Fase Emergencial – Doria declara início da Fase em SP no dia 15

Fase Emergencial – Doria declara início da Fase em SP no dia 15: A fase emergencial é a mais restrita do Plano SP e foi anunciada pelo governador João Doria (Crédito: Governo do Estado de São Paulo)

Fase Emergencial

Joao Doria

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (11) que São Paulo vai entrar na fase emergencial do Plano SP a partir de segunda-feira (15). Inédita até aqui, a nova medida de restrições endurece ainda mais o combate ao coronavírus no estado, que passa pelo pior momento desde que a pandemia teve início no Brasil e deve durar até o dia 30 de março.

[COVID19-WIDGET country=”Brazil” title_widget=”Dados do Brasil” format=”full” confirmed_title=”Confirmados” deaths_title=”Mortes” recovered_title=”Recuperados” active_title=”Ativos” today_cases=”24h” today_deaths=”24h”]

Na semana passada todo o estado já havia entrado na fase vermelha do Plano SP e apenas serviços essenciais e alguns setores econômicos estavam com as atividades liberadas. Como a situação desde sábado (13) piorou e os leitos hospitalares ultrapassaram 95% de lotação, o governo paulista resolveu aprofundar as restrições – veja as regras mais abaixo.

Atividades que estavam liberadas na fase vermelha, como cultos, missas e atividades religiosas coletivas, além de eventos esportivos, como jogos de futebol, estarão suspensas a partir de segunda-feira (15).

  • Cultos,
  • Missas e
  • Atividades Religiosas Coletivas

Negativistas! Risco Eminente de Contágio do novo Coronavírus, proteja-se e proteja ao próximo.

[COVID19-BANNER position=”bottom” confirmed_title=”Cases” deaths_title=”Deaths” recovered_title=”Recovered” active_title=”Active”]

Segundo o secretário de saúde, Jean Gorinchteyn, 53 municípios estão com 100% nas taxas de ocupação dos leitos. segunda-feira (8), 32 municípios estavam com os leitos lotados. “É a velocidade de instalação da pandemia no nosso estado que compromete a assistência à vida”, disse.

O estado contabiliza uma taxa de 87,6% de ocupação das UTIs; na Grande SP a taxa chega a 86,7%

Quem Já pegou ou foi Vacinado! Deve manter a guarda e continuar com as restrições, VOCÊ AINDA PODE TRANSMITIR. Prefere se arriscar? OK! Mas não arrisque com a vida do próximo!

[modalsurvey id=”1909808205″ style=”flat”]

De acordo com dados apresentados hoje, a média diária de novos casos aumentou 12% da semana passada para cá, enquanto o número de óbitos também subiu 12,3% na virada das semanas. Ao todo, 9.184 pacientes estão internados em UTI covid-19 no estado e outros 1.065 estão aguardando na fila de UTIs.

O que vai funcionar na fase Emergencial do Plano SP?

Fase Emergencial - Doria declara início da Fase em SP no dia 15
Fase Emergencial – Doria declara início da Fase em SP no dia 15

Saiba tudo sobre o novo Auxílio Emergêncial.

  • O toque de recolher terá início das 20h até 5h;
  • Farmácias seguirão funcionando 24h;
  • Supermercados seguirão funcionando 24h;
  • Praias e parques estarão fechados e com uso proibido;
  • Proibição completa de qualquer aglomeração;
  • Home office será obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais, incluindo órgãos públicos;
  • Os serviços de entrega de alimentos e produtos ao cliente serão permitidos durante todo o dia apenas no sistema delivery; os drive-thrus estarão abertos entre 5h e 20h;
  • Retirada de produtos e refeições nos estabelecimentos está proibida;
  • Lojas de material de construção estarão fechadas;
  • As celebrações religiosas coletivas estão proibidas;
  • Atividades esportivas coletivas foram suspensas;
  • As escolas públicas estarão abertas apenas para alimentação e distribuição de materiais e chips
    • com agendamento prévio;
  • A recomendação é para que todas as atividades nas escolas sejam reduzidas ao mínimo necessário;
  • Na rede particular a prioridade deve ser o ensino remoto, mas as escolas poderão operar com 35% da capacidade;
  • O recesso escolar foi antecipado para o período de 15 a 28 de março;
Horário de Trabalho - Fase Emergencial
Horário de Trabalho – Fase Emergencial

O governo orienta a adoção de horário de entrada escalonado para os trabalhadores, evitando, assim, aglomerações no transporte público.

[COVID19-GRAPH country=”Brazil” title=”Gráfico do Covid-19 no Brasil” confirmed_title=”Confirmados” deaths_title=”Mortes” recovered_title=”Recuperados”]

A escala ficou da seguinte forma:

  • 5h-7h
    • Trabalhadores da Indústria;
  • 7h-9h
    • Trabalhadores de Serviços;
  • 9h-11h
    • Trabalhadores do Comércio.

Se essas regras não forem cumpridas, não vai ter leito para todo mundo

“Se essas regras não forem cumpridas, não vai ter leito para todo mundo”, disse João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo. “Estamos no pior momento da pandemia e não temos vacinas para todos”.

Não é ‘lockdown’”

Horário de Trabalho - Fase Emergencial

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), ressaltou que, apesar das medidas mais restritivas anunciadas nesta quinta-feira, 11, para frear o novo coronavírus, “não está sendo feito o ‘lockdown’” no Estado. Esta é a última das medidas”, reforçou o governador.

Conforme o anúncio, não haverá redução do transporte público no Estado, de ônibus e trilhos, bem como serviços essenciais, como as farmácias ou supermercados, não sofrerão restrição de funcionamento.

Não terão restrição nos horários de funcionamento nos supermercados, mercados, minimercados, poderão operar nos seus horários normais, inclusive 24 horas. A restrição é no toque de recolher das pessoas”, disse o governador durante entrevista coletiva do Palácio dos Bandeirantes. “Isso é restrição, não é proibição. Repito, não é ‘lockdown’

“Não terão restrição nos horários de funcionamento nos supermercados, mercados, minimercados, poderão operar nos seus horários normais, inclusive 24 horas. A restrição é no toque de recolher das pessoas”, disse o governador durante entrevista coletiva do Palácio dos Bandeirantes. “Isso é restrição, não é proibição. Repito, não é ‘lockdown’”, completou.

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interação de fatos e dados.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ABCTudo/IT9.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.