Exposição “A Fundação da Cidade de São Paulo” chega ao Shopping Praça da Moça

O artista plástico Maurici Caruso dá vida a personagens que marcaram a história da criação da cidade de São Paulo, empregando técnica inédita de escultura em papelão e papel kraft

Até 26 de março, o público do Shopping Praça da Moça, em Diadema, pode conferir a exposição “A Fundação de São Paulo”, que reúne esculturas em tamanho real de personagens marcantes no nascimento da capital paulista e também, posteriormente, nas expedições dos bandeirantes. Nesta mostra estão representadas importantes figuras dos séculos XVI e XVII, como os padres jesuítas José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, o índio Cacique Tibiriçá e o explorador português João Ramalho Maldonado, além dos bandeirantes Borba Gato, Fernão Dias e Antônio Raposo Tavares.
Autodidata, o artista Maurici Caruso desenvolveu uma técnica inédita que utiliza papel kraft amassado em dois sentidos, imprimindo formas e volumes até obter esculturas com semblante humano. O artista também faz uso de materiais recicláveis para compor a estrutura interna das obras.

Um pouco da história de São Paulo

Em janeiro de 1554, um grupo de jesuítas comandado pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, chega ao planalto de Piratininga, auxiliado pelo português João Ramalho. Com o objetivo de catequizar os índios que viviam na região, os jesuítas erguem uma base entre os rios Tietê, Anhangabaú e Tamanduateí, com o consentimento do cacique Tibiriçá, que comandava uma aldeia de tupiniquins nas proximidades. Em 25 de janeiro daquele ano, é celebrada a primeira missa no local, marcando o início do que seria a cidade de São Paulo.

Exposição “A Fundação da Cidade de São Paulo”
De 13.03 a 26.03
Piso Araucária

Shopping Praça da Moça
Rua Manoel da Nóbrega, 712 – Centro, Diadema
Telefone: (11) 4057-8900
www.shoppingpracadamoca.com.br

Aguardando palavras...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja bem com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Leia Mais