Estudantes voltam a ocupar prédio da Fafil da Fundação Santo André

Cidade Viva Santo André

Cerca de 400 universitários decidiram por reocupar o prédio da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras) da Fundação Santo André em assembleia realizada na noite desta terça-feira. A decisão se deu após o Condir (Conselho Diretor) não votar a favor da revogação do aumento de 6,5% na mensalidade. Cerca de 60 alunos pernoitaram no edifício que abriga os cursos de Humanas do centro universitário.
Na última quinta-feira, os estudantes também passaram a noite no prédio, mas após reunião com a reitoria e assembleia entre os universitários na sexta-feira, ficou determinado a desocupação do espaço que receberia o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no domingo. No entanto, segundo os alunos, ficou acordado que o Condir votaria pelo fim do reajuste, o que não ocorreu na reunião desta terça-feira.

“O Condir composto por 16 membros, com representantes da prefeitura, docentes, sociedade civil, e apenas um aluno representando os discentes de todo o centro universitário aconteceu de portas fechadas e a reitoria nem ao menos considerou a pauta de revogação do aumento, deliberando uma contraproposta divergente do que foi acordado. A maioria dos conselheiros que havia se comprometido em votar a favor da revogação, não cumpriu com a palavra e votou a favor da contraproposta da reitoria, sendo que a pauta da revogação do aumento nem foi colocada em votação”, diz a nota do movimento estudantil.
De acordo com os estudantes, tal contraproposta estabelece uma quantidade mínima de 1.600 inscritos no vestibular e pagamento de mensalidades atrasadas dos inadimplentes de 2015. Caso isso venha a acontecer, só ai que a revogação do aumento seria votada em uma outra reunião.
Além do fim do reajuste, os alunos reivindicam também a permissão da rematrícula dos alunos inadimplentes e o acerto de salários atrasados de professores e funcionários. Não há prazo para a desocupação do prédio.
A Fundação Santo André foi procurada e a reportagem aguarda um posicionamento.

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais