Evento gratuito no Espaço Caminho do Meio

0
606
O Espaço Caminho do Meio (ECM), localizado no bairro Jardim, em Santo André, oferece gratuitamente, todos os meses, uma aula aberta sobre psicanálise com o intuito de aproximar as pessoas dos assuntos que dizem respeito ao comportamento humano.
No 8 de março de 2016, a partir das 19h00, o jornalista, psicanalista clínico e professor de teoria freudiana do ECM, Roberto Paes, apresentará uma das aulas do primeiro módulo do curso de formação de psicanalistas integrativos e falará sobre as duas leis fundamentais da psicanálise: a existência do “Inconsciente” e o conceito de “Determinismo Psíquico”.
Conceitos básicos e ao mesmo tempo fundamentais para a construção da Psicanálise, a descoberta e a aceitação do inconsciente como uma instância do aparelho psíquico nos torna capazes de compreendermos que não é o que conhecemos que rege nossos comportamentos, mas sim aquilo que sequer sabemos que existe, está muito bem guardado no Inconsciente e teima em nos incomodar através das neuroses.
Já o determinismo psíquico é um conceito também criado por Freud e que nos alerta para o fato de que não agimos de maneira inédita com relação aos fatos que se apresentam em nossas vidas. Segundo ele, agimos acessando experiências que estão arquivadas em nosso Inconsciente e tomamos atitudes hoje com base naquilo que vivenciamos há muito tempo, muitas vezes quando ainda éramos crianças.
Descobrir e pensar com base nestas duas leis fundamentais permite a qualquer pessoa determinar de onde vem seus comportamentos e o porque agimos como agimos diante de fatos que se apresentam no nosso dia a dia. Portanto, esta não é uma aula para psicanalistas. Ela é uma aula para qualquer um que pretende saber mais sobre si mesmo.
Sobre o espaço Caminho do Meio
Criado em 2012, o Espaço Caminho do Meio tem como proposta promover o desenvolvimento humano através da Psicanálise e, para isso, oferece cursos de formação e especialização de psicanalistas, cursos livres, avançados e uma extensa agenda de eventos culturais.
Quando Aline Honório abriu as portas do ECM, seu objetivo era oferecer um local para que os moradores do Grande ABC pudessem desfrutar dos benefícios da Psicanálise e ainda proporcionar a quem deseja a oportunidade de abraçar uma nova profissão a partir do estudo desta ciência.
O Espaço hoje abriga turmas de formação de psicanalistas e oferece atendimentos a moradores da região e de diferentes bairros de São Paulo. Além das aulas e dos atendimentos individuais e de grupo, o Espaço também mantém uma clínica social, onde os alunos atendem pessoas que não possuem condições de arcar com os custos de um tratamento convencional.
Serviço
Espaço Caminho do Meio
R. das Paineiras, 685 – Jardim – Santo André – São Paulo – Brasil
Telefones: 55 (11) 2677-7827 ou 2677-7907
WhatsApp: 55 (11) 98313-2412
Web site: www.espacocaminhodomeio.com.br
Evento gratuito no Espaço Caminho do Meio
Avalie esta notícia