Exposição no Atrium Shopping lembra os 400 anos da morte de Shakespeare

0
609

William Shakespeare, o mais importante dramaturgo do mundo ocidental, dá o ar da graça no Atrium Shopping com a exposição “Com a palavra, Shakespeare!”, organizada pela Casa da Palavra, ligada à Secretaria de Cultura de Santo André.

A exposição, que segue até o dia 16 de junho, integra os eventos para lembrar os 400 anos da morte de Shakespeare. O autor nasceu em Stratford-upon-Avon em 23 de abril de 1564 e é considerado o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram até os dias de hoje 38 peças, sonetos, dois longos poemas narrativos e ainda alguns versos esparsos.

A mostra traz painéis ilustrativos que promovem o contato do visitante com a obra e o contexto histórico da Inglaterra em que Shakespeare viveu, além de uma breve reflexão sobre as suas principais obras, por meio da ambientação com alguns objetos cenográficos e da maquete do Globe Theatre, espaço cênico construído por Shakespeare em Londres.

Da comédia às grandes tragédias
Entre os recortes em sua dramaturgia abordados pela exposição, destacam-se o Ciclo dos Reis, que traz a disputa de poder entre as diversas dinastias inglesas, com peças como “Ricardo III”; as Peças Romanas como “Júlio César” e “Antonio e Cleópatra”, nas quais o autor se utiliza de fatos históricos ocorridos no passado para discutir de forma alegórica questões de poder pertinentes a sua época; as Comédias, como “Sonho de uma noite de verão” e “A megera domada”, nas quais o foco é a sátira aos costumes da época, e, por fim, as Grandes Tragédias, gênero no qual a genialidade de Shakespeare aflora em toda a sua plenitude. Neste gênero, são clássicos universais “Hamlet”, “Otelo”, “Rei Lear”, “Macbeth” e “Romeu e Julieta”.

“Shakespeare trabalhou melhor do que ninguém no teatro as figuras arquetípicas, que encarnam as maiores virtudes e os mais terríveis defeitos do ser humano – tudo isso retratado em sua obra de uma forma tão atemporal que ela continua a influenciar as artes até hoje; por isso é um prazer, por meio desta parceria com a Casa da Palavra, trazer um pouco do mundo de Shakespeare em uma exposição aberta a todos”, explica o coordenador de Marketing do Atrium Shopping, Eduardo Valderano.

Exposição “Com a palavra, Shakespeare!”
Quando: de 15 de maio a 16 de junho
Onde: Piso Térreo (próximo à Preçolândia)
Elementos expositivos: cerca de 15 painéis sobre o momento histórico em que Shakespeare viveu, sua obra e personagens, além de objetos cenográficos relacionados às suas peças.
Parceria: Prefeitura de Santo André e Casa da Palavra

Atrium Shopping
Rua Giovanni Batistta Pirelli, 155 – Santo André – SP
Tel.: (11) 3135- 4500 – www.atriumshopping.com

Exposição no Atrium Shopping lembra os 400 anos da morte de Shakespeare
Avalie esta notícia