Abctudo 2023
Abctudo 2023

PORTAL DE NOTÍCIAS DO ABC PAULISTA

InícioEstilo de VidaComportamentoEvento multicultural Praça da DZ9 na Cidade Dutra dia 18 de...

Evento multicultural Praça da DZ9 na Cidade Dutra dia 18 de junho

Te Encontro na Dz9 é o novo projeto do Coletivo CA$A DOI$ que dá continuidade e amplia as ações de um grupo de amigos da favela e para a Favela da DZ9, localizada na Cidade Dutra, zona sul de São Paulo.

Evento multicultural Praça da DZ9 na Cidade Dutra dia 18 de junho

 

O evento multicultural, em sua segunda edição, ocupa a Praça da DZ9 no dia 18 de junho, domingo, com atividades e ambientes para crianças, adolescentes, jovens e adultos, entre 8h30 e 20h30. Um encontro para a família inteira da Sul.

 

Esta iniciativa marca uma nova etapa do Coletivo CA$A DOI$ que visa a expansão de suas atividades. Te Encontro na DZ9 mistura o skate (carro chefe de atuação do coletivo), muita música, grafite, literatura, gastronomia, moda e atividades para infância e juventude. O festival visa promover e garantir, cada vez mais, a cidadania e o direito de acesso à arte e à cultura para a ‘quebrada’ que deu vida não só ao coletivo e suas ações, mas também aos seus integrantes. Assim como o Coletivo CA$A DOI$, esse projeto busca a valorização, a transformação e o empoderamento por meio daquilo que se é e se faz como sujeito desse lugar.

 

A frase ‘Te Encontro na DZ9

 

“A frase ‘Te Encontro na DZ9’ é muito comum aos moradores do seu entorno. A partir dela, queremos consolidar uma grande confraternização cultural que possibilite levar acesso, interação, fazeres, consumo, experiência, vivência, consolidação e ampliação da ocupação cidadã, artística e cultural de um espaço público e periférico. Esse espaço demanda atenção, atividades contínuas, plurais e diversas ao amplo conjunto social e identitário que frequenta ou transita por esse espaço”, diz Thiago Juremeira, integrante do Coletivo CA$A DOI$.

 

projeto Te Encontro na DZ9

 

O projeto Te Encontro na DZ9 – contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens, 2ª Edição para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura – possibilita a continuidade e potencialização dos Eventos Ca$a Doi$. O objetivo da iniciativa é a valorização, compreensão e projeção de novos caminhos e olhares na realidade de crianças, adolescentes e jovens, a partir da conexão com artistas e pessoas que atuam na rua como fazedores de cultura e transformadores sociais: mc’s, músicos, grafiteiros, artistas urbanos, skatistas, arte educadores, poetisas, poetas, sonhadores, e dançarinos, entre outros exemplos de trajetória. A DZ9 é Potente Ponto e Ponte dos Encontros da Zona Sul.

 

O CAMPEONATO DE SKATE

 

Concomitantemente ao festival Te Encontro na Dz9, acontece a 28ª Edição do Ca$a Doi$, campeonato de skate em cinco categorias: Kids, Mirim, Iniciante, Feminino e Amador. Em cada categoria concorrem 24 atletas, que se inscreveram previamente pelas redes sociais do Coletivo.

 

Para as duas primeiras categorias (Kids e Mirim) tem medalha de participação e premiação para os três primeiros colocados, incentivando a molecada que está começando na pegada do skate. Já nas categorias Iniciantes e Feminino, o primeiro lugar leva R$ 500,00, além de outras premiações. Na categoria Amador, o campeão recebe R$ 1.000,00 como prêmio.

 

AS DEMAIS ATIVIDADES

 

A segunda edição do evento, conta com um time de peso para cada linguagem cultural. Diferentes parcerias fortalecem não só a ação, mas todos os envolvidos, assim como a própria comunidade. São elas:

 

Na gastronomia, os sabores estão no churrasgueto, no hamburguer, nas massas, no poke vegano e nas gostosuras típicas juninas.

 

Para trazer estilo, a moda urbana com influência do skateboard reúne empreendedores periféricos do setor: JAZZ, Shinny, Vos Estilo de Rua, Eleva Skateboard, Minas Periféricas e Moda Afrontosa.

 

O Sarau do Binho dá a letra com participação especial de Fernanda Maisumi, DJ Bruno Jah e Monique dos Santos Modesto, garantindo poesia, forró e outras vertentes da cultura popular brasileira.

 

E ainda tem atividade para as crianças, sob coordenação do Projeto Sol.te: brincadeiras e jogos populares em ritmo junino, como pescaria, argolas e tomba lata. A ação artístico-pedagógica conta com artistas educadores em jogos e brincadeiras para atrair crianças dos 4 aos 14 anos.

 

Para agitar e dar o ritmo a tudo isso, o DJ Thiago Japa comanda os discos.

 

No grafite tem Caique GN, Diogo Disil Family, Jah Preto, Juuh Juuhaninha e Riska: cada um criando uma tela. Essas telas farão parte de uma exposição que ocupará cinco equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo, registrando a caminhada do coletivo na Praça da DZ9, nesse ano de 2023.

 

No encerramento do evento, o 3em1 Gueto, ativa seu sistema de som de ‘respeito’, proporcionando muita música e vibração na Praça DZ9.

 

SERVIÇO

 

2º Te Encontro na Dz9

Data: 18 de junho de 2023. Domingo – das 8h30 às 20h30

Local: Praça da DZ9

Av. Senador Teotônio Vilela (Passa rápido do Rio Bonito) – Cidade Dutra. SP/SP

Grátis. Livre (ações ao ar livre).

 

8h30 – 20h30: 28ª Edição Ca$a Doi$ – Campeonato de skate.

9h – 17h: DJ Thiago Japa.

10h30 – 19h: Tenda Moda + Bazar.

10h30 – 19h: Barracas gastronômicas.

14h – 17h: Projeto Sol.te – Ação artístico-pedagógica.

14h – 17h: Grafite em Tela – Caique GN, Diogo Disil Family, Jah Preto, Juuh Juuhaninha e Riska.

15h30: Sarau do Binho.

18h – 20h30: 3em1 Gueto.


OPINIÃO

ABCTudo Paulista

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.

spot_img

Crie seu WebSite com quem tem Experiencia

Clique no botão ao lado e conheça a iT9 Marketing

Lugares para Viajar

Descubra Porque se Hospedar na Praia Grande

Ao planejar momentos de lazer no litoral de São Paulo, cada vez mais pessoas estão escolhendo se Hospedar na Praia Grande. E o fato...

Leia também

Truques inteligentes para facilitar o preparo de refeições

Cozinhar é uma das funções mais prazerosas nessa vida, mas é algo que costuma demandar muito tempo e ocupar uma parte preciosa do dia, um tempo que poderia ser destinado a outras atividades. Para quem tem um dia agitado...

Festival Sabores da Cidade de Santo André Começa Nesta Segunda

Santo André, 10 de maio de 2024 - A cidade está se preparada para o Festival Sabores da Cidade - 471 Motivos para Amar Santo André, que começa nesta segunda-feira (13) e dura até 11 de junho. Com a...

Convulsão ou Crise Epiléptica – Como Diferenciar – Neurocirurgião Dr Victor Barboza

Convulsão ou Crise Epiléptica: Muitas pessoas acreditam que Convulsão ou Crise Epiléptica tratam-se da mesma situação. No entanto, a ocorrência de convulsão não necessariamente está relacionada à epilepsia: a cada 10 pessoas que sofrem de crises convulsivas, apenas uma...

Publique sua notícia no ABCTudo

Tenha seu artigo publicado. Estudante de Jornalismo? Entre em contato