Enfermagem da FMABC vacina trabalhadores da saúde contra o vírus Influenza

Enfermagem da FMABC vacina trabalhadores da saúde contra o vírus Influenza :

Enfermagem da FMABC vacina trabalhadores da saúde contra o vírus Influenza

[ad_1]

Enfermagem da FMABC vacina trabalhadores da saúde contra o vírus Influenza

Crédito: FUABC-FMABC

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) realizou nesta semana a tradicional campanha de vacinação contra a gripe para os trabalhadores da saúde que atuam no complexo de saúde do campus universitário. A exemplo dos anos anteriores, a imunização contra o vírus Influenza abrangeu todos os colaboradores que atuam no espaço, como os assistenciais, administrativos, de apoio, pesquisadores, prestadores de serviços, entre outros, totalizando 741 doses aplicadas nos dias 5 e 6 de maio.

A ação contou com participação de 10 docentes de Enfermagem e 25 alunos do 2° e do 4° ano de graduação. Os trabalhadores vacinados atuam na própria FMABC e nas sedes administrativas da Fundação do ABC e da Central de Convênios, que estão inseridas e compartilham os espaços no complexo de saúde do campus universitário.

“O curso de Enfermagem tem se consolidado como referência na FMABC para a imunização de nossa comunidade nas campanhas de vacinação, principalmente pela parceria com a Secretaria de Vigilância Epidemiológica do município de Santo André e o Centro de Saúde-Escola de Capuava. Deste modo, esta ação de parceria beneficia as pessoas imunizadas no cuidado com a saúde, prevenindo contra a doença respiratória pelo vírus Influenza. Sobretudo, também oferece uma excelente experiência de proatividade aos alunos”, considera a coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FMABC, Dra. Rosangela Filipini.

PREVENÇÃO

A campanha de vacinação contra a gripe no Estado de São Paulo teve início em 12 de abril, dividida em três etapas. A primeira fase da imunização é destinado aos trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos. Em 11 de maio começa a segunda fase, para os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e os professores das redes pública e privada. No dia 9 de junho, a terceira etapa atingirá pessoas com comorbidades, deficiência, caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo, profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Neste ano, o Instituto Butantan disponibiliza ao Brasil 80 milhões de doses para a para a campanha nacional, com produção integral do imunizante e sem necessidade de importação de matéria-prima. A vacina deste ano é constituída por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

[ad_2]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies