que acabariam no lixo, como garrafas PET e latas de alumínio. Estão previstas oitos horas de formação para os educadores (com duas horas semanais específicas para acompanhamento pedagógico) e 16 oficinas, com duas horas de duração cada uma, para os estudantes.Sobre os muitos benefícios gerados pelo ensino e prática da música, estudos científicos têm mostrado que a musicalização e o aprendizado de um instrumento também podem ajudar na assimilação de conteúdos trabalhados em disciplinas que exigem raciocínio lógico e concentração.A razão disso é a estimulação de regiões do cérebro ativadas especialmente no estudo de certas disciplinas, como matemática e línguas, que também atuam no processamento e produção de sentido e emoção da música.Esses estudos indicam uma correspondência significativa entre a instrução musical nos primeiros anos de vida e o desenvolvimento da inteligência espacial, responsável por estabelecer relações entre itens e que favorece as habilidades matemáticas, necessárias ao fazer musical no processo de divisão de ritmos e contagem de tempo.Segundo a diretora de comunicação do Grupo Solvay na América Latina e diretora do Instituto Rhodia, Odete Duarte, o objetivo da empresa na área social é apoiar projetos ligados à educação e ao desenvolvimento de crianças e jovens de escolas de ensino público de comunidades do entorno de suas unidades industriais. “O apoio a esse tipo de projeto também está alinhado ao pilar de sustentabilidade, que é uma das prioridades do Grupo Solvay em todo o mundo”, disse Odete.“O projeto busca envolver toda a escola numa campanha de conscientização sobre a reciclagem e a importância da música dentro do aprendizado e seus benefícios, algo que estimule a descoberta. O mais especial para mim foi poder atender à Escola Luiz Sacilotto, que recebe alunos portadores de necessidades especiais. É, comprovadamente, eficaz o benefício da música com crianças que têm uma sensibilidade acima da média”, afirma Fernando Monteiro, diretor da Evoluir – Educação Transformadora, que desenvolve e aplica as metodologias do projeto.“Trazemos os professores para serem parceiros dos educadores musicais e, assim, todos aprendem juntos”, conta a artista Flávia Maia, responsável pelo conteúdo pedagógico do projeto e integrante do grupo de percussão corporal Barbatuques. De acordo com ela, “a cada encontro busca-se explorar todo o potencial das crianças. Elas se desenvolvem a ponto de compor músicas, criar fusão de ritmos e até formar bandas”, finaliza.SERVIÇOPOCKET SHOW – EMEIEF Darcy Ribeiro / com Léo Nascimento e Larissa MacedoDia 04 de maio – Local: Rua Tanganica, 385 – Parque OratórioHorários: 10h30 e 13h30Público: professores e alunos das escolas atendidasMais informações::http://www.evoluircultural.com.br/programas-educacionais/construindo-musica
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EMEIEF Darcy Ribeiro recebe o projeto ‘Construindo Música’
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